Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

DISCOS FUNDAMENTAIS DA MPB: NOVOS BAIANOS – ACABOU CHORARE [ 1972 ]

Segundo Disco do grupo Novos Baianos, depois de “É Ferro na Boneca”, de 1970, Acabou Chorare tornou-se um dos mais influentes discos da música popular brasileira, ao misturar o rock com o samba antigo e o choro, Jimmy Hendrix com Assis Valente, Ary Barroso e Jackson do Pandeiro. A obra foi escolhida o melhor disco brasileiro de todos os tempos pela revista Rolling Stone Brasil, em 2007, em uma enquete feita com jornalistas, produtores e estudiosos do assunto.

Os Novos Baianos foram formados, em Salvador, pela cantora Baby Consuelo, o compositor Luiz Galvão, o vocalista Paulinho Boca de Cantor, o vocalista e violonista Moraes Moreira, o guitarrista Pepeu Gomes, o baixista Didi Carvalho e o baterista Jorginho Gomes, irmão de Pepeu. Foi em um show dos irmãos Gomes que o grupo se apresentou junto pela primeira vez, em 1969. Mudaram para o Rio de Janeiro em 1971, onde dividiram um apartamento no bairro do Botafogo, até se instalarem em um sítio em Jacarepaguá, que ficou conhecido como Cantinho da Vovó. Lá viviam como uma comunidade hippie, que abrigava, além dos integrantes da banda, esposas e filhos.


Quando viviam no Botafogo, receberam a visita de João Gilberto, um dos pais da Bossa Nova, que virou uma espécie de mentor do grupo e apresentou a eles o samba antigo de Assis Valente, Herivelto Martins, Ary Barroso e Noel Rosa, causando uma mudança profunda no então grupo de rock (Pepeu era muito influenciado por Jimi Hendrix), que passou a usar elementos mais brasileiros, criando um som muito particular. Além  do baixo, guitarra e bateria, a banda passou a incluir outros instrumentos nas suas músicas: Baby tocava maracas, triângulo e afoxé, Paulinho usava o pandeiro, Jorginho tocava cavaquinho e bongôs, Pepeu começou a usar claviola.


Veja algumas fotos da banda


O disco abre com “Brasil Pandeiro”, música composta por Assis Valente, em 1940, para Carmem Miranda, que recusou a canção (gravada depois pelo grupo Anjos do Inferno), a música se tornou um clássico com os Novos Baianos. Foi a única música do disco não composta pelo grupo, uma sugestão de João Gilberto. O disco segue com outro clássico, “Preta Pretinha”, composta e cantada por Moraes Moreira, falecido recentemente, com letra de Galvão, foi o grande sucesso do disco, tocada a exaustão nas rádios da época. Galvão e Moreira também foram os autores da terceira faixa, “Tinindo Trincado”, cantada por Baby, que começa com um incrível solo de guitarra de Pepeu, outro grande sucesso na época. Moraes Moreira canta, também, a quarta música, “Swing de Campo Grande”, um samba de salão, composta por ele, Galvão e Paulinho Boca de Cantor.


Escute o disco enquanto termina o texto


A música “Acabou Chorare” é totalmente inspirada por João Gilberto, na forma de tocar violão e cantar de Moreira, além de ser baseada em uma história contada por Gilberto sobre quando sua filha Bebel era pequena. A música que dá nome ao disco e as duas seguintes, “Mistério do Planeta” e “A Menina Dança” foram compostas por Moreira e Galvão. A primeira, cantada por Paulinho, começa tranquila e termina em um rock a la Santana. Reparem na guitarra de Pepeu e na bateria de Jorginho, rock puro. A segunda é cantada por Baby e segue o mesmo estilo. “Besta é Tu” é uma convocação libertária, ao ritmo de samba rasgado, outro clássico. O disco fecha com a instrumental “Um Bilhete para Didi”, composta por Jorginho que começa bem MPB regional e vai se eletrificando, e uma versão reduzida de “Preta Pretinha”. Impossível ficar triste depois de ouvir essa obra-prima.

O disco foi gravado no sítio de Jacarepaguá e foi lançado pela gravadora Som Livre. A produção foi do dono da gravadora na época e pai do cantor Cazuza, João Araújo. A capa do disco, obra de Antônio Luís Martins, foi premiada como melhor produção gráfica do ano e remete à mistura musical e à vida comunitária do grupo (a mesa foi construída por Pepeu Gomes). O disco foi ignorado pela crítica na época, redescoberto posteriormente, mas foi um grande sucesso de público, vencendo mais de 150 mil cópias. Para quem não conhece é uma grande pedida para esses momentos de isolamento.


Gostou do nosso conteúdo?

Se inscreva abaixo e receba novidades por e-mail!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.



This post first appeared on Maconharia, please read the originial post: here

Share the post

DISCOS FUNDAMENTAIS DA MPB: NOVOS BAIANOS – ACABOU CHORARE [ 1972 ]

×

Subscribe to Maconharia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×