Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

ReviewMorte: Mulan (1998)

Mulan (1998)


Tudo tem um propósito.

Spoilers do filme ta.



Na analise que virá, eu precisei resumir vários filmes da Disney, e sinceramente, Isso encorpou o artigo pra valer. Ficou um post enorme, e acho que é mais interessante dividir isso de uma forma que fique mais prático. Talvez você conheça a história de Mulan, talvez não, mas para que não fique algo cansativo, resolvi fazer esse post, contando a história, para posteriormente linkar ele. Assim, você escolhe se lerá, ou assistirá o filme, pra que entenda completamente o post que publicarei.

Eis a história, resumida por mim:

Tudo começa com um exército huno invadindo a China. 


Consequentemente, o Imperador acaba convocando todos os homens do império para lutar na guerra contra eles, e proteger o país.


Nesse meio tempo, Mulan está se preparando para se tornar uma esposa perfeita, pra trazer honra a sua família. Ela é filha única, mas por ser mulher a forma que ela tem de honrar sua família é casando-se. Só que Mulan é engenhosa, muito inteligente e bem atrapalhada, e isso prejudica sua preparação. 


Então, chega a convocação para a guerra, e o pai de Mulan é obrigado a se alistar. Ele era um herói de guerra praticamente, famoso, mas ele estava com problemas de saúde, a perna machucada e ainda assim, aceita servir ao exército, por pura honra. 


Só que, Mulan não aceita isso, e pra proteger seu pai, ela rouba a armadura dele, a espada, corta o cabelo e se disfarça de homem, indo com sua convocação, fingindo ser um filho dele. Mulheres não podiam servir ao exército, e mesmo seu pai descobrindo tudo em seguida, ele não pode impedi-la pois se fosse descoberta, ela seria morta no ato. 


Então, os espíritos da família enviam um guardião para protegê-la e guia-la.


Ao lado de seu guardião, um pequeno dragão chamado Mushu (falo melhor depois) e um Grilo da Sorte, Mulan assume o papel de "Ping" e tenta provar seu valor para o exército chinês.


Mas, a divisão na qual ela vai servir é completamente amadora, com vários homens despreparados, e ela precisa treinar ao lado deles, para impressionar o Capitão que também é novo, e por sua vez busca provar ao seu próprio pai, o General, que é digno de sua confiança, para honra-lo. 


Mulan quase é expulsa for ser ainda mais desajeitada e inferior que os outros soldados, mas ela passa a usar sua genialidade pra superar seus desafios, e isso acaba motivando o exército inteiro, e no fim, todos se tornam grandes soldados e capacitados para a luta.


Então, Mushu faz com que eles avancem em batalha, enviando uma carta falsa de convocação. 


Esse grupo de soldados que estavam apenas treinando como uma divisão de reservistas, vai para a frente da batalha e descobrem que todo o resto do exército da China foi massacrado, incluindo o pai do capitão, junto a uma vila incendiada pelos hunos, no caminho pra cidade imperial.


Em seguida eles se veem obrigados a confrontar os hunos, mas Mushu entrega a posição deles e coloca todos em risco (ele vacila muito). E num embate na montanha, Mulan bola uma estratégia pra aniquilar todos inimigos, usando uma avalanche.


Com isso, todos os Hunos são soterrados por neve, mas Mulan é ferida no estômago pelo líder deles, e depois de muito esforço, consegue salvar o Capitão, e toda sua divisão, conquistando a confiança deles, mas desmaiando em seguida.


Ao ser tratada, descobrem que ela era uma mulher. Mas ao invés de executa-la por trazer desonra ao exército e ao império, o Capitão poupa a vida dela, como contribuição a tudo que ela fez, levando os demais soldados para a cidade e deixando ela na montanha, com seu cavalo, dragão e grilo.


Só que, Mulan testemunha o ressurgimento de hunos que sobreviveram à avalanche, e decide ir até a cidade imperial para avisar que eles ainda estavam vivos. 


Algo que não da certo, pois ninguém valoriza a palavra de uma mulher, quanto mais de alguém que mentiu anteriormente.


Então, Mulan enfrenta os hunos quando estes capturam o Imperador, e consegue convencer alguns dos soldados a ajuda-la no resgate, com suas ideias engenhosas. 3 deles até se vestem de mulher, como parte do plano dela.


Depois de alcançar o Imperador, Mulan resgata a todos, e entra num embate com o líder dos hunos, encerrando a luta de forma bem extravagante, explodindo ele no ar com um foguete (com ajuda de Mushu).


Com isso, ela salva a China, e o Imperador coloca todos os pingos nos "is", citando tudo o que ela havia feito de errado, mas agradecendo e até se curvando pra ela, por ter salvado a China. 


Ele também entrega a Espada do Huno, e o Selo Imperial, além de oferecer um cargo ao seu lado, como conselheira do Imperador, mas ela recusa pra retornar pra casa e contar ao seu pai que está tudo bem. 


Ao voltar, Mulan é recepcionada por seu pai, que ignora os presentes do império e apenas declara seu amor por sua filha, e de quebra, seguindo os conselhos do próprio Imperador, o Capitão do exército ao qual Mulan serviu vai atrás dela, pois tinha se apaixonado.


Tudo termina, com um jantar, e Mushu é condecorado por sua proeza... mas falo disso depois.


Pois é, uma história sobre amor... e honra... e superação. Curiosamente, estão pra fazer um novo filme de Mulan, em Live Action. 

Referente ao Mushu...

Preciso falar dele individualmente, pois ele é um personagem que recebe muito mais destaque do que a própria Mulan...


Ele é um dragão, que serve aos ancestrais da família de Mulan. Ele já foi um dos guardiões da família, mas suas ações levaram a decapitação daquele que ele protegia, por isso ele foi condenado a ser um mero Batedor de Gongo, responsável por despertar os espíritos e os guardiões. Os espíritos saem de lápides, e os guardiões de estátuas de animais.


No momento que ele é despertado, ele mesmo pede pra ser o guardião de Mulan, mas é rejeitado, e ordenam que ele desperte o Dragão Maior para a tal missão. No ato, ele decapita a estátua de onde o Dragão sairia... e finge ser o tal dragão usando a cabeça de pedra e convencendo os espíritos a permitirem sua missão, sob o disfarce do Dragão Maior.


Tenso que tecnicamente, ele matou o dragão maior, pois a estátua era também seu corpo, e depois disso, ele ainda quase mata Mulan várias e várias vezes, em acidentes provocados atoa, como o momento em que ele explode um rojão e entrega a posição do exército de Mulan (ainda como Ping).


Mushu é ainda pior que Mulan no assunto "azar", e talvez o que tenha mudado sua sorte tenha sido justamente, o Grilo da Sorte que acompanha eles o tempo todo. 


O Grilhinho chega até a dizer pro Mushu (ele traduz falas de animais) que não é um grilo da sorte de verdade, mas, considerando tudo o que eles passam, talvez ele seja mesmo.


Na mitologia de Mulan, andar com um grilo da muita sorte... talvez isso responda algumas dúvidas de Kingdom Hearts... mas isso é pra outro post.


Alias, Mushu é considerado um Guardião da Família após ter tornado Mulan uma heroína e trazido honra a família dela. Porém, ninguém nem menciona o que houve com o Dragão Maior... o que talvez sugira que era tudo parte do plano dos espíritos... ou não... vai saber!


É isso... 

Alias, tem continuação de Mulan ta, mas isso não é importante, não pro meu propósito atual. Talvez no futuro eu fale dele...

Aqui, a melhor música de Mulan: 

"Homem Ser"

(eu chorei ao assistir, não me julgue)

Alias as músicas da Disney, mesmo quando dubladas, são muito fod4s...


See yah!



This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

ReviewMorte: Mulan (1998)

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×