Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Da Disney ao Oscar – Produções que trazem a menstruação como protagonista

(Por Carla Juliana Santos)

Mesmo sendo fisiologicamente natural na vida das mulheres, a menstruação ainda é vista como algo “nojento” ou “vexatório”. Muitas delas têm vergonha de uma simples ida à farmácia para comprar absorventes. E quantas meninas, durante a época da escola, não escondiam e/ ou passavam os pacotes de absorventes como se estivessem traficando drogas ilícitas?

Há ainda muitos mitos e crenças sobre o período menstrual. Um estudo global publicado em 2018 pela Sempre Livre, marca da Johnson & Johnson em parceria com a KYRA Pesquisa & Consultoria, buscou trazer os principais estigmas sobre a menstruação. Na pesquisa, 43% das brasileiras indicaram que não andam descalças ou conhecem alguém que não faz isso durante esse período e 31% não lavam o cabelo ou conhecem alguém que evita esta ação durante o ciclo menstrual.

Diante desse panorama, tornaram-se cada vez mais recorrentes produções sobre o tema, ajudando a quebrar o estigma sobre o assunto. Abaixo, trazemos produções que estão revolucionando a história do cinema e trazendo a menstruação para o enredo principal (e para o centro dos debates).

The Story of Menstruation

Foi o pioneiro ao falar sobre menstruação em 1946. Criado a partir de uma parceria entre Disney e a empresa Kimberly-Clark, o curta de 10 minutos “A História da Menstruação” (em tradução livre do inglês) mostra meninas entre a pré-adolescência e a adolescência que estão descobrindo a menstruação. A produção aborda também as atividades elas podem continuar praticando, como exercícios e até mesmo banho.

The History of Menstruation – Reprodução Youtube

O Meu Sangue

É uma produção lusitana, original do RTP Lab, criada por Tota Alves e Victor Ferreira. A minissérie é documental, com 3 episódios de 8 minutos, e visa mostrar diferentes perspectivas sobre a menstruação, incluindo a experiência de pessoas trans. Diversas pessoas, de diferentes idades e culturas, falam abertamente sobre suas experiências com a menstruação e os reflexos dela. “Ao ver que, dentro de várias gerações que ainda estão vivas, há tantas histórias diferentes, achei que era essencial dar a todas elas voz”, disse
a realizadora em entrevista ao jornal português “O Observador”.

O meu sangue – Reprodução Youtube

Nosso Corpo, Nosso Sangue

O documentário da FOX Lab em parceria com a Sempre Livre mostra a trajetória de 5 garotas do Brasil, Argentina, Índia e África do Sul, entre 13 e 19 anos. Apesar de serem de
culturas diferentes, todas enfrentam problemas semelhantes pelo simples fato de serem mulheres, como o desafio da passagem para a vida adulta por meio da descoberta da menstruação.

Nosso Corpo, Nosso Sangue / Reprodução Youtube

Period. End of Sentence

Disponível na Netflix com o nome “Absorvendo o tabu”. Vencedor do Oscar de Melhor Documentário de Curta-Metragem, o curta de 2018 escrito e dirigido por Rayka Zehtabchi.
Mostra como mulheres indianas usam uma nova máquina para criar absorventes higiênicos de baixo custo para ter sua independência financeira e melhorar a questão da higiene feminina em sua aldeia. Além disso, também mostra como elas lidam com o seu período menstrual e com o estigma social que envolve o assunto.

Absorvendo o Tabu – Divulgação Netflix

[td_smart_list_end]



This post first appeared on Afronte | Revista Digital, please read the originial post: here

Share the post

Da Disney ao Oscar – Produções que trazem a menstruação como protagonista

×

Subscribe to Afronte | Revista Digital

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×