Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Eventos em São Paulo e Curitiba marcam o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Eventos em São Paulo e Curitiba marcam o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Confederação Israelita do Brasil (CONIB), a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a Congregação Israelita Paulista (CIP), realizam no domingo, 28 de janeiro, às 18h, na Sinagoga da CIP  (Rua Antônio Carlos, 653) um Ato em Memória às Vítimas do Holocausto.
A data também marcará o lançamento do Projeto de Combate ao Antissemitismo e ao Discurso de Ódio, da CONIB. O órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica no país busca atuar na linha de frente no combate à intolerância, que escalou no Brasil e no mundo após o ataque de 7/10. O projeto inédito tem como primeira entrega uma plataforma educativa de conscientização, letramento e monitoramento sobre o antissemitismo e o discurso de ódio no Brasil.
O evento reunirá sobreviventes do Holocausto, autoridades civis, religiosas e comunitárias, que irão se unir em um ato de tributo aos seis milhões de judeus que perderam a vida durante este trágico capítulo da história. Além disso, será rendida uma homenagem às vítimas do atentado terrorista de 7 de outubro. Neste ano, será feito o acendimento simbólico de sete velas (uma a mais do que é feito tradicionalmente).
A cerimônia terá dois momentos que prometem emocionar o público presente: O primeiro quando dez sobreviventes do Holocausto serão  convidados a subir ao palco e introduzir o  Hino Nacional do Brasil e assim reforçar que eles, que sobreviveram a uma das piores perseguições da história da humanidade,  dizem não ao antissemitismo  e a toda forma de  racismo,   preconceito e discriminação. Eles são protagonistas da Campanha de combate ao antissemitismo Obrigado, Brasil.
O segundo será a apresentação ao piano da sobrevivente Sarah Lewin.  Prestes a completar 98 anos ela realizará um grande sonho, que é o de subir no palco e tocar uma música no piano.  Sobrevivente do nazismo, Sarah encontrou na música, especialmente no piano, a força para continuar a viver dando significado à sua existência.
Curitiba terá evento e exposição para marcar a data
Também no dia 28 de Janeiro, a Confederação Israelita do Brasil (CONIB), a Federação Israelita do Paraná e o Museu do Holocausto de Curitiba realizam o Ato Solene pelo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, às 10h, no Centro Israelita do Paraná / Museu do Holocausto. O evento será restrito somente a convidados e contará com a presença do presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg e da sobrevivente do Holocausto Ariella Segre. 
O Ato terá como tema “Vozes contra a Intolerância: Reflexões sobre racismo, antissemitismo, discurso de ódio e o Holocausto” e contará também com a exposição “Nossa Luta: A perseguição aos negros durante o Holocausto”.
Data criada pela ONU
A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 2005 uma resolução instituindo 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas da exterminação nazista. A resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença. Em São Paulo e em outras cidades, foi sancionada uma a lei que institui o Dia em Memória às Vítimas do Holocausto. 

Coisas Judaicas 
            O Blog Judaico!            
Siga-nos no Facebook


This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

Eventos em São Paulo e Curitiba marcam o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×