Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Autoridades libanesas implicam Mossad no assassinato de financiador do Hamas

 O corpo de Sarur Foi Descoberto na última terça-feira em Beit Mery, no Líbano, com vários ferimentos de bala.

Mohammad Sarur De acordo com a lei 27a de Israel

As autoridades libanesas apontam o dedo à agência de inteligência israelense Mossad pelo assassinato de Mohammad Sarur, um libanês acusado de canalizar fundos do Irã para o Hamas. 

O corpo de Sarur foi descoberto na última terça-feira em Beit Mery, no Líbano, com vários ferimentos de bala.

O Ministro do Interior, Bassam Mawlawi, sugeriu na TV Al-Jadeed que os serviços de inteligência provavelmente estavam por trás do assassinato, com implicações dirigidas ao Mossad. “De acordo com os dados que temos até agora, [o assassinato] foi perpetrado pelos serviços de inteligência”, afirmou Mawlawi, afirmando que a Mossad era de facto a agência implicada.

Mohammad Sarur foi sancionado pelo Tesouro Dos Eua em 2019 por supostamente facilitar transações financeiras no valor de “dezenas de milhões de dólares” da Guarda Revolucionária do Irão para o Hamas através do Hezbollah do Líbano.

A guerra em curso entre o Hamas e Israel, que eclodiu em 7 de outubro, alimentou especulações em torno da morte de Sarur. 

Um funcionário judicial libanês e uma fonte de segurança, falando anonimamente, indicaram que o envolvimento da Mossad era provável. A investigação preliminar sugere que a Mossad orquestrou o assassinato, empregando agentes locais e sírios para atrair Sarur para o local em Beit Mery.

Soldados do Hezbollah no Líbano AP Photo/Hussein Malla

De acordo com o oficial de segurança, os agentes do Mossad limparam todas as impressões digitais do local e utilizaram armas silenciadas. Embora as provas iniciais apontem para o envolvimento da Mossad, a investigação continua, com as autoridades a recolher dados, incluindo registos de comunicações.

A declaração do Tesouro dos EUA vinculou Sarur à facilitação de transferências de dinheiro entre a Guarda Revolucionária e o Hamas, operando através dos canais do Hezbollah. A ligação de Sarur ao banco sancionado do Hezbollah, Bayt al-Ma, também foi destacada.

Este não é o primeiro caso de suspeita de actividade da Mossad no Líbano. Em Janeiro de 2019, o exército libanês prendeu um indivíduo que se acredita ser um agente da Mossad em conexão com uma tentativa fracassada de assassinar um oficial do Hamas no sul do Líbano no ano anterior.




This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

Autoridades libanesas implicam Mossad no assassinato de financiador do Hamas

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×