Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Rede de túneis subterrâneos é uma das estratégias do Hamas em Gaza

 'Metrô de Gaza': labirinto secreto usado por terroristas do Hamas tem dormitórios e até banheiros

Rede de túneis subterrâneos é uma das estratégias do Hamas em Gaza


Grupo terrorista diz ter quase 500 quilômetros de túneis subterrâneos em Gaza, Quase Cinco Vezes o tamanho do metrô de São Paulo.

Debaixo da vida em Gaza, existe um imenso labirinto secreto que chega a até 30 metros de profundidade.

É uma extensa rede de bunkers onde a população civil não pode entrar para se proteger. O uso é exclusivo dos terroristas do grupo Hamas.

A dimensão exata do chamado “Metrô de Gaza” é desconhecida. Segundo o próprio Hamas, são quase 500 quilômetros de túneis subterrâneos em Gaza, quase cinco vezes o tamanho do metrô de São Paulo, que tem cerca de 105 quilômetros de trilhos.

Mas, como poderia caber tanto túnel em um território que tem apenas 40 quilômetros de extensão por 10 quilômetros de largura?

O professor e historiador da universidade de Tel Aviv, Harel Chorev, um estudioso de assuntos do Oriente Médio e dos palestinos não acredita que o dado divulgado pelo grupo terrorista seja verdadeiro.

“Acredito que deva ter algo em torno de 100 quilômetros, ou menos, mas ainda é significativo porque é uma cidade embaixo da cidade.”

Já o cientista político André Lajst pontua: “o Hamas pode ter construído túneis que fiquem um em cima do outro, e aí eles têm uma profundidade onde têm vários túneis que estão ocupando o mesmo espaço no sentido vertical. Eles podem ter três andares de túneis, por exemplo.”

Faixa de Gaza tem 40 km de extensão por 10 km de largura — Foto: Reprodução/TV Globo

Infraestrutura

Os especialistas dizem que a rede de galerias debaixo dos palestinos tem uma infraestrutura elaborada e cara. Segundo o professor Chorev, há dormitórios, banheiros e tudo o que é necessário para uma longa estadia.

“São muitos espaços grandes, com sistemas de comunicação, ar condicionado e pontos estratégicos, como alçapões, para o lançamento de mísseis.”

Além disso, a rede subterrânea teria dezenas de pontos de acessos a partir de prédios civis, como igrejas, escolas, mesquitas e casas de moradores.

“O mais importante prédio civil que eles usam é o Shifa, o hospital central de Gaza. Embaixo dele fica o Comando Principal do Hamas e onde devem estar seus líderes”, completa o professor.



This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

Rede de túneis subterrâneos é uma das estratégias do Hamas em Gaza

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×