Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

‘Pause’ na carreira, e agora?

(Por Luiza Lunardi)

Em 2020, o mundo ‘parou’ por conta de uma pandemia: marcada por milhares de perdas, essa pausa trouxe também muitas reflexões. Aqui, é possível traçar um paralelo com o mundo da música. Quantas bandas que conhecemos optaram por um hiato na carreira para repensar suas trajetórias? A decisão não é incomum no mundo da música. O mesmo já aconteceu com diversos outros grupos, tanto nacionais, quanto estrangeiros, e a Afronte mostra para você alguns exemplos:

Em novembro de 2019, o mundo do pop rock brasileiro foi surpreendido com o anúncio de que a banda mineira Skank, liderada pelo guitarrista Samuel Rosa, faria uma “pausa” a partir do final deste ano.

Segundo nota oficial, o motivo para a decisão foi a vontade dos músicos de “irem para a praia testarem-se fora da única formação que conheceram desde que se juntaram para fazer um som em 1991”. Ainda de acordo com o comunicado liberado pela assessoria de imprensa, “não teve briga nem nada que pesasse para uma decisão figadal. Somente um desejo por experimentação, por correr riscos e buscar outras formas de realização sem ser como Skank”.

Divulgação Weber Pádua

Por conta do cenário atual, os shows de despedida em diversas cidades ao redor do Brasil foram remarcados e a pausa foi adiada para 2021. Os fãs da banda ganharam até um tempo extra para curtir mais apresentações através de lives.

Racionais MCs

Divulgação Willian Alves

O grupo paulista de rap liderado por Mano Brown declarou pausa em fevereiro de 2018. Na estrada desde 1988, Brown, DJ KL Jay, Edi Rock e Ice Blue decidiram pela separação provisória como forma de se pouparem física e mentalmente. A bomba foi lançada pelo DJ KL Jay, em entrevista à revista “Rolling Stones”.

Na época da publicação, Jay afirmou: “o Racionais está de férias coletivas por tempo indeterminado”. Apesar disso, em novembro do mesmo ano, os quatro rappers voltaram juntos ao palco, em apresentação numa casa de shows de São Paulo.

Após esse reencontro, uma grande turnê de 30 anos de carreira foi anunciada para 2019. O retorno do Racionais mobilizou fãs em todo o Brasil e, desde então, o grupo segue firme e forte.

Banda Uó

Divulgação Jal Vieira

Com sete anos de palcos e milhões de visualizações no YouTube, a Banda Uó, conhecida por ter sido precursora do movimento LGBTQI+ na música brasileira do século XXI, anunciou um hiato por tempo indefinido em outubro de 2017.

A justificativa dada por Mateus Carrilho, Mel Gonçalves e Davi Sabag foi que os três pretendiam seguir caminhos musicais e artísticos diferentes. Antes da separação, o trio goiano lançou um último single e clipe (“Tô na Rua”), e cumpriu com sua agenda de shows até o carnaval de 2018.

Após o anúncio, o grupo só se encontrou nos palcos uma vez mais, em agosto de 2019, no Festival Bananada, em Goiânia, durante show solo de Mateus Carrilho. O cantor iniciou a música “Búzios do Coração”, uma das mais famosas da banda, e Mel e Davi se juntaram a ele em uma surpresa para o público.

5 a Seco

Divulgação Nadja Kouchi

Em abril de 2019, foi a vez do grupo 5 a Seco, formado por Pedro Alterio, Pedro Viáfora, Tó Brandileone, Vinicius Calderoni e Leo Bianchini, anunciar um período longe dos holofotes. A banda tornou pública sua decisão via redes sociais, no mesmo ano em que celebrava dez anos de carreira com seu novo álbum, que foi nomeado “Pausa”.

Ao longo do primeiro semestre do ano passado, os fãs ainda apreciaram shows do quinteto em algumas cidades brasileiras. Isso porque a turnê comemorativa dos dez anos ocorreu mesmo com o aviso prévio. Hoje, na página inicial do website do grupo, um texto explicando o hiato e o último trabalho conjunto se encontra em destaque.

Imagine Dragons

Reprodução Instagram/Christopher Polk

E não é só no Brasil que a pausa faz sucesso no mundo da música. No caso da norte-americana Imagine Dragons, a justificativa dada por Dan Reynolds, vocalista do grupo, foi a necessidade de os membros se conectarem com suas famílias. Em entrevista à rede televisiva CNN, Reynolds afirmou que tanto ele, quanto Wayne Sermon (guitarra), Daniel Platzman (bateria) e Ben McKee (baixo), esperavam “redescobrir o que significa ser um pai, ou um amigo, ou um filho”. A decisão foi divulgada em dezembro de 2019.

Em fevereiro deste ano, o retorno aos palcos já tinha data e local marcados: dia 11 de julho de 2020, durante o Festival de Verão de Quebec, no Canadá. Por conta da pandemia, o evento foi cancelado e a banda seguiu interagindo virtualmente com os fãs: no fim de novembro, eles incluíram no site oficial um link de registro para receber as novidades. Alguns dias depois, a página foi novamente atualizada e uma série de deep cuts incluída.

The Calling

Reprodução Instagram @thecallingmusic

Para finalizar, falamos desta banda que foi sucesso na cena grunge dos anos 2000. A californiana The Calling também decidiu parar os trabalhos em 2005, após o vocalista Alex Band ter sido diagnosticado com mal de Parkinson.

O grupo voltou a se apresentar em 2013, completamente renovado, após a recuperação total do cantor. “Na verdade eu não queria ter tirado uma pausa, fui diagnosticado com Parkinson. Tive uma recuperação milagrosa e, por isso, voltei. Sou um lutador”, declarou Alex, em entrevista recente. Qual das bandas que listamos é a sua favorita? Ou você sentiu falta de alguma? Conta para gente aqui nos comentário.



This post first appeared on Afronte | Revista Digital, please read the originial post: here

Share the post

‘Pause’ na carreira, e agora?

×

Subscribe to Afronte | Revista Digital

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×