Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Comida de criança? Fotógrafo explora diversidade alimentar em projeto

O que é comida de criança? Dá pra usar o termo para se referir a um único prato em todo o mundo? Essas questões motivaram o fotógrafo norte-americano Gregg Segal no projeto Daily Bread, que virou livro em 2019. A obra, intitulada “Daily Bread: What Kids Eat Around the World”, nos leva a refletir sobre que tipo de alimentação estamos oferecendo às crianças e retrata a realidade de países como Brasil, Malásia, Dubai, Indonésia, França e Estados Unidos. 

Como é de se esperar, alguns itens são característicos, mas um detalhe chamou a atenção não só do artista: alimentos como pães, arroz, doces, industrializados e embutidos estão se tornando cada vez mais comuns. Isso reflete uma característica da globalização, que tende a homogeneizar hábitos e costumes. No entanto, a presença de produtos vendidos por grandes multinacionais surge na maioria das fotos.

As fotos de Segal, além de alertar para a saúde das crianças, permitem observar como a classe social impacta a alimentação destas. Enquanto uns consomem lanches e alimentos menos nutritivos, outros têm mais frutas, verduras e legumes à disposição. Isso não se refere apenas à qualidade na alimentação, mas ao valor atribuído aos produtos como junk food, que são mais caros que os produtos adquiridos em feiras. 

Confira algumas das fotos abaixo:

Kawakanih Yawalapiti foi fotografado em 19 de agosto de 2018, aos nove anos de idade. Vive na região do Alto Xingu, no Mato Grosso, Brasil em uma reserva que pode ser vista do espaço, mas está ameaçada pela exploração ilegal de madeira e pela expansão do agronegócio. Sua língua-mãe também corre riscos. A dieta de Kawakanih é composta principalmente de peixe, mandioca, mingau, frutas e nozes.

Meissa Ndiaye, 11 anos, vive em Dakar, no Senegal. Fotografado em 30 de agosto de 2017, divide um quarto de solteiro com seu pai, mãe e irmão. Sua dieta inclui carne de cabra, mingau, pão francês recheado com espaguete, ervilhas ou batatas fritas.

Rosalie Durand, de 10 anos, vive em Nice, na França. Foi fotografada em 18 de agosto de 2017 e vive meio período com sua mãe e meio período com seu pai desde a separação destes. Sua dieta é bastante saudável e composta por peixe fresco, como sardinha, crepes, saladas e lentilhas com linguiça. 

Anchal Sahani é de Chembur, Mumbai, na Índia, e foi fotografada em 11 de março de 2017 aos 10 anos de idade. Mora com seus pais e dois irmãos em uma pequena cabana de lata em um canteiro de obras no subúrbio de Mumbai. Sua dieta é composta por curry de quiabo e couve-flor, lentilhas e roti.

Beryl Oh Jynn, oito anos, é de Kuala Lumpur, Malásia. Foi fotografada em 25 de março de 2017 e vive em um condomínio tranquilo com seus pais e dois irmãos. Beryl gosta de mingau, bolo, espaguete com molho carbonara, bok choy e espinafre. A menina não tem permissão para beber refrigerantes e detesta gengibre.

Greta Moeller mora em Hamburgo, na Alemanha e foi fotografada aos sete anos em 11 de agosto de 2017. Com ela, vivem sua mãe e irmã mais nova. Palitos de peixe com purê de batatas e molho de maçã são sua comida favorita, mas detesta pudim de arroz. 

Altaf Rabbal DLove Bin Roni foi fotografado em 26 de março de 2017 aos seis anos de idade. Morador de Gombak, na Malásia, vive em uma pequena vila de cerca de 30 famílias nos arredores de Kuala Lumpur. Sua dieta inclui manga, rambutan, mangostão, espetinhos de frango e de carne feitos por seu pai. O prato é temperado com gengibre e ervas e assado em fogo de carvão, sendo servido com pepino fatiado e frio. Altaf também gosta de um molho picante feito com amendoim moído, pasta de pimentão, alho e erva-cidreira, além de gostar de vegetais crus e folhosos. O menino evita picles e demais alimentos azedos.

Davi Ribeiro de Jesus, 12 anos, vive em Brasília, no Brasil. Fotografado em 18 de agosto de 2018, mora com seu pai, madrasta e três irmãos numa casa com um quarto na favela de Santa Luzia. Sua dieta é composta por feijão, arroz e, por vezes, carne de porco, além de pipoca doce. O menino tem um gosto variado e come quase qualquer coisa, menos leguminosas amargas. Ele sabe cozinhar ovos fritos, mingau e massas.

Produtos alimentícios ricos em sal e açúcar podem viciar o paladar e impedir o desenvolvimento de hábitos saudáveis, como o consumo de verduras, legumes, frutas. O projeto de Gregg Segal reforça a ideia de que optar por produtos mais naturais para compor a dieta infantil significa investir na saúde das crianças. E você, o que consome? E qual papel desempenha na alimentação dos pequenos que convivem com você?



This post first appeared on Afronte | Revista Digital, please read the originial post: here

Share the post

Comida de criança? Fotógrafo explora diversidade alimentar em projeto

×

Subscribe to Afronte | Revista Digital

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×