Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

AnáliseMorte: NieR - Automata

Ta grande hein.

NieR: Automata



Essa análise consumiu um mês da minha vida então, se não estiver no mínimo completa, eu desisto.

Boa leitura.

Tem Spoiler.


Eu quero evitar RPGs justamente pra não ficar preso em uma rotina infinita de gameplay, mas dei o azar/sorte de começar Nier Automata e deus, eu não conseguia parar. Pra se ter uma ideia eu já joguei pouco mais de 80 horas e não fiz os 100% ainda! Mas acredito que agora já da pra fazer uma analise completa.

Porém, esse é daquele tipo de jogo que se você não finaliza 100%, você não entende 100% (mas não se preocupe, apesar de eu ainda não ter finalizado os 100%, parei em 95%, e o que não consegui foi por problemas com minha versão do jogo, mas o que ficou pendente eu pesquisei muito). Tudo em Nier Automata é interessante e importante pra trama. As "sidequests" (missões secundárias) apesar de alternativas, fazem parte do enredo principal, muitas delas revelando coisas que explicam muito da história. Tem tanta coisa que eu nem sei por onde começar, mas vou me esforçar pra resumir.

iNTRoDuÇão

Nier Automata é um Hack&Slash com elementos de RPG e Mash-Up (jogo de navinha que atira) e é uma mistura bem interessante e funcional, pois além de dinamizar bastante, torna tudo mais divertido. Como a história é futurística, a combinação fica bem legal e é bem aproveitada.

O lado Hack&Slash é o que mais se destaca, pois há possibilidade de atacar de forma variada vários inimigos ao mesmo tempo, criando combos e esquivando. O lado Mash-Up é o segundo que mais se destaca, protagonizando trechos importantes do jogo, e também caracterizando certos eventos, por exemplo, o modo "Hack" que utiliza de um puzzle em forma de Mash-Up pra ocorrer.



Várias vezes, o hack&slash e o mash-up se fundem, onde a câmera mostra os personagens de cima, fazendo parecerem as navinhas. Permanece sendo um jogo de bater e combar, mas numa perspectiva de jogos de nave... é louco.



O lado RPG é mais conceitual, onde os personagens evoluem (pegam leveis) conforme eliminam inimigos e terminam missões, arrecadando experiência, mas não há nada pra distribuir, nenhuma habilidade pra liberar com pontos de experiência ou coisas do tipo, na real tudo que acontece é o Personagem ficar relativamente mais forte de um level pro outro, automaticamente.



A diferença de leveis entre inimigo e protagonista influencia na dificuldade, pois há um beneficiamento considerável na resistência e força baseado nessa diferença. Um inimigo com sei la, 30 leveis acima, consegue derrubar o protagonista facilmente, com 1 golpe, não por ser forte, mas por ter leveis. Ele também recebe um dano minúsculo, as vezes insignificante, tudo Isso sendo penalidades provocadas por pura diferença de level.



Ainda assim, o jogo te permite escolher, a hora que quiser, a dificuldade do mesmo. Isso não só facilita muito a jogabilidade, como automatiza certos elementos como o Hack&Slash que fica realmente automático, com personagem esquivando sozinho, trocando armas sozinho, e até atacando sozinho.



Mas tudo isso é opcional. Se o jogador quiser uma experiência mais elaborada, pode escolher o modo Normal ou Difícil, se quiser jogar pela história somente, pode escolher o modo Fácil e se quiser desafio, só por no modo Experiente e rezar pra não levar dano (O personagem morre com 1 golpe nesse modo).

Nada disso compromete ou altera o enredo, ou melhor, os enredos.



Sim, o jogo tem várias histórias ao mesmo tempo, e pra conta-las utiliza 3 protagonistas, no mínimo... estranho falar dessa forma, mas são tantos personagens importantíssimos e com um peso enorme na trama, as vezes até jogáveis, que fica difícil separar protagonista de coadjuvante. Mas, 3 personagens são com toda certeza os mais importantes e centrais.



O legal é que não só o personagem muda, como também o jogo muda totalmente com essa transição. Existem mecânicas que são abandonadas de um jogo pro outro, como os game-overs.



Na primeira campanha, não há game-overs (existe uma exceção que mencionarei depois) enquanto na terceira campanha há. Isso ocorre por causa do enredo, onde no inicio do jogo o personagem retorna do último ponto salvo, como parte da história mesmo, enquanto no final do jogo essa possibilidade deixa de existir, também por causa da história.

Eu vou explicar tudo isso, não se preocupe, mas é bom mencionar isso só pra mostrar o quão interessante e complexo esse game é. Alias, "esses games são" seria o mais correto, pois Nier Automata pode facilmente ser representado como 3 jogos em 1. São 3 campanhas, tão diferentes em jogabilidade e história que parecem jogos diferentes mesmo.

Alias, o próprio jogo muda o menu principal, a abertura e o "trailer" (sabe quando você deixa o jogo parado muito tempo no menu principal e ele solta um tipo de trailer? Então, isso muda dependendo da campanha).



Sem contar os encerramentos... que são 27.

Sim, tem tudo isso de final, mas só 6 deles são "verdadeiros". Os 21 demais encerramentos são praticamente "game-overs" customizados onde os créditos passam invertidos em 1 segundo após as consequências dos atos que levaram a esse final serem apresentadas em um pequeno texto. É simples, mas rende uma das letras do alfabeto então, vale como final.



No final eu vou explicar os finais, mas agora bora pra jogabilidade.

JoGaBiLiDaDe

Como há 3 protagonistas, também há 3 formas de se jogar. Além disso há variações de jogabilidade por conta do Hack&Slash vs Mash-Up, com partes do jogo em que controlamos uma nave/mecha/robô e partes do jogo em que controlamos os personagens humanoides, incluindo os protagonistas e as máquinas, e pra cada momento há um tipo de jogabilidade:

PRiMeiRo TiPo: 1° PRoTaGoNiSTa 

O primeiro personagem pode equipar duas armas (sempre armas brancas de ataque físico) ao mesmo tempo, em dois conjuntos alternáveis. No modo normal, o jogador que precisa alternar (usando o direcional do controle, nada complicado) mas há uma opção no modo Fácil que faz esse trabalho pelo jogador (na verdade, no modo fácil não só todo mundo fica mais fraco, como o jogo joga sozinho, se o jogador quiser... então vamos ignorar esse modo).


A aura circular nos pés significa que os chips do modo fácil tão equipados.
Andar, é o movimento padrão, e o personagem pode passar de uma simples caminhada pra uma verdadeira maratona apenas com base na pressão sobre o analógico em combinação com a Esquiva.



Esquiva permite desviar de inimigos e balas, além de deixar o tempo mais lento por um curto período (quando escapa de um golpe).



Também permite "Correr", onde o personagem esquiva pra frente.

É possível Pular também e realizar até 2 saltos no ar. Da pra combinar os pulos com esquiva, sendo possível esquivar no ar 1 vez. 



Da pra Atacar usando as duas armas equipadas, alternando entre elas e produzindo combos. A arma do comando X (pelo controle do X-Box) pode ser usada pra ataques mais rápidos. Segurando o botão, ela causa uma sequência de golpes fixos.



A arma do comando Y geralmente fica com movimentos mais lentos, entretanto ao segurar o botão ela "Carrega" o golpe, o que causa danos altos.



Da pra atacar estando no Ar também, e se a arma X for usada da pra fazer algumas sequências que deixam o personagem parado na ar por um tempinho. Usando a Arma Y, o personagem golpeia o solo rapidamente, causando um dano um pouco maior (tem chips que aumentam mais esse dano, mas falarei disso depois).



E é possível Mirar, o que fixa o ataque em um alvo até ele ser derrotado.



O personagem anda com um robô voador o tempo inteiro. Esse robô, chamado Pod, permite Atirar paralelamente aos ataques físicos.



Ele também pode ser usado como paraquedas, diminuindo a velocidade das quedas (o que evita perda de Vitalidade ao cair de muito alto) e esse movimento, junto com Esquiva, Pulo duplo e Ataques Físicos, permite ir ainda mais longe no ar. 



O Pod também permite o uso de uma Habilidade Especial pré-equipada. Inicialmente só há um Laser, mas conforme o jogo avança outras habilidades são encontradas, como Jogar Bombas, Criar Escudos, Rastrear Itens, etc.



Existem 3 tipos de Pods, 2 deles são "especiais" e não fazem parte do enredo principal. Por padrão, o disparo dos Pods é uma sequencia interminável de tiros pequenos, como uma metralhadora eterna. É possível Mirar automaticamente, mas ao fazê-lo os disparos ficam aformes, espalhados e erram o alvo frequentemente.

Mas, mirando manualmente, os disparos seguem em linha reta, com precisão chegando a 100% (dependendo do quão bom em mirar o jogador seja). Não há distância limite para esses disparos.



Um dos Pods alternativos usa como disparo um feixe de energia, com distância mediana pré determinada, que segue em linha reta em dano constante. A vantagem dele é que causa dano em qualquer coisa que entre no feixe, ignorando obstáculos e atingindo vários inimigos ao mesmo tempo. A desvantagem é o alcance, que não é tão grande, porém ele compensa com precisão 100% independente da mira (só é preciso apontar pro lado certo).



Ele pode ser encontrado pescando. Por incrível que pareça eu achei ele por sorte, por causa da curiosidade com a Pescaria. É possível parar em qualquer local com água (mesmo se for uma poça no meio do esgoto) e pescar, jogando o Pod. 



Existe uma parte do mapa que da acesso ao oceano, e pescando nele da pra pegar Tubarões que são ridiculamente enormes (mal cabem na tela). Eu pesquei um e fiquei pescando pra ver se saia alguma Baleia, e achei um ponto em que saiam muitos Tubarões, posicionado próximo a uma plataforma. Nesse local eu pesquei o Pod com Feixe de Energia, que era de outro Androide (que provavelmente perdeu pescando). Ele se tornou meu favorito depois disso.



Os peixes pegos pela Pescaria são tabelados e podem ser vendidos a altos preços em comerciantes, sendo robôs ou androides, não há diferença. Curiosamente, ninguém no jogo pode se alimentar de Peixes, então não faz muito sentido pega-los... mas enfim...



O outro Pod alternativo atira Mísseis Teleguiados, até 4 de uma vez, que causam dano alto. Porém, eles podem errar o alvo (mesmo travado) e explodem com obstáculos. Além disso, são lentos, então não são tão uteis pois o dano é maior mas não supera a soma de dano constante dos outros Pods.



Também peguei ele ao acaso, e eu achei que tinham outros Pods escondidos por ai até ver na internet que só há 2 extras mesmo. Esse segundo pod alternativo pode ser achado no Deserto usando a habilidade Rastrear dos próprios Pods, ou apenas escutando os bips que ele faz (foi assim que achei). Ao que parece ele foi perdido por um Androide destruído.



Cada Pod pode ser equipado com uma habilidade diferente (é tipo um chip de aprimoramento) e podem ser facilmente alternados pelos direcionais do controle.



Apesar de haver deley no uso das habilidades (cada poder leva um tempo pra recarregar) é possível trocar de pod e usar tanto a mesma habilidade até 3 vezes seguidas, ou diferentes habilidades (uma pra cada pod).



Da pra acumular o efeito também, segurando o botão de especial (L1) e "carregando", o que mostra os 3 pods ao mesmo tempo, porém também os deixa sob um longo deley.



Voltando pros movimentos do personagem, é possível Montar, e existe uma combinação de pré-requisitos, onde é preciso atrair um animal com comida pra depois monta-lo, mas se o jogador conseguir 3 Bolsas especiais, os animais não só vem em sua direção, como param pra serem montados normalmente (essas bolsas são obtidas ao longo da campanha principal mesmo). 



Apesar da montaria ser interessante e permitir um transporte bem mais rápido, além de causar danos elevadíssimos em qualquer um que se atreva a entrar na frente, elas não são variadas (há apenas duas montarias possíveis: Javali e Alce... alias só tem esses dois animais no jogo todo, além dos peixes... e dos pássaros) e tem uma animação um pouquinho esquisita (principalmente quando pula, é estranho, o salto não acompanha a velocidade nem é influenciado por ela, ou seja, fica bem artificial) e como há a possibilidade de "Teletransportar" (na verdade não é teletransporte, é transmissão de dados... mas depois explico isso) vale mais a pena usar essa outra opção.



Por fim, é possível Auto Detonar, que simplesmente explode o androide e causa dano alto em todos os inimigos próximos. Porém, isso reduz a vitalidade a 1, e se o jogador não se recuperar e sofrer algum golpe nesse estado, é fim de jogo e o corpo do androide é destruído.




Ps.: A personagem fica semi-nua ao usar esse poder, pois isso desmancha a roupa dela.


Morrendo, o jogador volta pro último local salvo, em um corpo Back-Up. O corpo anterior fica com Todos os Chips de batalha que estava equipado e se o jogador não ir até onde foi derrotado e resgata-lo, os chips se perdem. 



Curiosamente, da pra ignorar os chips e ressuscitar o corpo destruído, pra ele lutar como um aliado por um tempo, mas considerando a dificuldade pra conseguir bons chips, isso é uma opção um pouco ruim. 



Existe uma peculiaridade online disso, onde da pra encontrar corpos de outros jogadores se estiver online, mas isso também vale pra você também, ou seja, seu corpo pode ser recuperado por outro jogador que esteja online e bem, adeus chips. 



Esses são os movimentos possíveis na primeira campanha, isso ignorando os movimentos do Modo Voador e Modo Robô, que falarei depois.

SeGuNDo TiPo: 2° PRoTaGoNiSTa

Com o segundo personagem as coisas mudam um pouco, afinal ele é horrível em ataques físicos. Ele é um androide feito para suporte, não para batalha, então ele realiza ataques físicos lentos e mais fracos, além de usar apenas 1 arma branca. Da pra alternar de forma rápida pelos 2 slots, ou manualmente pelo menu mesmo, mas não importa a arma, elas são bem mais fracas e lentas do que as espadas duplas da primeira personagem (e tecnicamente, são as mesmas armas pra todo mundo). 



Além disso, ele só ataca arremessando a arma, o que deixa tudo ainda mais lento (afinal é preciso esperar a animação da arma indo longe, desaparecendo e voltando pro personagem pra realizar o próximo ataque). 



Ele só ataca fisicamente usando o movimento X, e ao usar o Y, ele Hackeia/Pirateia.


Os outros personagens podem hackear também, mas só em determinadas situações, e através do Pod.
Hackear leva tempo (depende da força do inimigo) e o personagem precisa ficar parado "conjurando" o hack (segurando o botão Y). Ao carregar completamente, ocorre uma transição pro modo Mash-Up de Hack.



Vencendo o desafio (falarei melhor depois) o personagem detona o oponente, que dependendo da força pode explodir completamente no primeiro ataque, ou apenas perder um pouco da barra de energia.



Mas, existem variações pra isso, onde é possível hackear pra controlar o oponente também, pegando ele de forma distraída (inimigos que não iniciaram ataques e/ou não perceberam o jogador, ou simplesmente são pacíficos por natureza) surge a opção de Detona-los, Transforma-los em Aliados ou Controla-los Remotamente, isso caso o desafio Mash-Up do Hack seja vencido.



Como aliados, os inimigos passam a ajudar o personagem, lutando contra outros inimigos, até serem detonados. Como Controlado, o jogador assume o controle sobre a máquina. Alias, apenas máquinas podem ser controladas ou transformadas em aliadas, e só da pra transformar até 3 inimigos ao mesmo tempo (apenas 1 pode ser controlado remotamente).

De resto, a movimentação é a mesma.

TeRCeiRo TiPo: 3° PRoTaGoNiSTa

O terceiro personagem é mais parecido com o primeiro em termos físicos, mas também tem suas originalidades.



Ela pode carregar 2 armas e tem uma habilidade além da do botão Y (de Carregar o golpe), sendo capaz de Provocar os inimigos, ao segurar o botão X.



Provocando, a defesa deles diminui, mas o ataque deles aumenta. É uma opção válida e funcional, porém como a animação da provocação demora um pouquinho, isso pode mais atrapalhar do que ajudar dependendo da situação (em chefões, tomar um golpe aumentado dói de mais).



Outra diferença é a Esquiva, que é muito mais duradoura e vai mais longe do que a dos dois personagens anteriores. A Corrida fica ainda maior se determinados chips forem utilizados, o que faz dessa personagem uma opção muito mais prática que a primeira. Na esquiva, ela fica invisível por um curtíssimo período, mas isso não afeta em nada a jogabilidade (inimigos ainda acertam).



Essa personagem não conta com Auto-Destruição, mas ao invés disso, ela tem um modo de Fúria que aumenta bastante o ataque físico, mas também diminui muito a defesa além de consumir energia vital ao longo da duração. É uma péssima habilidade pra chefões, pois é fácil morrer, e morte com essa personagem significa Fim de Jogo...



A principal diferença da jogabilidade com essa personagem é o fato de que quando ela surge, a opção de "backup do corpo" deixa de existir. Se o jogador perder, é game-over mesmo, e eu fiquei surpreso quando isso ocorreu pela primeira vez, pois achava que o game-over que tinha era unicamente os finais alternativos.



Mas, o jogo muda em enredo e jogabilidade, e na terceira protagonista, as coisas ficam menos tolerantes. De resto é tudo igual.

QuaRTo TiPo: MoDo VoaDoR

Em alguns momentos, o jogador assume o controle sobre uma armadura especial que tem uma forma de Nave e pode virar também um Robô. A jogabilidade em ambos é bem semelhante, onde na forma robô tudo que se ganha é um pouco mais de liberdade de movimento.



Como nave, da pra atirar somente pra cima e como robô pra qualquer lado. 



Surge um movimento de corte, onde o robô/nave gira com uma lâmina projetada, capaz de destruir projéteis inimigos de cor escura.




Os tiros normais destroem projéteis claros.



É possível alternar entre o tipo de disparo, caso o jogador tenha os outros Pods especiais, e os tiros são os mesmos (o que significa que no modo nave, o personagem usa os pods como artilharia).



Mas as habilidades especiais ficam limitadas a um único tipo, um disparo múltiplo. Como nave, ele é uma rajada de balas que vai pra cima/frente.




This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

AnáliseMorte: NieR - Automata

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×