Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sinwar, um passo à frente de Israel


Autoridades israelenses dizem que o líder do Hamas provavelmente permaneceu em um túnel com reféns, descoberto mais tarde por tropas que encontram celas onde os cativos eram mantidos; ex-oficial de defesa diz que Sinwar nunca devolverá todos os reféns e os usará como seguro para permanecer vivo

Uma extensa reportagem da NBC News na quarta-feira pergunta onde está Sinwar. O líder do Hamas, que se acredita ser o arquiteto do massacre de 7 de outubro, conseguiu ficar um passo à frente Das Fdi e das agências de inteligência israelenses, disse a rede.
O relatório cita atuais e ex-oficiais seniores das FDI e oficiais de segurança que disseram que Yahya Sinwar provavelmente estava se mudando de um lugar para outro. A NBC disse que ele provavelmente estava escondido em algum lugar no vasto sistema de túneis que o Hamas construiu sob Gaza, enquanto as FDI cercaram sua cidade natal, Khan Younis, embora as fontes israelenses tenham dito que não podiam descartar a possibilidade de ele ter escapado de Gaza, talvez para o Egito, usando mais um túnel sob a fronteira.
3Veja a galeria
Yahya Sinwar
( Foto: EPA )
As autoridades disseram à NBC que Sinwar e outros líderes do grupo terrorista provavelmente se esconderam em um túnel que continha celas para manter os reféns.
“É uma suposição justa que a liderança de Sinwar e do Hamas estavam perto de onde os reféns foram mantidos – e então todos seguiram em frente”, disse o ex-porta-voz das FDI Jonathan Conricus à NBC. “Acho que estar perto de reféns salvou sua vida mais de uma vez.” Conricus é hoje membro sênior da Fundação para a Defesa das Democracias, um instituto político com sede em Washington.
( Foto: IDF )
De acordo com o relatório, Sinwar faz de tudo para que as comunicações com os líderes políticos do Hamas no Qatar sejam secretas da inteligência israelense. Autoridades israelenses disseram que a ideia lançada pelo governo, de permitir que Sinwar deixasse Gaza com segurança em troca da libertação dos reféns israelenses detidos lá, era imprudente.
“Se ele viver no estrangeiro e supervisionar os restantes líderes do Hamas em Gaza e o Hamas conseguir um papel num futuro acordo em Gaza, isso amplificará a sua vitória em 7 de Outubro”, disse um responsável à rede.
O ex-conselheiro adjunto de Segurança Nacional, Jacob Nagel, disse à NBC que acreditava que Sinwar nunca libertaria todos os reféns. “Ele manterá alguns dos reféns para sempre porque esta será sua apólice de seguro de que ninguém o matará.”
Tropas das FDI em Khan Younis
( Foto: IDF )
Outras autoridades disseram que Sinwar tem três objetivos. Uma é sobreviver, a outra é garantir a sobrevivência do Hamas e a terceira é garantir que o Hamas desempenhe um papel no governo de Gaza após a guerra.
Gershon Baskin, que esteve envolvido nas negociações para libertar o soldado das FDI Gilad Shalit, mantido por cinco anos em cativeiro do Hamas, disse à rede que Sinwar não tinha medo de morrer como mártir, mas não concordaria com o exílio de Gaza.
 

Coisas Judaicas 
            O Blog Judaico!            
Siga-nos no Facebook


This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

Sinwar, um passo à frente de Israel

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×