Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“Blacklands Sertão” – vestígios de uma modernidade

A migração da população rural para as grandes Cidades é responsável pela drástica diminuição populacional das áreas agrícolas do Brasil nos últimos 50 anos. Felipe Fittipaldi é um fotógrafo carioca que retrata peculiaridades desse processo em regiões rurais isoladas durante os últimos anos: a preponderância de jovens movendo-se para as cidades e o conseguinte latente envelhecimento populacional.

A cultura do consumo e da tecnologia das cidades atrai principalmente a população mais nova, que busca novas perspectivas de vida, mesmo em áreas periféricas aos centros urbanos e em condição de marginalização. A série “Blacklands Sertão” trata de um estilo de vida remanescente de regiões semiáridas do Brasil, que permanecem resistentes à incorporação da atividade moderna. Mas, enfrentam, mais do que nunca, o isolamento, ao se separarem de familiares e amigos que participam desse êxodo juvenil.

Julio Leite Guimarães, 72, mora sozinho e trabalha na terra que pertenceu a seu bisavô, na cidade de Barriguda, Bahia.

O programa “luz para todos” criado pelo governo em 2003 permitiu a chegada de novas tecnologias, como aparelhos de televisão e celulares, que contribuíram para transformação cultural da população mais jovem.

Os burros, uma mão de obra essencial no trabalho dos habitantes do sertão. Agora, 85% estão abandonados, o que revela o fim de uma cultura de relação do homem com o animal.

Conceição Dos Santos e sua filha deixaram a área rural do interior para viver na periferia de uma cidade pequena chamada Xique-xique, na Bahia.

Pedro Oliveira dos Santos vive sozinho em uma casa sem água encanada ou eletricidade. Todos os seus nove filhos emigraram para as cidades.

Texto: Eduarda Pillar

O post “Blacklands Sertão” – vestígios de uma modernidade apareceu primeiro em Afronte.



This post first appeared on Afronte | Revista Digital, please read the originial post: here

Share the post

“Blacklands Sertão” – vestígios de uma modernidade

×

Subscribe to Afronte | Revista Digital

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×