Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Crítica: ‘O Homem das Cavernas’ conta história leve, com mensagem poderosa

Juntando a Idade da Pedra com a Idade do Bronze, O Homem das Cavernas consegue fazer uma crítica social discreta à exploração de minérios ao contar uma história leve e com uma mensagem poderosa. O longa é uma animação britânica dirigida por Nick Park (“Wallace e Gromit”, “A Fuga das Galinhas”), e escrito por James Higginson e Mark Burton (“Shaun: O Carneiro”, “Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais”, “Madagascar”). O filme se passa durante o início dos tempos, e narra a história de Doug e sua tribo, que foram expulsos de seu vale por um exército da Idade do Bronze que quer tomar posse da área para explorá-la. A tribo é forçada a abandonar a única coisa que conhece como lar para ir morar nas terras vulcânicas do lado de fora.

A forma que Doug encontra de recuperar o seu vale é desafiando o time de futebol dos invasores, conhecido por sua excelência. Se eles ganharem, recuperam o vale, mas, se perderem, vão passar o resto de suas vidas trabalhando nas minas.

Essa comédia, embora possa ser considerada um pouco infantil demais, superou minhas expectativas. Acho importante destacar que O Homem das Cavernas parece ter sido escrito pensando somente em seu público alvo de crianças, e não tanto no entretenimento dos pais, algo que também é necessário levar em consideração pois crianças nunca vão ao cinema sozinhas. No entanto, o filme é extremamente dinâmico, interessante, e o tempo passou rapidamente, mostrando como a história envolve o espectador. Com uma mensagem muito bonita de amizade e trabalho em grupo, o longa mostra que, com a união, tudo é possível. Mesmo que o outro time aparente ser superior devido à sua experiência e ao seu talento, os integrantes são vaidosos e, por pensar que são superiores a todos seus colegas, não têm o mesmo espírito de equipe que a tribo. Além de estar falando sobre um tópico que o brasileiro conhece e gosta bastante, o futebol, o filme tem a mensagem da importância do trabalho em equipe.

Também vale destacar o trabalho envolvido na produção, já que a animação foi feita com um estilo diferente das que são feitas atualmente. O Homem das Cavernas é um stop motion feito pelo estúdio britânico Aardman, especializado nessa técnica. Mesmo que eu não seja a maior fã deste estilo, é necessário apreciar o tanto de trabalho envolvido em fazer uma animação assim, já que o stop motion significa que são tiradas centenas de fotos do mesmo objeto para criar cada quadro da animação, movendo-o minimamente de uma foto para outra, para conseguir simular o movimento. O processo é bem demorado e o produto final é bastante satisfatório, especialmente a veracidade das cenas na floresta.

O filme serve como entretenimento, mas ao mesmo tempo consegue fazer uma crítica social e passar uma mensagem forte aos pequenos telespectadores. Lançado em janeiro no Reino Unido, O Homem das Cavernas chega ao Brasil nesta quinta-feira (5).

Texto: Dominique Ellis

O post Crítica: ‘O Homem Das Cavernas’ conta história leve, com mensagem poderosa apareceu primeiro em Afronte.



This post first appeared on Afronte | Revista Digital, please read the originial post: here

Share the post

Crítica: ‘O Homem das Cavernas’ conta história leve, com mensagem poderosa

×

Subscribe to Afronte | Revista Digital

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×