Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

AnáliseMorte: The Evil Within

Terror Psicológico, levado ao pé da letra, esse é:

The Evil Whitin


Terror, Horror, Zumbis, Fantasmas, Monstros, Jumpscary... Tudo isso e muito mais é o que você encontrará nesse game. E cara... eu não sei como contarei a história...



Boa leitura!




Silent Hill com toda certeza foi uma das inspirações pra essa maravilha. Alias, esse jogo é praticamente um Silent Hill, sem Silent Hill. Mas, ele tem por base a ciência, enquanto SH tem pura paranormalidade... se bem que por causa desse jogo, surgiu uma nova linha de raciocínio na minha cuca sobre a franquia que eu tanto amo. Não é nada muito sério, mas coisas me fizeram pensar...



Eu evitava esse game por ser chato pra caramba, sabe qual a razão dessa afirmação? Bem, eu não passava da primeira parte. Eu cansei de morrer pra uma motosserra enfiada pelas costas, Pois logo de cara, a primeira criatura desafiada é um brutamontes açougueiro, esquartejando vários corpos humanos, e o protagonista é só um cara, com a perna machucada, vitalidade mínima e desarmado. Ou seja, o jogo já começa mostrando à que veio: Ferrar Geral.



Isso pois eu joguei na dificuldade normal, e a difícil é liberada apenas após terminar o jogo pela primeira vez (como se alguém em sã consciência faria isso). Mas, depois de ter desistido umas 3 vezes, deixei o jogo de lado por um bom tempo, até que saiu o The Evil Within 2, e eu comecei a jogar pra ver se meu pc rodava, quando vi que essa continuação é dublada. Eu amo jogos dublados, e são muito raros, daí pensei "Preciso zerar o primeiro antes". E foi assim que minha doce história de amor e revolta começou.

Eu até consegui passar do cara da serra (que é bem no início) e tipo, demorei mais ou menos 3 horas pra isso. Daí rola um monte de coisas inimagináveis, e depois de bastante gameplay, o jogo começa de verdade, com direito a introdução ao estilo série de televisão, com abertura, musiquinha, letreiro e tal.




Ele contabilizou uns 40 minutos de gameplay no primeiro capítulo, mas eu levei horas, e só não desisti pois tava empolgado com a continuação dublada. Dei uma chance e fui jogando, um pouquinho a cada dia, e fui ficando confuso a cada parte passada. A história é uma bagunça, tudo é muito confuso, e isso me agradou muito! Minha empolgação mudou pra terminar e buscar compreender as bizarrices descobertas, fui desenvolvendo minhas habilidades de jogador, até chegar ao final, estupefato pelas maravilhas que vi, e entonei um sonoro "etaporr4".


Essa foi minha cara no fim.
Eu lamentei não ter me esforçado antes, pois o jogo tem tudo aquilo que eu preso em survival horrors de terror psicológico. O único problema é que a jogabilidade dele é meio desagradável... creio que propositalmente, pra causar desconforto e insegurança ao jogador, o que agrega bastante ao clima já desagradável e confuso que ele proporciona.




Mas acho que a pior parte é o enredo. Compreende-lo é uma tarefa complexa, pois são múltiplas histórias jogadas num liquidificador... é como diz o ditado: Nem tudo é um mar de girassóis.




Mas bora la, começando por:

Jogabilidade




The Evil Within é um Survival Horror em terceira pessoa, repleto de sangue e bizarrices psicológicas, onde o protagonista até pode se defender, mas não é nada recomendável, o que cria elementos de Stealth. O jogador precisa se esconder e esgueirar, andar lentamente e as vezes até correr em disparado, mas em alguns momentos é preciso lutar... com o que tiver em mãos.



O protagonista pode golpear manualmente, furtivamente e com armas de fogo, mas em qualquer uma das opções a morte é quase certa, do protagonista.




Os inimigos são fortíssimos, letais, velozes e pra piorar, imortais (a maioria levanta se derrubado). Claro que há formas de vencer definitivamente, mas na maioria das vezes não compensa, pois o tempo, esforço e recursos utilizado é tamanho que ao invés de facilitar, traz mais dificuldade ainda. Tal jogabilidade não é minha favorita pois eu adoro enfrentar os males em games (mas sou mó covarde no mundo real), o que em TEW não é nada inteligente de se fazer.



Ataques

Socos



O protagonista pode esmurrar todo mundo, quebrar caixas e até cadeados com um único golpe. Porém, é arriscado. Quebrar caixas faz barulho e isso atrai os monstros, quebrar cadeados abre portas, e isso pode liberar monstros escondidos, e por fim, esmurrar monstros faz eles esmurrarem de volta, e o murro deles é de matar.



Logo, apesar de ser um movimento simples e funcional, não é recomendado por ser praticamente suicida. No máximo, serve pra empurrar os bichos e sair a mil, e digo isso por experiência pois no começo eu tentava matar tudo antes de correr (dava um soco, ia pra trás, esperava o golpe, dava outro soco e por ai ia), e percebi que nada morria, apenas eu (de exaustão e falta de energia). 



São poucas as vezes em que bater é a melhor alternativa... e ainda assim, os bichos saem ganhando de alguma forma (geralmente causam dano ao morrer, só pra deixar tudo mais legal).

Chutes

Essa é uma variação do soco, mas com o pé (meio óbvio kkk). Os chutes funcionam apenas para pisotear inimigos caídos e pra quebrar coisas também. 



Além disso, ele finaliza certos inimigos esmagando a cabeça, e serve pra abrir portas mais rápido (na verdade o comando de bater e de interagir é feito por botões diferentes, mas ao abrir uma porta rapidamente, o personagem da um chutão que empurra os inimigos tudo que tiverem atrás da porta).

Facadas

Não é possível usar a faca em ataques normais. A única forma é em modo stealth, chegando de fininho por trás dos inimigos e dando uma facada na nuca. 



Nem todo inimigo cai nessa, mas é um movimento muito útil pois, boa parte do jogo tem zumbis, e os zumbis morrem (quase todos) com uma única facada assim. E nem é preciso queimar o corpo... alias...

Queimadas

Os zumbis de Evil Within são implacáveis. Eles não morrem apenas com golpes na cabeça... exceto no caso da faquinha, pois o protagonista ataca o ponto certo do córtex cerebral (eu acho).


Geralmente, eles podem ter a cabeça praticamente desintegrada de tanto tiro levado e continuam andando (é sério, eu cheguei a abrir um buraco no rosto de um zumbi que me matou logo depois, comendo! E ele nem tinha mais boca, olhos, rosto, nada!).


A única forma de garantir que os bichos não voltarão a se levantar, é queimando seus corpos. Existem palitos de fósforos e armas incendiárias que fazem esse favor. São recursos limitados, mas se bem utilizados facilitam muito o jogo.



O fogo se alastra, então da pra queimar vários zumbis de uma vez só, usando um único fósforo, e alias, eles somem consumidos pelo fogo facilmente. Tem alguns zumbis que são fortíssimos, mas atacam apenas quando "acordados" por barulhos, daí, se chegar na surdina e jogar um fósforo, evita-se uma luta longa e difícil.


Existem inimigos fortes que não morrem pra uma única tocha, mas pelo menos tomam dano disso (já com as armas de fogo, nada acontece). Inclusive, fogo é o elemento chave para se enfrentar todas as criaturas de Evil Within.


Tem uma arma que dispara arpões incinerantes que é uma senhora mão na roda... vou falar das armas de fogo agora. Alias, sempre que se atira a câmera fica em primeira pessoa, mas também é possível atirar em terceira pessoa, apenas disparando sem mirar.


Tiros de Pistola

6 balas e um pente, é isso que o carinha tem em mãos pra se virar contra centenas de mortos-vivos. A pistola é a primeira arma obtida mas, não se empolgue, ela não adianta pra muita coisa.


Todas as armas podem ter sua capacidade de carga e cartucho aumentada, dano, dano crítico, precisão, etc... mas mesmo com tudo isso no máximo, sempre faltarão balas, ninguém morrerá de primeira, sempre se errará o alvo, ou seja, o protagonista sempre vai se ferrar.



Apesar disso, a pistola é a arma com munição mais fácil de se encontrar, então acaba sendo o primeiro e mais confiável recurso contável pros momentos de desespero.



Tiros de Espingarda

Eu amo espingardas, pois elas sempre são apelativas. Aqui não é diferente, e um tiro de 12 à queima roupa, no peito ou na cara, faz os zumbis voarem longe.



Essa é aquela arma que serve bem em todas as situações, e é a melhor arma em chefes... o chato é que ela tem apenas 2 balas, e o cartucho inicialmente tem 4. Nem preciso dizer que as balas pra ela são raras né? Infelizmente, o jogo não gosta do jogador.



Da pra aumentar carga, munição máxima e poder, o que é bem vindo mas ainda assim, sempre acaba faltando. Alias, a espingarda tem um tiro muito rápido, e praticamente gasta as duas balas no mesmo tiro (acho que é porque eu peguei a de cano duplo) mas, pra recarregar, ela demora pacas.

Tiros de Besta

Da pra matar geral com a melhor e mais versátil arma dentre todas, a Besta. É um arco do tipo balesta que dispara arpões de elementos e efeitos diferentes e pré-selecionáveis. 



A munição é rara pra se achar, porém é a única que pode ser fabricada na hora que o jogador quiser.



Cada arpão (nem é flecha pois é gigante) faz um efeito...

Perfurante


Ele já tava assim quando eu cheguei...
Tem a perfurante, que de tão forte pode acertar vários inimigos ao mesmo tempo (se tiverem enfileirados) e pode até empala-los na parede.

Explosiva

Tem a explosiva, que faz o que o nome sugere, explode tudo. Legal dela é que seu efeito é quase que imediato e ela prende a bomba no inimigo quando acerta.



Ela também pode ser atirada no chão ou parede, e só detona quando um inimigo passa perto (ainda assim ela tem contagem de 3 segundos).

Luminosa

Tem a flecha de luz, que explode e cria um clarão que cega os inimigos por um tempinho. 



Ela é boa pra momentos de desespero, pra conseguir um pouco mais de tempo e vantagem na fuga, ou pra fazer os zumbis ficarem cegos, chegar por trás e meter a faca.

Elétrica



Tem a de eletricidade que eletrocuta os inimigos por um tempo, o que os imobiliza e causa dano, em área (se tiver água no chão pode se espalhar ainda mais, e até atingir o protagonista).

Congelante



Tem a de gelo, que causa uma pequena explosão que congela os atingidos, e depois quando eles descongelam, se estilhaçam (é terrivelmente forte).

Evenenada




Tem uma flecha de veneno, que não cheguei nem a usar, pois segui a lógica de que zumbis não adoecem. Acabei mexendo nela por curiosidade, essa flecha na verdade é uma bolinha com veneno, que atrai os zumbis pra ela, que devoram, e depois de um tempinho morrem envenenados.



É meio estranha de usar mas, tem.

Incendiária



Por fim, tem a de fogo, que queima o alvo e transforma ele em uma tocha viva, queimando tudo que se aproximar pelo tempo que ele ficar de pé (sai tipo uma rajada de fogo da flecha que torra tudo e todos, até o protagonista se ele tiver perto). 

Essa flecha/arpão é a mais poderosa pois ela mata os inimigos em grupo, e mesmo se não matar, ela paralisa eles por muito tempo, pois ele fica queimando e gritando até o fogo apagar, e é muito fogo.

A Besta só pode carregar 1 flecha dessas por vez, mas da pra alternar rapidamente (sem nem precisar recarregar), e só da pra guardar 2 flechas por tipo (da pra aumentar pra 4 por upgrade, mas depois falo disso).

Porém, os itens que fabricam elas podem ser armazenados por um número ilimitado (acho que vai até 99, mas sei la, nunca achei tanto material assim).



Todos os tipos podem ser fabricados com o mesmo item, que é uma engrenagem, obtida de armadilhas e explosivos desarmados.



Algumas desarmações exigem apenas que se segure o botão de ação por um tempo, e outros que se resolva um pequeno puzzle (só apernar o botão quando o ponteiro fica no verde), e a quantidade de peças recuperadas depende da dificuldade da armadilha ou bomba.



Cada flecha exige uma quantidade de engrenagens (a de fogo pede 5, que é a maior quantidade dentre todas, que geralmente pedem 3 apenas). 

Pra fabricar, nem gasta tempo nem precisa de um lugar específico, tudo é feito no menu normal do jogo, e o tempo fica extremamente mais lento quando se mexe nesse menu (as coisas não param totalmente, se tiver algum inimigo por perto da pra ver ele se movendo, bem lentamente), ou seja, além das flechas prontas, da pra estocar material e fazer quando bem entender, razão pela qual considero essa a melhor arma de todas (auto-sustentável e mortal).

Tiros de Rifle

Chega uma parte que é preciso sentar o dedo no gatilho de uma sniper. Eu custei pra descobrir isso, mesmo depois de receber tanto a arma quanto munição, bastante munição.



O tiro dela é forte, e a mira é bem precisa, principalmente pelo fato de ser possível aproximar ela, como todo bom rifle de alcance.



Nenhuma outra arma tem esse efeito de aproximação, e também não é possível focar a visão do personagem livremente (as vezes surge a opção de interagir com o cenário e a imagem é focada, mas são em pontos específicos e por tempo determinado), então essa arma também ajuda a olhar detalhes do jogo com mais facilidade.



Pelo menos eu uso ela assim, daí quando as balas acabam (e não demora nada pra acabarem) o rifle serve de telescópio.

Tiros de Magnum

Perto do final do jogo a gente acha uma Magnum, mas já é tarde, as outras armas a esse ponto já estão com os upgrades maximizados e bastante munição das outras armas estocadas, então eu particularmente não usei ela.



É uma pistola, com dano alto, mais do que uma espingarda, com precisão de um rifle. É aquela arma incrível que mataria os zumbis tudo, mas aparece numa parte em que quase nem aparece mais zumbi (mentira, aparece zumbi blindado, zumbi de metralhadora e te juro que até de bazuca!) então nem tem porque usar, afinal, com a balesta cheia de munição, pra que usar uma magnum limitada com 6 nalas? 



Ta certo que ela estilhaça crânios com um único tiro... e me bateu até um arrependimento quando resolvi usar ela, no fim de tudo, e percebi que ela é mortal!

Metralhadora do Carro



Tem uma parte em que o protagonista enfrenta uma horda de zumbis com uma metralhadora (antes usada por um zumbi) em cima de um carro militar. Ela chega a aparecer na luta do chefão final também, no mesmo carro (creio eu), mas a mira muda. No uso contra a horda, ela centraliza em primeira pessoa, na luta do chefão fica em terceira pessoa. O bom dela é que é ilimitada em quesitos de munição.

Tiros de Bazuca



No final do jogo, o cara consegue uma senhora bazucona, com munição pacas e de quebra, ele até ganha ela de presente caso o jogador queira recomeçar tudo. Mas, ela só é liberada na luta do chefão, nos momentos finais. Depois disso ela vira um extra pra quem quiser re-jogar.


Tiro de Metralhadora



Essa é outra arma liberada apenas depois de zerar o jogo. É uma metralhadora com centenas de balas, que seria muito útil, se não fosse pós-game. Pior que, tem zumbi que usa metralhadora e mesmo matando ele na campanha, não da pra pegar a arma dele (ela evapora com ele)... seria legal ter ela pra reforçar a parte da ação.


Arremessa Garrafa



É possível recolher 1 garrafa do cenário e joga-la pra distrair inimigos. Os monstros seguem o barulho, sendo essa uma das alternativas para evita-los. O problema é que não é possível guardar ou carregar mais de uma. Nem da pra considerar uma arma pois é estupidamente fraca e inofensiva se arremessada nos monstros.

Dar Machadada




O que não é o caso dos machadinhos. Vira e mexe é possível pegar machados do cenário e usa-los, uma única vez e eles, para um ataque letal instantâneo. Ele praticamente arranca a cabeça da maioria das criaturas, entretanto, ele é descartável, e uma vez usado, quebra, só pra dificultar.

Dar Tochada



Também existe mas Tochas, retiradas de inimigos, que podem ser usadas pra golpear e queimar uma vez, no mesmo esquema do machado, se perdendo após o uso. A diferença é que ela queima e o fogo pode se espalhar se tiver mais de um monstro no mesmo lugar, queimando todos numa tochada só.

Usar Armadilhas do Mapa

Existem algumas armadilhas, como tetos soltos, espinhos/lanças pra empalar, explosivos, etc, que podem tanto causar dano ao protagonista quanto às criaturas, tudo depende da estratégia. Dá até pra derrotar inimigos com suas próprias armas, como um zumbi com bananas de dinamite que detona se cair.



Existem também barris inflamáveis que causam explosões, causando dano em todos que tiverem perto.


Arremessos de Granadas

Da pra jogar umas granadas (só da pra estocar 4 no máximo) que causam uma explosão bem grande, porém o sistema de mira é meio impreciso. É mostrada a rota do arremesso e a granada até segue, mas ela bate nas coisas e quando menos se espera, volta pro pé do protagonista.




Legal que explodir faz o corpo dividir totalmente, o que é uma cena bem sangrenta.



Alias, esse jogo tem sistema de censura, onde da pra mascarar a violência e a tela escurece antes que o sangue comece a jorrar, só que porque alguém jogaria um game de horror, sem as cenas de horror? Ele não deixa de ser menos confuso e violento se você não vê a violência, mas sabe que ela ta presente... mas tem essa opção... alias, já que mencionei a violência, bora falar dos movimentos:

Movimentos

Correr



Num jogo em que num da pra lutar tranquilamente, correr é a melhor artimanha, e ainda assim, é bem limitado. Ao correr, o personagem chega a uns 30 km/h, mas só dura uns 5 segundos. Da pra aum


This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

AnáliseMorte: The Evil Within

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×