Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Israel propõe trégua de dois meses em Gaza em troca da libertação de reféns

Israel fez uma proposta de trégua de Dois Meses na guerra de Gaza em troca da libertação dos reféns ainda mantidos em cativeiro pelo Hamas na Faixa de Gaza, informou o site de notícias Walla, em hebraico, citando dois altos funcionários israelenses.

Segundo este site de notícias, com acesso a fontes de alto nível entre autoridades, o Governo de Benjamin Netanyahu enviou ao Egipto e ao Qatar - os principais mediadores - uma proposta que propõe um cessar-fogo no enclave de cerca de dois meses em troca da libertação de cativos. Incluiria também uma troca por Terroristas Palestinos Presos que seriam libertados.

Israel estima que cerca de 136 reféns israelitas – incluindo cerca de 25 mortos – permanecem cativos na Faixa, e nos últimos dias as suas famílias aumentaram os seus protestos contra Netanyahu para chegar a um acordo e tomar medidas para a sua libertação. O primeiro-ministro mostrou-se relutante em chegar a um acordo com o Hamas e defendeu a pressão militar como forma de alcançar a sua liberdade.

Segundo Walla, a proposta de Israel é a mais significativa desde o início da guerra com o Hamas, em 7 de outubro, embora limite a sua oferta de cessar-fogo a dois meses e não cumpra a exigência do grupo terrorista islâmico de que cesse completamente a operação militar em Gaza. .

No final de Novembro passado, durante uma trégua de uma semana, 105 reféns já tinham sido libertados num acordo de trégua que também incluía a libertação de 240 terroristas palestinianos.

A nova proposta formulada por Israel incluiria a libertação de todos os reféns vivos e a devolução dos corpos dos mortos, e seria dividida em diferentes etapas que poderiam durar até 2 meses.

Uma primeira fase incluiria a libertação de mulheres cativas, homens com mais de 60 anos de idade e reféns em condições graves de saúde. A próxima fase envolveria a libertação de menores de 60 anos, soldados e reservistas, e a devolução dos corpos das dezenas de falecidos que ainda estão detidos na Faixa.

Por sua vez, segundo Walla, Israel e o Hamas deveriam concordar antecipadamente quantos terroristas palestinos presos serão libertados em troca da libertação de cada cativo, e depois disso, haverá negociações sobre quais prisioneiros palestinos serão incluídos na lista, entre os quais poderá haver “um número significativo” se prosperar.

A proposta israelita incluiria também uma possível retirada progressiva das Forças de Defesa de Israel de partes de Gaza, começando com a retirada gradual das tropas de grandes centros populacionais.

Por sua vez, à medida que o acordo fosse implementado, o regresso gradual dos palestinianos deslocados internamente à Cidade de Gaza e ao norte da Faixa seria permitido.

Da mesma forma, segundo Walla, Israel ainda aguarda uma resposta do Hamas à proposta, embora as fontes citadas indiquem que há “algum optimismo” de que seria possível avançar de acordo com este quadro. 

Com informações da agência




Coisas Judaicas 
            O Blog Judaico!            
Siga-nos no Facebook


This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

Israel propõe trégua de dois meses em Gaza em troca da libertação de reféns

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×