Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Blinken: Israel precisa pensar sobre quem governará Gaza se o Hamas for derrubado


O secretário de Estado Dos Eua diz que, apesar da insistência de Jerusalém de que não quer permanecer no enclave, deve pensar na estratégia do “dia seguinte”, mesmo quando planeia operações terrestres

A partir da esquerda, a Secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o Presidente Dos Eua, Joe Biden, ouvem durante uma reunião com o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Sala do Gabinete da Casa Branca, 20 de outubro. , 2023, em Washington. (Foto AP/Evan Vucci)

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse no domingo que Israel já deveria estar elaborando uma estratégia para definir quem governará Gaza se as FDI completarem sua missão declarada de derrubar o Hamas.

“Existem ideias diferentes sobre o que poderia acontecer, mas tudo isso precisa ser resolvido e é algo que precisa ser resolvido, mesmo enquanto Israel está lidando com a ameaça atual”, disse Blinken ao “Meet the Press” da NBC.

Esta parece ser a primeira vez que Washington instou publicamente Israel a pensar sobre sua estratégia mais ampla, depois que autoridades falando anonimamente anteriormente disseram que o presidente dos EUA, Joe Biden, e outros funcionários do governo têm pressionado em particular o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e seus assessores para apresentarem uma , a fim de evitar cometer os mesmos erros que os EUA cometeram após os ataques de 11 de Setembro de 2001, que os levaram a ficar presos durante anos nas guerras do Médio Oriente.

As autoridades israelitas disseram publicamente que estão actualmente concentradas na erradicação do Hamas e não pensam no que poderá acontecer depois. Netanyahu disse a mesma coisa a Biden durante a visita do presidente dos EUA a Israel na semana passada, de acordo com uma autoridade dos EUA e de Israel, que disse que os mais novos ministros do governo do partido Unidade Nacional - que se juntou à oposição para formar um gabinete em tempo de guerra - exigiram a elaboração de uma estratégia mais holística ao entrar no governo.

O gabinete de Netanyahu emitiu um comunicado na sexta-feira declarando que o objectivo definido pelo primeiro-ministro para a guerra em Gaza é “a eliminação do Hamas. Toda a conversa sobre decisões de entregar a Faixa de Gaza à Autoridade Palestiniana ou a qualquer outra parte é mentira.”

Netanyahu tem sido criticado desde o início da guerra com o Hamas por críticos que o acusaram de trabalhar para fortalecer o Hamas ao longo dos últimos 15 anos, a fim de dividir as facções palestinas e enfraquecer a AP mais moderada, que manifestou apoio a uma solução de dois Estados para o conflito israelo-palestiniano.

Questionado sobre quem Israel gostaria de ver governar Gaza depois do fim da guerra, Blinken disse ao “Meet the Press”: “Não podemos voltar ao status quo. Eles não podem voltar ao status quo, com o Hamas em posição, em termos da sua governação de Gaza, de repetir o que fez... Ao mesmo tempo, o que ouvi dos israelitas - é absolutamente nenhuma intenção, não desejo de governar Gaza por conta própria.”

“Portanto, é preciso encontrar algo que garanta que o Hamas não possa fazer isto novamente, mas que também não reverta para a governação israelita de Gaza, o que eles não querem e não pretendem fazer”, disse o secretário.

Blinken disse ao “Face the Nation” da CBS no início do domingo que os EUA também continuavam a trabalhar para evacuar os cidadãos americanos que estão tentando deixar Gaza, dizendo que “o Hamas os bloqueou de sair, mostrando, mais uma vez, seu total desrespeito pelos civis. de qualquer tipo que estão presos em Gaza.”

Blinken acrescentou na entrevista à NBC que os EUA gostariam de ver Israel expandir o abastecimento de água para Gaza.

Israel reativou um dos oleodutos de água para Gaza na semana passada, mas “há alguns outros oleodutos que gostaríamos de ver restaurados”, disse Blinken.

O principal diplomata dos EUA acrescentou que as centrais de dessalinização precisam de ser ligadas novamente, a fim de garantir que a água potável em Gaza seja limpa, observando que a administração Biden está preocupada com a propagação de doenças no enclave causada por civis que bebem água suja.

O secretário de Estado disse que os EUA estão trabalhando “todos os dias” para levar mais ajuda humanitária a Gaza para os civis palestinos.




This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

Blinken: Israel precisa pensar sobre quem governará Gaza se o Hamas for derrubado

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×