Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

SérieMorte: The Witcher - Temporada 3 - Parte 1 - A chatice do mistério, conspiração e paranoia forçados

A terceira Temporada tenta reparar Tudo o que a segunda prejudicou e busca ser mais organizada ao meu ver, porém erra ao se dividir em duas desnecessárias partes, e prolongar uma estória curta e sem sal.


Na primeira parte são somente 5 episódios, cada um com sua uma hora mas, todos bem trabalhados e com uma história simples, repleta de diálogos, ação, efeitos bons e atuações decentes, e o que seria melhor de tudo: Sem enrolação... pelo menos é o que eu queria dizer até perceber que essa é só a primeira parte... e serve apenas pra nos enrolar.

Falarei tudo a respeito a seguir.

Boa leitura.

O primeiro episódio serve pra nos posicionar e ambientar com relação aos personagens: Ciri, o bruxão e Yennefer estão vivendo o sonho feliz em família, viajando pelo continente a procura de um abrigo em que possam ficar pelo menos uma noite sem serem atacados por magos, humanos, elfos ou monstros, que querem Ciri a qualquer custo.


Enquanto isso eles treinam e é isso, a temporada começa com eles buscando alternativas pra continuar vivendo enquanto se preparam pro que tem de pior por vir, sempre protegendo Ciri, e guiando ela nas artes do combate corpo-a-corpo de um bom bruxo, e magia de uma boa maga. Seria excelente se mantivesse nessa proposta, mas ela acaba tropeçando em um mistério forçado.

O que tem de bom?


O bom dessa temporada é que ela já estabelece um tempo, deixando claro que se passaram 6 meses após os eventos da segunda, e sempre mostrando a passagem através de eventos simples e claros. Não nos perdemos aqui, é fácil entender onde os personagens estão, o que estão fazendo, a razão de suas escolhas e principalmente: QUANDO.

Outra coisa é a aparência de todos, o que mescla bem primeira e segunda temporada, deixando todos mais reconhecíveis. Ciri se parece mais com sua versão mais jovem (talvez pelo cabelo mais arrumado), mesmo as sobrancelhas mantendo a coloração mais escura, e estando nitidamente mais velha, e seus cabelos permanecendo muito mais claros do que eram. 


Yennefer tem seus cabelos mais lisos e soltos, e os olhos menos destacados em roxo...


E o bruxão está mais flexível, com roupas mais realistas e críveis e não só uma armadura que destaca os peitorais... ficou bem melhor agora.


As cenas de ação estão impecáveis, sem cortes (tirando as espadas furando e esquartejando geral) repentinos, e com ótimos planos sequência. as magias não são exageradas, e os efeitos especiais são sutis e até que bem realistas.


Até mesmo em uma pequena guerra que ocorre no primeiro episódio, com 3 grupos diferentes lutando entre si, da pra entender o que ocorre, e compreender a cena sem grande esforço. Isso foi muito bem feito e dirigido... pena que ficou só no primeiro episódio mesmo.

Aliás, falaram tanto que Henry Cavil não voltaria ao papel de Gerald mas, ó ele aqui (mas eu sei, ele sairá/sairia na próxima)... não só ele como a Ciri e a Yennefer também são interpretadas pelas mesmas de antes. No máximo, eles tem a aparência levemente distante do que foi visto na segunda temporada, mas muito mais próximo da primeira, o que repito, pra mim foi uma ótima escolha de figurino e maquiagem.


Nem tudo é o que parece...

Com uma trama muito mais frenética, mesmo sendo mais curta, a temporada tá excelente... pelo menos no início foi o que pensei...


Ao longo dos 5 episódios tudo se resume a uma jornada que deveria ser fácil e rápida do ponto A ao ponto B, enquanto rola uma baita investigação repleta de mistério, e torna tudo mais lento sem razão.

Acompanhamos o trio principal, mas também temos vislumbres de cada reino e seus planos individuais, lembrando um Game of Thrones da vida. Para os protagonistas, o único objetivo é viajar até Aretuza (ilha dos magos) e convencer geral de se unir pra proteger Ciri, mas alguém está conspirando no meio dos Magos, e ninguém parece estar propenso a dialogar pra tentar descobrir.


É uma arapuca de pistas falsas, em que cada personagem investiga por conta própria a mesma coisa que todo mundo, mas só conseguem as respostas quando é tarde de mais.

Acaba sendo meio chato de assistir, principalmente quando percebemos o quanto estamos sendo enrolados. Meu, tudo se solucionaria com uma simples conversa, e nada impede ninguém de conversar, só seus próprios instintos ignorantes de individualidade.


Todo mundo quer ir pro mesmo lugar, todo mundo tem objetivos em comum, todo mundo inclusive tem o mesmo destino, mas ninguém coopera... é revoltante.

Até mesmo Ciri, Gerald e Yennefer passam por isso. No começo os três estão lá, juntos, e do nada decidem se separar para IR PRO MESMO LUGAR. Não tem como não se incomodar com isso, pois é um vai e volta irrelevante que apenas serve pra distrair e nos fazer perder tempo.

E tudo isso é a primeira parte...


Inclusive, da pra resumir a temporada no 5° episódio, que é um dos mais incômodos de se assistir. Nele, ficamos presos num looping de uma festa muito enjoada, com uma trilha sonora falando sobre "Não se engane com o que vê", tocada por uma banda que a própria série esculacha (o Bardo em pessoa fala que é horrível, e realmente é!), tudo para testemunharmos o desfecho da tal investigação.


Tudo que vemos é a mesma maldita festa, com pessoas conversando e tramando, se repetindo mas em diferentes perspectivas, com aquela música terrível tocando e tocando com o refrão pegajoso e nada agradável... meu deus.


E se não bastasse essa pequena tortura, ela termina como um caso de Scooby-Doo, em que o suposto vilão é capturado, mas restando minutos pra acabar o episódio, descobrem ter sido tudo parte de um plano maior e uma confusão que não previram, e pronto, acabou a temporada... ou melhor, a primeira parte.


Pois pra surpresa de ninguém, 5 episódios equivalem apenas a metade da temporada, e a segunda parte foi adiada e prevista para o final de Julho de 2023.


Moral da história: Além de ser uma enrolação pra lugar algum, ela ainda não acabou e temos mais um mês de espera.

E os monstros?


É, toda a ação vista no primeiro episódio ficou ali mesmo, e de criaturas caçadas, pouco há.

Tem um ou outro monstro, mas a série ocupa muito mais seu tempo em política e tramoias, ignorando aquela parte que todos queremos mais ver.


Fiquei chateado, pois os poucos momentos de aventura ou interessantes, rapidamente se substituíram por conversas e mais conversas. 

E digo mais, achei que tudo soou forçado na própria jornada do herói. Enquanto Yennefer e qualquer mago pode viajar por portais pra onde quiser, quando quiser, o bruxão tem que pagar barquinho pra chegar num lugar em que CENTENAS DE PESSOAS chegam usando também portais?


Se isso não é forçar a barra criando um desvio narrativo sem razão, não sei o que é. Além disso, a criatura que aparece no mar que eles tem que atravessar, é exatamente igual a qualquer outra criatura vista em qualquer outro episódio. 


Falta criatividade no design de monstros, e uma variedade na palheta de cores. Se as criaturas no jogo e livro são assim também, juro que soa bem sem graça, um monte de monstros cinzas com dentes. 

E desculpe se estou equivocado, mas a graça da série é ver o bruxão matar monstros, ou pelo menos ver a Bruxa, Maga, Elfa e Princesa aprendendo a virar uma excelente caçadora! Inclusive, os poucos momentos em que ela pôde lutar, foram ótimos... pena que foram curtos.


Teria sido melhor ver mais de Ciri mostrando suas capacidades e aprendendo mais com seus pais adotivos, mas tudo desvia pra uma trama sem graça baseada em pura conspiração.

Falando a real, bateu um arrependimento de ter voltado a assistir... eu deveria ter desistido na segunda temporada mesmo.

Tô triste pela série, mas já que comecei, vou esperar pra ver como tudo acaba daqui a um mês.

Até lá, é isso...

Ai ai... see yah...



This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

SérieMorte: The Witcher - Temporada 3 - Parte 1 - A chatice do mistério, conspiração e paranoia forçados

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×