Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

CríticaMorte: À Espreita do Mal (I See You)

Vi uma recomendação desse filme da Netflix e decidi assistir...

À Espreita do Mal

Então só pra que não me esqueça, eis meu singelo artigo a respeito.

Boa leitura, e não terá spoilers.

Este é assumidamente um filme de terror, que já nos primeiros minutos levanta um monte de dúvidas sobre qual exatamente será sua pegada.

E ao longo dele, essas dúvidas só aumentam Pois ele não se assume em um único gênero, dentro do terror. Tem de tudo um pouco, e tudo funciona bem.

Ele trabalha na ideia de ser um filme de vários gêneros: 

Sobrenatural, pois fica nítido a quantidade de eventos bizarros e paranormais ocorrendo, de forma bem incômoda e assustadora.

Thriler, pois rola uma pura investigação criminal, que apesar de surgir em meio a esquisitice do gênero anterior, acaba soando até como uma segunda linha narrativa (até que ambas são combinadas).

Slasher, já que no meio da investigação, um caso de assassinatos e sequestros acaba se tornando cada vez mais real e presente na vida dos envolvidos.

Terror Psicológico, afinal o filme conduz nossa interpretação, e nos engana constantemente com respostas as vezes fantásticas, as vezes realistas.

Terror de Monstros, pois sim, em alguns momentos a ideia de que uma criatura além do mero sobrenatural existe, toma uma força colossal.

E até mesmo meu preferido: Found Footage!

Cada elemento tá ali, aparece pra fazer uma ponta de uns bons minutos, e no fim é usado como alicerce para o verdadeiro e assumido gênero, nos momentos finais que é: ...

Não da nem pra mencionar do que se trata a obra pois, qualquer coisa que eu disser vai acabar com a experiência no ato! Aliás, o único gênero que não notei presença foi Horror (gore e tal), mas não foi por falta de possibilidade, visto que há momentos sim de tensão visual extrema.

Mas, adianto que é sempre bem surpreendente, e acredito que você vai achar bem curioso como algumas coisas são mostradas e qual a real pegada da obra.

Vale citar que, é muito legal ver como o filme brinca com nossa expectativa, e faz a surpresa surgir onde menos se espera!

Como eu adoro o Estilo found footage, irei já adiantar que não... ele não se enquadra em filmes desse gênero pois, os elementos que ele usa são pra um recurso narrativo muito específico, e não necessariamente pra contar a história geral.

Acontece que, no momento em que o filme pula pro estilo found footage, é pra mostrar uma outra perspectiva de personagens, e também é pra trabalhar com o mistério, nos dando possíveis soluções e até reviravoltas, justamente pra que tentemos antecipar o desfecho, e nos choquemos com o derradeiro final.

O que é mostrado, e como é mostrado, tá lá mais pra nos intrigar e surpreender, do que pra tomar os holofotes da obra geral. Além disso, found footages servem essencialmente pra enganar o espectador de que "São filmagens reais", e aqui, o caso passa longe disso.

As cenas nesse estilo servem pra mostrar uma segunda perspectiva dos eventos, e claro, pra criar possível material dentro da trama que pode ser usado pra alimentar ainda mais a reviravolta. É um bom uso do estilo, e achei até legal que tenham usado...

Normalmente fico descontente quando pegam o estilo found footage e usam de qualquer jeito, sem "respeitar" as vantagens de se trabalhar com ele. Normalmente é em filmes que começam com a ideia de enganar o espectador com realismo, e logo abandonam pra assumir um estilo mais cinematográfico mesmo. 

Aqui, é algo usado pra dar continuidade a todo o suspense em que já estamos imersos... e melhor ainda... está mais como um lembrete de que, este é um filme de terror, mas ainda sem nos dizer que tipo de terror.

O filme te guia por uma linha de raciocínio, com respostas o tempo inteiro, mas sempre de forma disfarçada, pra que não notemos o real significado de tudo o que acompanhamos. Isso é sem dúvidas genial.

Bem, só pra que eu não me esqueça mesmo, decidi criar esse textinho. 

Se vir, por favor me diga o que achou.

Aliás, eu achei o final perfeito. Ele não fica em aberto, mas ao mesmo tempo, não nos da todas as respostas na íntegra. Ele cumpre a missão de encerrar a história de forma satisfatória e combina todos os elementos de forma que, a resposta sobre qual o gênero desse terror fica convincente.

É possível ter dúvidas? Sei lá, achei ele simples de se compreender. Nada fica expositivo de mais, no máximo o jogo de edição e trilha nos conduz pra interpretação adequada, mas sem que hajam diálogos a respeito.

See yah.



This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

CríticaMorte: À Espreita do Mal (I See You)

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×