Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Teste de gravidez de farmácia: quando fazer?

Se você está tentando realizar o sonho da maternidade, bem sabe o quanto um atraso na menstruação pode gerar uma grande ansiedade. A boa notícia é que o teste de gravidez de farmácia pode acabar com a sua dúvida em apenas alguns minutos. Prático e acessível, ele pode ser comprado sem prescrição médica e ser realizado em casa sem nenhuma dificuldade. 

Mas, com quantos dias de Gravidez o Teste de farmácia dá positivo? O dispositivo é confiável? Como funciona? Como fazer o teste? No artigo a seguir você vai encontrar a resposta para essas e muitas outras perguntas. Vale a pena ler até o final!

Como funciona o teste de gravidez de farmácia?

O teste de gravidez de farmácia é um dispositivo que detecta a presença do hormônio HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) na urina da mulher. Vale a pena destacar que esse hormônio é produzido pela placenta e portanto, só se faz presente quando a mulher está grávida.

O teste de farmácia pode ser encontrado em marcas e formatos diferentes. Independentemente do formato, o dispositivo possui duas tiras, uma que indica que o teste está funcionando e outra, que só é ativada quando os anticorpos presentes na fita encontram o hormônio HCG na urina.

Como fazer

Alguns testes de gravidez acompanham um coletor de urina, enquanto outros possuem uma ponta que é colocada em contato direto com o jato, ou seja, dispensam o uso do potinho. 

Para obter um resultado mais confiável, recomenda-se aguardar o atraso menstrual e fazer o teste de gravidez com a primeira urina da manhã. Isso porque em ambos os casos a concentração do hormônio é maior, o que diminui consideravelmente as chances de um resultado falso.

Cada fabricante possui suas recomendações para a realização do teste, por isso, é muito importante ler a bula do dispositivo antes de fazer o exame. Mas, geralmente os testes apresentam seus resultados após 3 minutos. E por mais que isso pareça uma eternidade para você, é preciso esperar pacientemente o tempo indicado nas instruções do seu teste!

Com quanto tempo dá para saber se a mulher está grávida?

De acordo com especialistas, é possível identificar uma gravidez a partir do 10º dia de fecundação do óvulo, já que é a partir dessa data que o hormônio HCG começa a ser produzido. Apesar disso, o indicado é fazer o teste de gravidez de farmácia após o atraso da menstruação, pois ele é menos sensível para detectar o hormônio.

Teste de gravidez de farmácia é confiável?

Conforme pontuamos anteriormente, o teste de gravidez de farmácia possui anticorpos que reagem em contato com o hormônio HCG presente na urina da mulher. Então sim, o dispositivo é confiável e desde que você siga à risca as recomendações do fabricante, terá grandes chances de obter um resultado 99% seguro.

O falso-negativo e o falso-positivo

Embora confiável, o teste de gravidez de farmácia nem sempre funciona. Mas por que isso acontece? Na verdade, vários motivos podem levar a um resultado falso-positivo ou falso-negativo.

Uma das principais causas para um falso-negativo, por exemplo, é a baixa concentração do hormônio HCG no organismo. Isso pode acontecer caso o teste seja realizado precocemente (antes do atraso menstrual) ou caso a urina utilizada não seja a primeira da manhã. 

Por outro lado, existem patologias que estimulam a produção do hormônio HCG no organismo, mesmo que a mulher não esteja grávida. Nesse caso, o diagnóstico é falso-positivo.

Teste de gravidez com coloração fraca

Na prática, a cor das duas linhas, riscas ou listas só é liberada quando existe a presença do hormônio HCG na urina. Então, mesmo que a segunda linha se apresente mais fraca, é possível que você esteja grávida.

Contudo, você pode tirar essa dúvida repetindo o teste após 3 dias ou realizando o exame de sangue, o Beta HCG. Ele é barato, não requer pedido médico e, dependendo do laboratório, fica pronto no mesmo dia.

Sinais de uma possível gravidez

Ainda em dúvida se está grávida? Alguns sintomas são característicos de gravidez e podem indicar que tem um bebê a caminho. Entre os mais comuns destacam-se:

  • Cansaço e indisposição física;
  • Alterações de humor;
  • Sensibilidade e aumento dos seios;
  • Cólica abdominal leve;
  • Enjoos, principalmente na parte da manhã;
  • Pequeno sangramento vaginal;
  • Azia;
  • Olfato e paladar mais apurado;
  • Vontade de fazer xixi com frequência.

Cabe ressaltar que nem sempre uma gestação vem acompanhada de sintomas. E ainda que eles apareçam, não significa que você esteja de fato grávida. Até mesmo porque o fator psicológico e a ansiedade também podem desencadear essa explosão de sensações. Nesse contexto, um teste de gravidez de farmácia e a consulta com um ginecologista ou obstetra podem ser bem úteis para confirmar ou não a gravidez e assegurar a sua saúde.  

O que fazer após inúmeros resultados negativos? A reprodução assistida pode ser a solução

De fato, um resultado negativo pode ser muito frustrante, principalmente se você está tentando engravidar. Mas a boa notícia é que você não precisa perder as esperanças, mesmo que o seu relógio biológico da reprodução esteja no limite. Com os tratamentos de reprodução humana da atualidade você pode formar a sua família, seja qual for a sua idade.

Na Fertilidade.org, a clínica de reprodução assistida do Instituto Amato, você tem acesso aos melhores tratamentos de infertilidade possíveis, como Fertilização In Vitro (FIV), Inseminação Intra-uterina (IIU), Congelamento de Óvulos, Inseminação Artificial entre muitos outros. Todas as técnicas são indicadas e conduzidas por profissionais altamente especializados, para que você consiga realizar o sonho da maternidade.

Muito mais que uma clínica de reprodução humana, a Fertilidade.org é uma empresa que há mais de 37 anos cuida da saúde da mulher. Além dos tratamentos para infertilidade, realizamos também consultas médicas, exames de ultrassonografia ginecológica e obstétrica, exames de Papanicolau, colocação de DIU entre outros procedimentos minimamente invasivos. 

Quer saber mais sobre a equipe Fertilidade.org e tudo o que ela pode fazer pela sua saúde e bem-estar? Então acesse o nosso site, conheça os nossos tratamentos e marque a sua consulta.

O post Teste de gravidez de farmácia: quando fazer? apareceu primeiro em Amato.



This post first appeared on Amato | Instituto De Medicina Avançada, please read the originial post: here

Share the post

Teste de gravidez de farmácia: quando fazer?

×

Subscribe to Amato | Instituto De Medicina Avançada

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×