Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Resiliência e renovação: a galeria Be'eri renasce das cinzas em Tel Aviv

Revital Ben-Asher Peretz em Beit Romano, Tel-Aviv Caroline Haïat/i24NEWS

Nove exposições que foram inicialmente planejadas para a Galeria de arte do Kibutz Be'eri, acontecerão em Beit Romano, Tel Aviv este ano

Caroline Haiat

Jornalista Digital | @carolinehaiat

Na sequência do devastador ataque de 7 de Outubro perpetrado pelo Hamas, que ceifou 1.200 vidas e deixou um impacto profundo na paisagem cultural, a resiliência de Israel brilha quando a galeria Be'eri, inicialmente alvo e queimada por terroristas, reabre as suas portas no coração de Tel Aviv. 

A galeria, localizada a poucos quilómetros da Faixa de Gaza, era um símbolo de arte, criação e vida, que os terroristas procuravam extinguir. No entanto, surge um raio de esperança quando a galeria encontra um novo lar em Beit Romano, um dos espaços mais modernos e icônicos de Tel Aviv.


Revital Ben-Asher Peretz, conselheiro de arte do prefeito de Tel Aviv-Jaffa, lidera a iniciativa para ressuscitar a galeria Be'eri no movimentado coração de Tel Aviv. Ela partilha a sua visão, afirmando: “Desde 7 de outubro, as nossas vidas mudaram profundamente, e podemos dizer que há um antes e um depois, especialmente no campo da cultura, onde os artistas foram tocados até ao fundo da sua alma. " Sophie Barzon, diretora da galeria, relata sua experiência durante a guerra, postando fotos das atrocidades do Hamas em seu abrigo antiaéreo. Apesar da destruição, ela permanece firme, observando: "O Hamas queimou a galeria conscientemente; eles atacaram um lugar de cultura, artes e espiritualidade".

Galeria de arte em Be'eri antes de 7 de outubro 27a lei de direitos autorais em Israel

Uma jornada de restauração e esperança

O projeto de transferência da galeria Be'eri para Tel Aviv envolve planejamento e colaboração meticulosos. Revital detalha o processo, dizendo: “Começamos listando todos os artistas do sul que foram deslocados, depois os do norte. Depois entrei em contato com os artistas e trocávamos pelo Zoom todas as semanas”. O objetivo não era apenas reconstruir um espaço físico, mas fornecer aos artistas uma plataforma para mostrarem o seu trabalho.

O anúncio da mudança da galeria tornou-se um farol de esperança para os artistas deslocados. “Quando souberam que um lugar seria dedicado a eles, respiraram ar fresco; de repente, a esperança voltou. mais sozinho diante do caos", acrescenta Revital.

Beit Romano, Tel Aviv Caroline Haïat/ i24NEWS

Sophie e Ziva, as figuras-chave da galeria, sentiram uma profunda ligação com Beit Romano, expressando as suas emoções durante a visita. “Eles começaram a chorar de emoção porque sentiram falta de Be’eri, mas ficaram encantados e se apaixonaram pelo que o lugar exala”.

O renascimento da galeria Be'eri é um esforço colaborativo que envolve o Sindicato de Artistas Visuais, a Fundação Plumes, o município de Tel Aviv-Yafo, Ybox, Colaborações "Hatdar" para projeto arquitetônico e apoio financeiro da Acro Real Estate e da ONU. Weiss. Os esforços de reconstrução estão em andamento e a primeira das nove exposições deste ano contará com a participação do fotógrafo Mati Elmaliach.

Galeria em construção em Beit Romano, Tel Aviv Caroline Haïat/ i24NEWS

Nas palavras de Revital Ben-Asher Peretz, esta iniciativa não se trata apenas de reconstruir um espaço físico. Trata-se de resiliência, esperança e compromisso com a preservação da rica tapeçaria cultural que define Israel. A galeria Be'eri, renascendo das cinzas, torna-se um símbolo da reconstrução nacional e um testemunho do espírito indomável do povo israelita.

 

Coisas Judaicas 
            O Blog Judaico!            
Siga-nos no Facebook


This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

Resiliência e renovação: a galeria Be'eri renasce das cinzas em Tel Aviv

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×