Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Netanyahu diz aos ministros que apenas aprova diplomacia secreta

 

O gabinete do primeiro-ministro afirma num comunicado que Netanyahu tem autoridade final sobre se e quando os contactos diplomáticos devem ser tornados públicos depois do seu ministro dos Negócios Estrangeiros ter sido criticado pela forma como as negociações com a Líbia foram conduzidas.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu instruiu na terça-feira ministros e autoridades a confirmarem com ele antes de realizar ou relatar publicamente qualquer reunião diplomática secreta, após o desastre após a reunião do ministro das Relações Exteriores, Eli Cohen, em Roma, com seu homólogo líbio, disse o PMO. Após a notícia da reunião, os líbios saíram às ruas em protesto e Najla Mangoush foi forçada a fugir para a Turquia antes de ser despedida. O primeiro-ministro afirmou que não foi informado com antecedência.
Autoridades israelenses alegaram que a reunião foi pré-arranjada pela liderança italiana e não foi aleatória ou acidental, como alegaram os líbios. Os ministros israelita e líbio concordaram mesmo em fazer declarações públicas dentro de alguns dias, embora nenhuma fotografia dos dois fosse divulgada. Cohen voltou a Israel com a intenção de anunciar o encontro, mas um vazamento do evento interferiu em seu plano. O Itamaraty alegou que o vazamento não teve origem no gabinete de Cohen.
2Veja a galeria
Eli Cohen, Benjamin Netanyahu
( Foto: Thanassis Stavrakis/AP, Amit Shabi )
Quando a notícia foi divulgada, o ministério considerou as suas opções e decidiu divulgar uma declaração oficial na noite de domingo, o que acabou por ser um erro. As autoridades informaram o governo em Trípoli sobre o anúncio pendente e não receberam qualquer reação dos líbios.
Os tumultos que se seguiram surpreenderam as autoridades de ambos os países. O primeiro-ministro Abdul Hamid al-Dbeibeh suspendeu primeiro a sua ministra dos Negócios Estrangeiros, que ficou chocada com a rapidez com que foi atirada para baixo do autocarro e apressou-se a deixar o país num jacto privado com destino a Istambul. Ela foi oficialmente demitida no dia seguinte, depois de dizer que seu encontro com Cohen ocorreu com o conhecimento e aprovação explícitos do primeiro-ministro.
No rescaldo da infeliz reviravolta dos acontecimentos, membros do governo, especialmente do partido no poder, Likud, criticaram Cohen e chamaram-no de amador. “Ele vazou a reunião para ganhar manchete de jornal e causou sérios danos a Israel”, disse um deles. "Os líderes árabes estarão relutantes em aproximar-se de nós, além dos danos pessoais causados ​​ao ministro líbio.
Najla Mangoush
( Foto: Ryad Kramdi/AFP )
Funcionários do Ministério das Relações Exteriores também criticaram a conduta de Cohen. Alguns disseram a Ynet que ele era um amador em diplomacia. “Os países que não têm relações diplomáticas com Israel terão o cuidado de realizar reuniões, temendo publicidade, seguida de repercussão pessoal, porque Israel se mostrou incapaz de guardar segredo”, afirmaram. "Quando a credibilidade de Israel for comprometida, o alcance de outros países no futuro será afectado. Cohen queria trazer mais países para o processo de paz, mas deu um tiro no próprio pé."
O ministro quebrou o silêncio na segunda-feira. Num comunicado, ele disse que o Ministério das Relações Exteriores opera através de canais públicos e à porta fechada, para reforçar as relações internacionais de Israel. "É lamentável que os oponentes políticos que não alcançaram qualquer conquista substancial e não estão familiarizados com os detalhes sejam rápidos em alegar um vazamento que nunca ocorreu. Tais ataques não impedirão o ministério e os seus excelentes funcionários de continuarem a trabalhar para fortalecer os nossos laços. com nossos muitos amigos ao redor do mundo e especialmente no mundo árabe."



This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

Netanyahu diz aos ministros que apenas aprova diplomacia secreta

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×