Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A força feminina nas séries

(Por Carla Juliana Santos)

Não muito tempo atrás, as séries televisivas eram focadas basicamente em personagens masculinos e traziam a mulher, quase sempre, em um papel indefeso e secundário, como par romântico do protagonista ou envolta tramas que se relacionavam apenas à vida amorosa. Qualquer destaque maior à figura feminina era algo quase inexistente. 

No cenário atual, no entanto, muitas séries têm surgido com mulheres como protagonistas. Trazendo representatividade para uma parcela da população marcada por um passado de discriminações, lutas e dificuldades.

Nada melhor do que propagar a presença feminina, mostrando-a sobre diferentes perspectivas sociais nas produções audiovisuais. Trazendo, assim, personagens bem construídas para além dos estereótipos do gênero.  Confira agora a lista com 5 séries protagonizadas por mulheres e que demonstram toda a força e versatilidade feminina:

Anne With An E

Baseada no livro “Anne de Green Gables”, de 1908, a série conta a história de Anne, uma menina órfã que é adotada por engano por um casal de irmãos que queria um menino para ajudar nos afazeres da fazenda. Percebendo o erro, eles tentam devolvê-la, mas acabam se encantando com a menina que possui uma imaginação muito fértil.

Além disso, aborda temas importantes, como racismo, machismo e homofobia, além de falar sobre conceitos de amizade e amor, tudo de forma delicada e direta.  A série foi cancelada após 3 temporadas e está disponível pela Netflix.

A série ‘Anne with E’ conquistou fãs ao redor do mundo – Crédito: Divulgação/Netflix

The Handmaid’s Tale

Vencedora do Emmy 2017 e do Globo de Ouro 2018, a produção tem como inspiração o livro “O conto da Aia”, de Margaret Atwood. A trama se passa em um futuro distópico marcado por intolerância e repressão: nele, as mulheres perdem sua individualidade e independência e são usadas apenas para fins reprodutivos.

Diante de todo esse caos, June (Elizabeth Moss) luta para se libertar desse sistema e encontrar sua filha, de quem fora separada. A série é exibida pela Hulu, está disponível no Globoplay e vai para a sua 4° temporada.

A série ‘The Handmaid’s Tale’ tem Elizabeth Moss como protagonista

One Day At A Time

Sitcom sobre uma família de imigrantes cubanos vivendo nos EUA, é protagonizada por Penelope (Justina Machado), uma mãe recém-divorciada que mora em um apartamento com sua mãe e seus dois filhos adolescentes.

A série retrata de forma bem descontraída assuntos como sexualidade, xenofobia, machismo e homofobia. Após três temporadas, foi cancelada pela Netflix, mas após muitas campanhas feitas pelos fãs pedindo seu retorno, foi salva pela PopTV e lá estreou sua 4° temporada em 24 de março de 2020.

Bem-humorada, a série ‘One Day At Time’ traz a rotina de uma família comandada por uma mulher

Vis a Vis

Ambientada em uma penitenciária feminina, a série tem como ponto de partida a prisão de Macarena (Maggie Civantos), jovem acusada de cometer quatro crimes fiscais que tem de se adaptar à sua nova vida de presidiária, enquanto sua família procura um jeito de pagar a fiança.

O principal foco da trama são as relações interpessoais entre Macarena e as demais presas, em especial Yolanda (Belén Cuesta), de quem logo se aproxima, e com Zulema (Najwa Nimri, a Alicia Serra de ‘La Casa de Papel’), considerada uma das mais perigosas pelas próprias detentas. A produção traz ainda Alba Flores como Saray.

Cancelada após quatro temporadas, a atração ganhou em julho deste um spin-off, “Vis a Vis: El Oasis”, com 8 episódios e cujo enredo é uma espécie de encerramento da história original. Disponível na Netflix!

A produção espanhola ‘Vis a Vis’ tem um elenco majoritariamente feminino

Euphoria

“Euphoria” acompanha um grupo de estudantes do ensino médio que enfrentam desafios em suas vidas, envolvendo sexo, drogas, traumas e redes sociais.

A série exibida pela HBO, traz Zendaya (“Homem Aranha: De volta ao lar”) no papel principal, como Rue, uma adolescente de 17 anos que precisa lidar com a dependência química. Como protagonista, a atriz de 24 conquistou o Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática e quebrou o recorde de artista mais nova a levar a premiação.

Em sua segunda temporada – confirmada pela HBO, mas ainda sem data de estreia – a atração terá novos personagens e promete prender ainda mais os telespectadores.

Zendaya foi premiada por sua protagonista na série ‘Euphoria’

Bônus: O Gambito da Rainha
Apresentada ao público no formato de minissérie na Netflix, isto é, já com o enredo fechado e, a princípio sem possibilidade de uma segunda temporada, “O Gambito da Rainha” tem como base o livro homônimo do norte-americano Walter Tevis. A trama traz a vida da órfã Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), desde sua infância até a juventude, marcada pela paixão pelo xadrez, esporte no qual se revela um prodígio, e também pelo vício em tranquilizantes.

‘O Gambito da Rainha’ traz Anya Taylor-Joy como protagonista

[td_smart_list_end]



This post first appeared on Afronte | Revista Digital, please read the originial post: here

Share the post

A força feminina nas séries

×

Subscribe to Afronte | Revista Digital

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×