Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O Hamas liberta dois reféns, a mãe e a filha americanas Judith e Natalie Raanan

Duas pessoas de Chicago estavam visitando a mãe de Judith no Kibutz Nahal Oz quando o Hamas invadiu; ao chegarem de volta a Israel, eles foram levados para uma base militar antes de se reunirem com parentes 

Por JACOB MAGID , EMANUEL FABIAN
Natalie Raanan, 3ª à esquerda, Judith Raanan, à direita, são vistas ao chegar a Israel após serem libertadas do cativeiro do Hamas enquanto o enviado refém do governo Gal Hirsch, no centro, segura suas mãos, 20 de outubro de 2023 (Cortesia)

O Hamas libertou na noite de sexta-feira dois reféns – Judith Raanan e sua filha adolescente Natalie – que foram sequestradas do Kibutz Nahal Oz durante o ataque do Grupo Terrorista a Israel em 7 de outubro.

Foi a primeira libertação de pelo menos 203 reféns detidos pelo Hamas desde a sua infiltração e massacre nas comunidades do sul de Israel, que deu início à guerra em curso entre Israel e o Hamas.

Os dois, que têm dupla cidadania americano-israelense, foram entregues à Cruz Vermelha, que os entregou a Israel. O mecanismo exato da transferência não ficou imediatamente claro. O Hamas citou que a libertação foi feita “por razões humanitárias”.









O Gabinete do Primeiro-Ministro afirmou num comunicado que Gal Hirsch, recentemente nomeado coordenador de reféns e pessoas desaparecidas, juntou-se às forças militares que encontraram os dois na fronteira. De lá foram levados para uma base militar no centro do país, onde se reuniriam com familiares.

A medida foi amplamente vista em Israel como uma estratégia de relações públicas, com o Hamas interessado em reabilitar de alguma forma a sua imagem, uma vez que os seus homens armados conduziram massacres brutais de civis israelitas no ataque sem precedentes do grupo terrorista às comunidades do sul.

Autoridades americanas de alto escalão, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden, e o secretário de Defesa, Lloyd Austin, disseram que as atrocidades do Hamas foram tão ruins quanto, se não piores, do que as cometidas pelo grupo jihadista Estado Islâmico, que conquistou e manteve grandes áreas do território da Síria e do Iraque entre 2014-2017. .

Esta foto cortesia da Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, tirada em 20 de outubro de 2023, mostra Natalie Raanan (E) e sua mãe Judith Raanan falando ao telefone com o presidente dos EUA, Joe Biden, depois de serem mantidos reféns e posteriormente libertados pelo Grupo terrorista Hamas, que governa Gaza. (Embaixada dos EUA em Jerusalém/AFP)

“O Hamas apresenta-se ao mundo neste momento como alguém que liberta reféns por razões humanitárias, mas, na realidade, estamos a falar de um grupo terrorista assassino, que neste momento mantém bebés, crianças, mulheres e idosos em cativeiro”, afirmou. O porta-voz da IDF, contra-almirante Daniel Hagari, disse em um breve comunicado.

Hagari disse que as FDI continuam seus esforços para devolver os reféns a Israel enquanto se preparam para as “próximas etapas dos combates”, que deverão incluir uma grande ofensiva terrestre. “É provável que os combates durem muito mais semanas”, acrescentou. 

O Catar liderou as negociações com o Hamas que levaram à libertação, disse uma importante fonte diplomática ao The Times of Israel, acrescentando que os Estados Unidos também contribuíram para o esforço.

A destruição causada por terroristas do Hamas no Kibutz Nahal Oz, perto da fronteira Israel-Gaza, no sul de Israel, 20 de outubro de 2023 (Yonatan Sindel/Flash90)

A medida seguiu-se aos esforços do Qatar para “provar ao povo americano e ao mundo que as alegações feitas por Biden e a sua administração fascista [contra o grupo] são falsas e infundadas”, disse um porta-voz do Hamas.

A CNN informou que um dos motivos da libertação foi a saúde de Judith Raanan.

Autoridades israelenses citadas por vários meios de comunicação hebreus enfatizaram que a decisão do Hamas foi tomada unilateralmente e que Jerusalém não ofereceu nada em troca.

Ao mesmo tempo, relatos não confirmados dos meios de comunicação associaram a libertação à esperada entrada de ajuda humanitária em Gaza através da passagem fronteiriça de Rafah, no Egipto.

Posteriormente, o Hamas divulgou um vídeo mostrando a libertação de Judith e Natalie Raanan, no qual membros do grupo terrorista – cujos corpos e rostos estão desfocados – são vistos tirando a mãe e a filha de um carro. O vídeo então mostra a dupla antes que o Hamas os entregue à Cruz Vermelha.


A Casa Branca emitiu um comunicado de Biden no qual ele disse estar “muito feliz” porque os dois “em breve se reunirão com sua família, que está assolada pelo medo”.

Biden, que conversou no início do dia com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, agradeceu “ao governo do Catar e ao governo de Israel pela parceria neste trabalho”.



This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

O Hamas liberta dois reféns, a mãe e a filha americanas Judith e Natalie Raanan

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×