Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conheça o ensaio de Sujata Setia que retrata crianças e seus cabelos únicos

Sujata Setia, fotógrafa indiana vencedora de vários prêmios, decidiu trazer à tona os preconceitos baseados na textura dos cabelos. Para isso, fotografou diversas crianças e postou o material em suas redes sociais. Diferente do usual, como quando suas fotografias remetem a narrativas coloridas e boas sensações aos seus seguidores, este ensaio teve um resultado diferente.

Divulgação/Sujata Setia

Como os seguidores de Sujata Setia reagiram?

Um dos primeiros comentários que Sujata Setia recebeu foi: “Eu não faria crianças pequenas usarem perucas por causa da fotografia”. Como muitos outros, este foi excluído. No entanto, outros de mesmo teor surgiram em seguida.

Com estas e outras respostas, a fotógrafa conseguiu provar seu ponto de vista: o preconceito com a Textura Dos Cabelos não é apenas um conceito. Essa é a vivência experimentada por muitas crianças, e elas precisam enfrentá-la em muitos aspectos de suas vidas.

Como é a relação destas crianças com seus cabelos?

Seja através do toque ou de comentários despretensiosos, a reação de terceiros aos cabelos destas crianças as impacta. A mãe de Mimi, uma das modelos, afirma que, por vezes, sua filha questiona o motivo de seu cabelo não ser igual ao de todos os outros. A menina e seu irmão mais novo foram fotografados em Dubai.

Em outro caso, uma das mães afirmou que não conseguia parar de olhar as fotos, afirmando que o resultado do ensaio impactou fortemente sua filha, Ava. Segundo a mãe, a menina “realmente se aborreceu com o cabelo e até queria cortá-lo, mas depois desse photoshoot que você fez com ela, mostrei as fotos para ela e disse: olha como você é linda”. Ainda segundo a mãe de Ava, a menina respondeu, então, com seu melhor e maior sorriso: “Ela agora encontrou a confiança que ela estava perdendo por tanto tempo. Até mesmo ver as outras garotas com cabelos como o dela ajudou muito”.

Divulgação/Sujata Setia

Segundo a mãe de Adanya, outra de suas modelos, quando as crianças estão fora de casa, com os cabelos soltos, você pode ouvir sussurros ou ver olhares e pessoas apontando. No entanto, durante esta sessão de fotos, não foram ouvidos sussurros, apenas gargalhadas. Ao invés de pessoas apontando dedos; as crianças estavam de mãos dadas. No lugar de olhares estranhos, foram observados olhares de carinho e compreensão.

O que Sujata Seita esperava deste ensaio?

O objetivo de Sujata Setia era permitir que essas crianças pudessem viver o mundo mágico da infância. Para isso, a fotógrafa sugeriu realizar as fotos em um local onde meninos e meninas pudessem estar livres e à vontade uns com os outros ou na companhia de simpáticos animaizinhos.

Segundo a fotógrafa, ela pode não ter conseguido solucionar o problema em si. Apesar disso, com certeza, sua sessão de fotos espalhou a consciência sobre esses preconceitos.

Divulgação/Sujata Setia
Divulgação/Sujata Setia

Sujata Setia é uma das fotógrafas em mais rápido crescimento da Inglaterra. Os trabalhos da indiana receberam diversos prêmios, sendo publicados em meios como “Forbes”, “The Daily Mail”, “Good Housekeeping Magazine” e ‘Country Living Magazine”. Saiba mais sobre o trabalho dela em: education.butnaturalphotography.com



This post first appeared on Afronte | Revista Digital, please read the originial post: here

Share the post

Conheça o ensaio de Sujata Setia que retrata crianças e seus cabelos únicos

×

Subscribe to Afronte | Revista Digital

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×