Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

ALFRED HITCHCOCK: CINCO FILMES PARA CONHECER O DIRETOR


O Diretor e produtor Alfred Joseph Hitchcock, nascido, em Londres, no dia 13 de agosto de 1899, ficou conhecido como o “Mestre do Suspense”, tornou-se um dos mais influentes diretores da história do cinema e é considerado o maior diretor britânico. Ele dirigiu cinquenta e três filmes, entre 1922 e 1976, e inovou o cinema em vários aspectos, como no posicionamento e movimento da câmera, na associação do som e imagem para criar suspense na cena, nas elaboradas edições e no fato de sempre aparecer rapidamente em seus filmes. Hitchcock também foi o primeiro grande diretor a utilizar a TV com grande sucesso, com a série “Alfred Hitchcock Presents”, apresentado e produzido por ele, entre 1955 e 1965, para a emissora CBS. Ele começou sua carreira em seu país natal, depois mudou-se para os Estados Unidos, país onde faleceu no dia 29 de abril de 1980, na cidade de Los Angeles. A lista é curta para apresentar todas as suas obras-primas, mas é um ótimo começo para quem não conhece a obra do autor.


Doação única pelo PicPay

Doação única pelo PayPal


Faça uma colaboração mensal


1 – Festim Diabólico (Rope, 1948)

O quadragésimo filme de Hitchcock e seu décimo-terceiro filme norte-americano, além de ser o primeiro de sua produtora Transatlantic Pictures, em sociedade com Sidney Bernstein. Baseado na peça homônima de Patrick Hamilton, de 1929, conta uma estória simples: dois jovens, interpretados por John Dall e Farley Granger, matam um terceiro, o escondem em seu apartamento e organizam um jantar. Entre os convidados está um ex-professor dos dois, feito pelo grande ator James Stewart, que de certa forma inspirou o crime. Hitchcock usa os espectadores como cúmplices, em um dos mais experimentais filmes do diretor, que grava tudo de forma contínua, usando apenas dez tomadas (o comprimento do rolo de filme), portanto apenas dez cortes, em apenas um cenário.

Veja fotos do filme


2 – Janela Indiscreta (Rear Window, 1954)

Um fotógrafo, novamente o ator James Stewart, um dos preferidos do diretor, quebra a perna e é obrigado a ficar em seu apartamento, de onde passa a observar, com sua câmera, os vizinhos do prédio da frente, até que testemunha um suposto crime. Um dos melhores filmes de Hitchcock, uma obra-prima, com cenário reduzido, um elenco de primeira, que reúne ainda a futura princesa de Mônaco, Grace Kelly, além de Thelma Ritter e Wendell Corey, entre outros. O filme concorreu a quatro categorias do Oscar (diretor, roteiro adaptado, fotografia colorida e som), não ganhou nenhum, mas Grace Kelly recebeu dois prêmios dos críticos de Nova Iorque. O roteiro foi baseado no conto “It Had To Be Murder”, escrito por Cornell Woolrich, em 1927.

Veja fotos do filme


ALFRED HITCHCOCK: CINCO FILMES PARA CONHECER O DIRETOR

Ele dirigiu cinquenta e três filmes, entre 1922 e 1976, e inovou o cinema em vários aspectos, como no posicionamento e movimento da câmera, na associação do som e imagem para criar suspense na cena, nas elaboradas edições e no fato de sempre aparecer rapidamente em seus filmes.

DEEP PURPLE – CINCO DISCOS PARA CONHECER A BANDA

Uma das maiores bandas da história do rock, com mais de 100 milhões de discos vendidos, o Deep Purple foi fundado em 1968, na cidade de Hertford, na Inglaterra, pelo tecladista John Lord, o guitarrista Ritchie Blackmore, o baterista Ian Paice, o vocalista Rod Evans e o baixista Nick Simper.

AS ORIGENS DO ATEÍSMO – 2ª PARTE

A descrença e o desinteresse pelos dogmas cristãos eram grandes, não diferia muito do tempo romano. Abundam superstições, curandeirismo, crença em objetos que “pertenceram” aos santos. Na Inglaterra, por exemplo, ainda existem pessoas que cultuam o Sol ou a Lua. Grutas, fontes e árvores ainda são objetos de culto em alguns lugares da Itália, da Espanha e da Bretanha.


Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

3 – Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958)

Novamente estrelado por James Stewart, que dessa vez interpreta um ex-policial, aposentado depois de um incidente que o levou a desenvolver acrofobia (medo extremo de altura) e vertigem (uma falsa sensação de movimento de rotação), que se tornam fundamentais na trama. Ele é contratado para seguir a esposa de um conhecido, interpretada pela linda Kim Novak, que guarda um grande mistério. Foi o primeiro filme a utilizar o Zoom Dolby, um efeito de câmera que distorce a perspectiva para criar desorientação. O roteiro adapta o romance francês “D’entre les Montes”, de Pierre Boilau e Thomas Narcejac. Foi indicado no Oscar nas categorias de melhor som e melhor direção de arte, não ganhou, mas Alfred Hitchcock e James Stewart foram premiados no Festival de San Sebastian, na Espanha, como melhor diretor e melhor ator. Outra obra-prima do mestre do suspense.

Veja fotos do filme


Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

4 – Intriga Internacional (North By Northwest, 1959)

Um tema recorrente de Hitchcock, um inocente confundido com um agente secreto é perseguido pelos Estados Unidos, por agentes de uma organização que tentam contrabandear microfilmes com segredos do governo para fora do país. Outro dos filmes de Hitchcock sempre citado entre os maiores de todos os tempos. Algumas das cenas mais famosas do diretor, como o protagonista sendo perseguido em um milharal, por um avião, e a perseguição no Monte Rushmore, sobre as cabeças esculpidas dos presidentes dos Estados Unidos. Indicado a três categorias do Oscar (som, montagem e direção de arte).

Veja fotos do filme


JUDAS PRIEST: CINCO DISCOS PARA COMEÇAR A CONHECER A BANDA

Uma das mais importantes bandas da história do metal, o Judas Priest também é uma das bandas mais influentes do estilo, pelo uso de duas guitarras, os vocais de Halford e o uso das vestimentas de couro.

CINCO LIVROS PARA COMEÇAR A CONHECER STEPHEN KING

Stephen King é considerado um dos mestres do terror literário, conhecido como o “Rei do Terror”, apesar de ter escrito obras de outros gêneros. Nascido no dia 21 de setembro de 1947, na cidade de Portland, no estado do Maine, ele já escreveu cinquenta e nove romances, sendo seis com o pseudônimo de Richard Bachman, seis livros de não ficção e cerca de duzentos contos, somando mais de quatrocentos milhões de livros vendidos.

DISCOS FUNDAMENTAIS DA MPB 3 – SECOS E MOLHADOS – SECOS E MOLHADOS [ 1973 ]

Álbum de estreia da banda Secos e Molhados e um dos meus discos brasileiros preferidos, a obra traz uma mistura de gêneros, é pop, é rock, é MPB, com influência do tropicalismo, do blues e de ritmos portugueses.



5 – Psicose (1960)



This post first appeared on Maconharia, please read the originial post: here

Share the post

ALFRED HITCHCOCK: CINCO FILMES PARA CONHECER O DIRETOR

×

Subscribe to Maconharia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×