Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

As IDF evacuaram com sucesso quase 1 milhão de pessoas de Rafah em duas semanas

De acordo com as FDI, cerca de 30 a 40 por cento de Rafah está agora sob controle das FDI, enquanto 60 a 70 por cento da cidade foi completamente evacuada.

Palestinos deixam suas casas em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, 8 de maio de 2024 Abed Rahim Khatib/Flash90


As Forças de Defesa de Israel (IDF) evacuaram com sucesso aproximadamente 950.000 civis palestinos de Rafah, na Faixa de Gaza, em apenas duas semanas desde 6 de maio, revelaram os militares na segunda-feira. 

Esta evacuação em grande escala fez parte das operações militares israelitas em curso destinadas a desmantelar o controlo do Hamas na região.

De acordo com as FDI, cerca de 30 a 40 por cento de Rafah está agora sob o controlo das FDI, enquanto 60 a 70 por cento da cidade foi completamente evacuada. Os restantes civis, estimados em 300.000-400.000, estão concentrados perto da área de Tel al-Sultan, ao longo da costa de Gaza.

Esta evacuação foi conseguida apesar das previsões anteriores dos EUA de que um movimento em grande escala não poderia ser realizado sem baixas significativas ou num período de tempo prolongado de cerca de quatro meses. A maioria dos evacuados mudou-se para a região noroeste de al-Muwasi, com um número menor de pessoas deslocando-se para o centro de Gaza e Khan Yunis.

As FDI relataram progressos significativos nas suas operações militares. 

Ataque aéreo israelense em Rafah, 7 de maio de 2025. Abed Rahim Khatib/Flash90

Apesar de enfrentarem a resistência dos quatro batalhões do Hamas em Rafah, as forças israelitas conseguiram apanhá-los de surpresa. 

A resistência inicial foi mais unificada, mas parece que os batalhões estão agora a dispersar-se, a fugir ou a preparar-se para uma guerra de guerrilha numa fase posterior. Existe a possibilidade de o Hamas montar uma resistência mais forte na área de Tel al-Sultan.

Atividade operacional da IDF no leste de Rafah, Gaza, 15 de maio. Porta-voz da IDF

Além disso, as FDI obtiveram o controlo da maior parte do Corredor Filadélfia ao longo da fronteira egípcia, uma área crucial para as operações de contrabando de armas do Hamas. Muitos túneis transfronteiriços foram destruídos, embora o número exato de túneis restantes ainda seja desconhecido.

Apesar da insatisfação do Egipto com a operação Rafah e com o encerramento da passagem de Rafah para ajuda humanitária, as relações militares entre Israel e o Egipto permanecem estáveis. 

Tanques das FDI entram no lado palestino da fronteira de Rafah, cruzando Porta-voz das FDI

Não houve incidentes violentos entre os dois lados e apenas um número mínimo de palestinianos atravessou a fronteira para o Egipto, respondendo a uma das principais preocupações do Cairo.

As IDF também notaram que não estão disponíveis atualizações significativas sobre os reféns detidos em Rafah ou sobre o paradeiro do chefe de Gaza, Yahya Sinwar. É possível que os reféns e Sinwar tenham sido retirados de Rafah durante o grande êxodo civil.



This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

As IDF evacuaram com sucesso quase 1 milhão de pessoas de Rafah em duas semanas

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×