Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Fotógrafo apresenta fotos de mulheres soldados israelenses com armas de forma não objetiva

Rotem Itzhari fotografa Mulheres soldados israelenses em seu estilo único, em contraste com a maneira sexista como as mulheres e as armas são frequentemente retratadas; ela se concentra na tensão entre a suavidade feminina e as máquinas de matar que elas possuem enquanto recebe respostas mistas. Nos últimos cinco anos, a fotógrafa Rotem Itzhari tem trabalhado em uma série de fotografias de mulheres soldados israelenses fotografadas em vários locais do país, vestidas e segurando rifles M-16. Recentemente, ela postou diversas fotos inéditas, criando uma tensão constante entre o olhar das mulheres e as máquinas de guerra que elas seguram. No futuro, Itzhari espera exibi-los em uma exposição na Itália.

Ao longo dos anos, os fotógrafos associaram o corpo feminino às armas, criando fotos que objetificam as mulheres, indicando a ligação entre as armas fálicas e as mulheres fotografadas como vistas com a modelo israelense Orin Julie. Um exemplo excepcional é uma bela e provocante foto de Helmut Newton, que durante uma de suas visitas a Israel na década de 1990, fotografou o jovem modelo Kim Iglinsky (um dos israelenses mais bem-sucedidos do mundo radicado nos Estados Unidos), segurando um Fuzil M16 e biquíni preto, tendo como fundo as paisagens do Mar Morto, com insígnias das FDI e mochilas colocadas a seus pés.
9Veja a galeria
Projeto Mulheres Soldadas Combatentes
( Foto Rotem Itzhari )
( Foto: Rotem Itzhari )
Itzhari (43) começou a trabalhar no projeto há cerca de cinco anos, quando morava em Bet Shemesh. Ela compartilhou que estava se recuperando de um desgosto que partiu seu coração em pedaços e buscou um novo projeto na época. “As melhores coisas surgem da dor e da dificuldade”, disse ela. Embora não tenha estudado fotografia de forma ordenada, nos últimos vinte anos fotografou projetos documentais, como fotografar mulheres da sociedade ultraortodoxa em Jerusalém ou mulheres idosas no Mar Morto.
Projeto Mulheres Soldadas Combatentes
( Foto: Rotem Itzhari )

Projeto Mulheres Soldadas Combatentes
( Foto: Rotem Itzhari )
Seu projeto atual de mulheres soldados combatentes é mais relevante do que nunca. Apesar das alegações dos políticos de que as mulheres não são fisicamente capazes de serem soldados combatentes, muitas delas demonstraram coragem na actual guerra em Gaza. “As mulheres podem fazer qualquer coisa. Não apenas no exército, em geral”, diz Itzhari. "E você não precisa dessas fotos para saber disso. Nem agora e nem antes de 7 de outubro. Talvez se eles tivessem ouvido os avisos das mulheres soldados, toda a guerra pudesse ter sido evitada."
Projeto Mulheres Soldadas Combatentes
( Foto: Rotem Itzhari )
( Foto: Rotem Itzhari )
Segundo ela, o projeto atual começou com uma visão. “Vi em minha imaginação uma garota de pele clara, quase translúcida, caminhando em praias de areia fofa, com um rifle M16 pendurado nela”, diz Itzhari. Ela começou a procurar mulheres soldados por meio de amigos e de um anúncio que postou no Facebook.
“Procurava mulheres bonitas,, suaves e delicadas”, enfatizou ela, “e aos poucos, mas com segurança, também criei fotos de uniformes: fotos na natureza, principalmente perto da residência das mulheres, vestidas com peças de segunda mão em um estilo romântico estilo que comprei em brechós Haredi em Bet Shemesh ou em meu guarda-roupa particular. Aluguei as armas em um armazém gigante de equipamentos. No início, usei armas falsas, mas depois só fotografei armas reais.
( Foto: Rotem Itzhari )

Projeto Mulheres Soldadas Combatentes
( Foto: Rotem Itzhari )
Nos últimos cinco anos, Yitzhari fotografou 16 mulheres soldados diferentes, com idades entre 20 e 30 anos, algumas das quais ainda estão no serviço militar, outras na reserva. Por exemplo, ela fotografou Amit, vestida com um vestido maxi florido, um rifle M16 pendurado no ombro e uma coroa de flores tecida no cabelo, na praia.
Em outra foto, dentro de uma antiga caverna de pedra, a mulher olha para o espectador, usando um vestido rosa, expondo os ombros e segurando uma arma com as duas mãos. E também está Alex, com olhos de aço, abraçando um curto M-16 perto do peito.
( Foto: Rotem Itzhari )
Até o momento, Itzhari não expôs o projeto na íntegra e as reações que recebeu foram confusas. Recentemente, ela tentou interessar a revista francesa Marie Claire para divulgar o projeto, mas obteve resposta negativa. “É um projeto polêmico porque lembra os militares e nem todo mundo se conecta a ele ou o interpreta de uma forma não militarista. Suponho que será difícil para mim publicá-lo hoje no mundo com o discurso atual”, ela disse.


This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

Fotógrafo apresenta fotos de mulheres soldados israelenses com armas de forma não objetiva

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×