Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

6 áreas de excesso de pele ao perder peso: Ex-obeso

Nos tempos atuais, a maioria da população (51%) está acima do peso ideal, sendo que a obesidade  atinge 18%  da população. A obesidade é um fator de risco para diversas doenças, principalmente diabetes e hipertensão. Com o objetivo de combater essa doença e melhorar a qualidade de vida desses pacientes, além de introdução de dietas, mudança de hábito, e medicações, a cirurgia bariátrica vêm crescendo, assim como os pacientes que conseguiram vencer essa etapa e emagreceram.
Pacientes que tiveram grandes perdas ponderais dificilmente conseguem estabilizar no peso ideal sem sequelas, pois a pele já não tem elasticidade e, portanto, não consegue acompanhar esse emagrecimento. Fica em excesso em muitas partes do corpo, sendo um novo problema para esses indivíduos. 
A cirurgia plástica é essencial na abordagem desses pacientes, principalmente para preservar um contorno corporal mais harmônico, assim como reconstruir deformidades, melhorando a qualidade de vida e trazendo mais conforto ao paciente, mas, infelizmente, são cirurgias que não são isentas de cicatrizes.
As principais regiões que precisam de cirurgia são:
Abdome

  • O abdome é, sem dúvida, a região mais acometida pelo acumulo de pele. Conhecido como abdome em avental, a sua correção é uma das poucas cirurgias nesses pacientes que pode ser coberta pelos planos de saúde.  A dobra do abdome sobre ele mesmo pode até causar infeções bacteriana, candidíase, escoriações, odor fétido, etc. O abdome pode apresentar hernias abdominais e diástases.
  • A cirurgia pode ser feita em carater higiênico nos casos em que houve perda de peso, porém não suficente, mas com sinais de infeção, escoriações, odor, ou quando tiver grandes hérnias
  • Pode ser realizado a abdominoplastia clássica ou em âncora.

Mamas

  • O tratamento das mamas depende do volume, tamanho e excesso de pele. 
  • Em mamas muito volumosas pode ser realizado apenas a mamoplastia redutora.
  • Em mamas com ptose (ou seja, caídas), deve ser realizado a mastopexia e dependendo do volume desejado pode ou não ser colocado um implante mamário (protese de silicone) 
  • Em homens pode apresentar a ginecomastia que é o aumento da mama as custas do aumento da glândula mamária, ou a pseudoginecomastia que é o aumento das mamas sem aumento de glandula mamária. O tratamento varia conforme cada caso, podendo ser realizado adenectomia,e/ou lipoaspiração, e/ou ressecção de pele

Braços

  • Para tratar o excesso de pele nos braços a cirurgia preconizada é a braquioplastia, em que a cicatriz final fica ao longo do braço e na axila, ressecando pele. Existem opções com cicatrizes reduzidas que ficam escondidas nas axilas,  mas o resultado pode ser insatisfatório.
  • Pode ser associado a lipaspiração na mesma região, com diminuição da gordura nessa região.

Coxas

  • A cirurgia que trata o excesso de pele na região da coxa, prinicpalmente na face medial (parte de dentro), é a cruroplastia, a cicatriz pode ser vertical, obliqua no sentido da raiz da coxa, ou ter um formato em "L" invertido, havendo outras variações tecnicas e muitas vezes está associada a lipoaspiração dessa região

Dorso

  • O tratamento do excesso de pele e gordura no dorso é chamado de torsoplastia, pode ser tratado também em uma abdominoplastia circunferêncial, continuando a cicatriz da abdominoplastia.

Gluteo

  • A região glutea sofre principalmente queda, a sua suspensão pode ser realizada associada a torsoplastia, com preenchimento gluteo com tecido do dorso, ou até mesmo com a colocação de implantes de silicone.

 
Autor: Dr Fernando Amato

plástica
obesidade
cirurgia


This post first appeared on Amato | Instituto De Medicina Avançada, please read the originial post: here

Share the post

6 áreas de excesso de pele ao perder peso: Ex-obeso

×

Subscribe to Amato | Instituto De Medicina Avançada

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×