Nissan era um homem rico que morava em Yargin, uma pequena cidade perto de Pressburg, capital da Eslováquia. Quando mais jovem, ele foi aluno da famosa yeshivá de Pressburg. Ele e sua esposa já eram casados há muitos anos, mas ainda não haviam sido abençoados com filhos. Quando, finalmente, um filho lhe nasceu em 5583 (1823), não foi surpresa ele homenagear seu antigo professor, o estudioso de renome mundial conhecido como Chatam Sofer, convidando-o para realizar a circuncisão.

Infelizmente, o brit milá teve que ser adiado por causa da saúde debilitada do bebê. Só algumas semanas depois foi anunciado que aconteceria em ... Purim!

No brit, o Chatam Sofer brilhava com “luz, felicidade, alegria e honra”. Se foi a alegria de Purim, a felicidade de seu aluno ou uma combinação de ambos, ninguém sabia. Depois de acabar de realizar o brit, quando mergulhou o dedo no vinho para colocar uma gota na boca do bebê (conforme o costume), ele levantou a voz e gritou bem alto a expressão talmúdica, Nichnas yayin, yatza sod - “Quando entra o vinho, segredos vêm à tona”.

O bebê recebeu um nome apropriado para um brit realizado em Purim: Baruch Mordechai, que significa "abençoado seja Mordechai", do parágrafo recitado após a leitura da meguilá.

A criança cresceu. Em tenra idade, ele já se destacava em caráter e observância religiosa. No entanto, para grande angústia de seus pais, sua capacidade de compreender a Torá não estava à altura. Quando menino, ele não parecia diferente de seus colegas da mesma idade; mas depois de seu bar mitsvá, quando ingressou na famosa yeshivá de Pressburg era perceptível que ele estava tendo grandes dificuldades nos estudos. Na verdade, ele foi muito diligente. Permanecia sentado absorto nos livros sagrados de manhã à noite. Mas sempre que lhe pediam para repetir ou explicar alguma coisa, ele não conseguia responder e só conseguia ficar sentado em silêncio.

Seus colegas menos sensíveis gostavam de zombar dele por este motivo. Certa vez, quando ele saiu da classe por alguns minutos, eles trocaram o volume do Talmud por um sobre outro assunto, deixando-o aberto no mesmo número da página em que ele estava. Quando ele voltou ao seu lugar, ele não pareceu notar a diferença.

Quando Baruch Mordechai completou dezoito anos, o filho do Chatam Sofer, conhecido como Ketav Sofer (que sucedeu seu pai recentemente falecido como Rosh yeshive, diretor da yeshivá) aconselhou os pais de Baruch Mordechai a enviá-lo para a Terra de Israel. Talvez ali, onde “o ar da Terra Santa dá sabedoria”, seus estudos prosperassem.

Seus pais decidiram fazer isso. Eles esperavam que isso também lhe permitisse fazer uma boa combinação.

Baruch Mordechai chegou a Jerusalém com uma carta de recomendação do Rabino Shraga Feldheim, mashguiach (supervisor de estudo) em Pressburg, que dizia que ele “é verdadeiramente piedoso, reza com grande devoção e que seu desejo de aprender a Torá é sincero e enorme”.

Um dos líderes acadêmicos da comunidade de Jerusalém da época, Rabino Yeshaya Bardaki, “adotou” Baruch Mordechai, preocupando-se com todas as suas necessidades. Ele ficou impressionado com o caráter excelente e a piedade do jovem, mas não conseguia entender como alguém que não fez nada além de estudar diligentemente a Torá durante toda a vida poderia ter retido tão pouco.

Quando Baruch Mordechai completou vinte anos, o rabino Bardaki encontrou uma noiva para ele: uma moça simples, de uma boa família de Jerusalém, que não se importaria com o fato de seu marido ser um ignorante.

Vários anos após o casamento, Baruch Mordechai começou a trabalhar como carregador de água. Ele foi extremamente honesto e, como resultado, rapidamente se tornou muito popular. Todo Rosh Chodesh (primeiro dia do mês), ele entregava água gratuitamente aos seus clientes regulares; ele temia que durante o mês anterior a água pudesse ter derramado, embora ele cobrasse por baldes cheios.

Por mais de quarenta anos, Baruch Mordechai trabalhou arduamente na profissão que escolheu, o tempo todo com espírito alegre e com gratidão a D'us por sua sorte. Ele teve uma satisfação especial em servir aos muitos estudiosos da Torá dentro dos muros de Jerusalém; ele considerou isso um grande mérito e recusou-se a aceitar o pagamento deles. Ele ficou angustiado porque o grande erudito Rabino Yehudah Leib Diskin se recusou a tirar água dele. “Não posso permitir-me ser servido por pessoas como Reb Baruch Mordechai”, dizia ele – mas recusava-se a explicar suas palavras.

Em Purim de 5653 (1893), na hora da refeição festiva, a maioria dos chassidim e notáveis da Cidade Velha de Jerusalém aglomeraram-se, como todos os anos, na casa do Rabino Schneur Zalman Fradkin de Lublin, o célebre autor do livro acadêmico Torat Chessed. A atmosfera era excepcionalmente alegre, mesmo para uma celebração de Purim. Todos estavam constantemente em erupção em canções e danças animadas, e havia um fluxo constante de vinho e palavras sábias.

De repente, Baruch Mordechai gritou para o anfitrião em voz alta, do meio dos chassidim oscilantes: “Rebe! Hoje fazem exatamente setenta anos desde o meu brit.”

Todos sorriram com tolerância, imaginando que tal explosão do simples carregador de água só poderia ser resultado de todo o vinho de Purim que ele havia bebido.

“Nesse caso”, respondeu o rabino Schneur Zalman, “você merece uma medida extra grande de l'chaim.

Imediatamente, um grande copo com um vinho forte especial foi servido e passado a Baruch Mordechai, que rapidamente o bebeu conforme ordenado. E teve um efeito imediato. O idoso carregador de água começou a cantar e dançar energicamente.

A reação do sábio foi surpreendente. Ele olhou para Baruch Mordechai e gritou para a multidão: “Seria bom se vocês parassem de brincar e honrassem a assembleia sagrada com algumas palavras fortes de halachá e agadá (lei e tradição da Torá).”

De repente houve silêncio. O olhar de todos mudou em divertida antecipação para o embriagado Baruch Mordechai, enquanto ele subia para ficar em pé na mesa e começava a falar. Mas então, todos os sorrisos lentamente deram lugar a olhares arregalados de espanto quando penetrou em seus ouvidos que o carregador de água estava discursando com entusiasmo sobre tópicos acadêmicos de Purim, e salpicando suas palavras com citações eruditas do tratado Meguilá do Talmud e uma variedade de midrashim e obras da lei judaica. E ele derramava suas palavras sem parar! Na verdade, se o vinho forte não tivesse finalmente cobrado o seu preço, parecia que ele poderia ter continuado indefinidamente.

Mesmo antes do fim da festa, a notícia da extraordinária erudição do modesto carregador de água já se espalhara por toda Jerusalém. A comunidade estava em alvoroço. Como eles permitiram que um estudioso tão talentoso fosse desprezado entre eles e trabalhasse como mero carregador de água por tantos anos? E como sua erudição permaneceu oculta por tanto tempo?

Alguns dos mais velhos da comunidade lembram-se de ter ouvido as misteriosas palavras do Chatam Sofer setenta anos antes. Agora, diziam algumas mentes inteligentes, elas poderiam finalmente ser compreendidas.

Nichnas yayin, yatza sod – “O vinho entra, os segredos emergem.” Yayin (vinho), escrito yud-yud-nun, tem um valor numérico de setenta, e o mesmo acontece com samech-vov-dalet, a palavra hebraica para “segredo”!


Nota biográfica:
O gigante da Torá, Rabino Moshe Schreiber [1762-1839], era conhecido como Chatam Sofer, devido ao título de seus volumes de responsa que foram altamente significativos no desenvolvimento moderno da lei e do pensamento judaico.