Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Encontrando D'us Durante Tempos Difíceis


Por Chana Weisberg




Você já acordou pela manhã sentindo-se espiritualmente esgotado? Às vezes as dificuldades da vida o atingem, tirando sua serenidade, fazendo-o se sentir desconectado de qualquer coisa mais elevada que a máquina do dia-a-dia?


Isso acontece a todos nós, e superar essas sensações, reconectando nosso lado espiritual, pode ser um verdadeiro desafio. Como sempre, podemos procurar ajuda na Torá. A vida de nossa matriarca Sarah apresenta uma poderosa lição que nos ensina como lidar com esses tempos difíceis.


A primeira vez que somos apresentados a Sarah, ela e seu marido Avraham, já em idade avançada, são instruídos a deixar sua casa e local de nascimento e viajar para uma terra desconhecida.


Vamos olhar para as fontes. D'us apareceu a Avraham (então chamado Abram) e disse a ele: “Sai de teu país, da tua família, e da casa de teu pai. para uma terra que Eu te mostrarei. Farei de ti uma grande nação, ter abençoarei e teu nome será grande, e serás uma bênção.”


Caracteristicamente, Avraham não hesita um momento antes de obedecer à ordem de D'us.


Portanto Avraham partiu, como D'us tinha dito a ele, e Lot foi junto: Avraham tinha setenta e cinco anos quando partir de Haran. Avraham levou sua esposa Sarai, e Lot o filho de seu irmão, e todas as posses que tinham juntado e as almas que tinham conseguido em Haran, e foram para a terra de Canaã, e à terra de Canaã eles chegaram.


Foi ali, na terra sagrada de Canaã, que Avraham teve uma visão e D'us Se comunica com ele, prometendo que ele herdará essa terra abençoada. A palavra hebraica Canaã, o antigo nome para a terra de Israel, também significa “mercador”. Um mercador simboliza riqueza, fartura, oportunidade. Espiritualmente, também, o nome significa fartura, uma profunda proximidade com D'us.


Na verdade, para Avraham a terra possuía grande riqueza espiritual: D'us apareceu a Avraham e disse: “Para tua semente Eu darei essa terra,” e ali ele construiu um altar a D'us que apareceu para ele… Avraham se comunica com D'us, experimentando um Relacionamento muito mais próximo que nunca, como continua o texto: “Ali ele construiu um altar para D'us e chamou o nome de D'us.”


Mas, como acontece frequentemente em nossa vida, um desafio surge no horizonte. Avraham confronta um teste para sua fé. Houve uma escassez na terra, e Avraham foi para o Egito passar um tempo ali, pois a fome estava severa na terra.E ocorreu que quando ele estava para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: “Veja, sei que você é uma mulher bonita. Quando os egípcios a virem, dirão: ‘Esta é a esposa dele,’ e me matarão, mas deixarão você viva. Portanto, por favor, diga que é minha irmã, para que eles me beneficiem por sua causa, e minha vida será poupada por causa de você.” Em ensaios futuros estudaremos isso com maior profundidade, e o que Avraham estava realmente pedindo a Sarah. Mas por enquanto vamos nos concentrar na lição metafórica, espiritual, nessas palavras.


Em Canaã, uma terra de fartura espiritual, Avraham e Sarah vivem abertamente como marido e mulher. Eles cuidam um do outro e se veem como somente marido e mulher podem fazer.


Mas então… há uma fome. Espiritualmente, uma fome é um tempo no qual nossa sensibilidade à Divindade se torna mais apagada.


Sarah e Avraham chegam ao Egito – Mitzrayim, em hebraico – um nome que denota restrições e limitação. A fome é um tempo no qual nossa sensibilidade à Divindade se torna apagada. Aqui Avraham instrui Sarah a ocultar seu verdadeiro relacionamento: dizer que ela é irmã dele.


Qual a diferença entre uma esposa e uma irmã num plano espiritual? E o que isso significa para nós em nossa jornada espiritual? Pense em seus irmãos. Como você se relaciona com eles? Às vezes discutem, e às vezes ficam mais próximos. Mas você não escolhe seu irmão ou irmã. Não importa se você o ama ou não, se a ama ou não, irmão é irmão para a vida toda. Há uma conexão subjacente que é constante e imquebrável.


O vínculo com um cônjuge é diferente. É um relacionamento que foi escolhido; está sujeito à mudança. Infelizmente, como vemos cada vez mais – hoje eles estão casados, amanhã ou um ano depois podem estar divorciados.


O relacionamento de irmãos é inato, entranhado, constante. Amor por um cônjuge, por outro lado, é criado. Dois indivíduos separados de famílias separadas se juntam como dois seres distintos e unidos. É isso que dá ao casamento sua intensidade, sua paixão, uma proximidade que não pode ser igualada nem mesmo pelos irmãos mais chegados. Voltemos à lição que a jornada de Avraham e Sarah traz para nossos tempos de desafio espiritual e psicológico.


O Rei Shelomô, no Cântico dos Cânticos (5:2), fala sobre o relacionamento do povo judeu cm D'us como sendo tanto uma irmã como uma esposa. A jornada de Avraham e Sarah nos mostra como nosso relacionamento com D'us pode ter ambos os elementos. A jornada deles também nos ensina como passar por tempos de desafio espiritual e psicológico. AO viver na Terra Santa, em Canaã, um local onde sentimos a presença de D'us em nossas vidas, podemos sentir que D'us é nosso amado, D'us é nosso cônjuge. Da mesma forma, em Canaã, Avraham e Sarah obviamente são marido e mulher. Mas então chega a fome. Um período de mudança. Um período de desafio. Uma situação que nos testa. O reacionamento se torna tenso. E de repente parece que você não está mais tão conectado. Você não sente a riqueza, o “mercador” de Canaã. Em vez disso você sente que está no Egito, um local de meitzarim, limitações. Sozinho. Agora vem a grande lição de Avraham e Sarah – “diga que você é minha irmã.” Note que até em momentos nos quais se sente desconectado de seu D'us, de sua nação, de sua alma, D'us não é apenas um cônjuge, mas também um irmão.


Somos o povo de D'us não apenas porque sentimos isso, mas porque D'us é inato em nosso ser. Como o vínculo entre irmãos, não pode ser ostensivo ou apaixonado. Na verdade, há tempos em que pode parecer completamente adormecido, mas está sempre ali, é uma constante.


Podemos – e deveríamos – ansiar por ter a Divindade dentro de nosso ser, um relacionamento com D'us que seja vivo, vibrante, apaixonado e repleto de amor, como o relacionamento de um cônjuge amoroso. Naqueles tempos, sentíamos como se estivéssemos vivendo na Terra Santa, cercados por bênçãos espirituais. A vida é ótima. Sentimos a conexão. Profundamente. Mas mesmo quando estamos passando por nossas fomes espirituais, nossos tempos de meitzarim, restrições e dificuldades, este episódio com Avraham e Sarah nos ensina que nosso relacionamento com D'us ainda existe. Pode não ser tão apaixonado, mas temos de entender que ainda está presente, e que podemos entrar nele e revivê-lo, agora e para sempre.


Vamos revisar: Canaã adquiriu o significado de “mercador” e “riqueza” (veja Ezekiel 16:29), e representa um nível de fartura espiritual e proximidade com D'us.


Mitzrayim significa “restrições” e “limitações”, e representa um nível de espiritualidade limitada com graves limites nos segurando de volta em Canaã. Avraham e Sarah eram abertamente marido e mulher. Canaã representa aqueles tempos em que nosso relacionamento espiritual com D'us está ao nível de “cônjuge”, um relacionamento desenvolvido no qual nos sentimos apaixonados por D'us.


Em Mitzrayim, Avraham diz a Sarah para falar que é irmã dele. Isso nos ensina que até em tempos difíceis ainda temos um relacionamento inato com D'us, ao nível de “irmã”, onde o amor inato, embora não tão apaixonado, ainda está presente e acessível. (Veja Ohr Hatorah, Vayikra 2:578-581, onde muitas ideias expressas neste artigo podem ser encontradas.)

Por Chana Weisberg
Chana Weisberg é a Diretora de Gerenciamento Editorial de Chabad,org. Escreveu vários livros, incluindo o mais recente, Cuidando do Jardim: Os Dons Únicos da Mulher Judia. Ela atuou como reitora de diversos institutos educacionais para mulheres, e faz palestras internacionais sobre temas relacionados a mulheres, fé, relacionamentos e a alma judaica.
&Copy; Copyright, todos os direitos reservados. O conteúdo desta página é fornecido pelo nosso parceiro de conteúdo, Chabad.org. If you enjoyed this article, we encourage you to distribute it further, provided that you comply with Chabad.org's copyright policy.


This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

Encontrando D'us Durante Tempos Difíceis

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×