Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tefilin fica: um novo ponto de tensão entre israelenses seculares e ortodoxos

 A onda de protestos contra as reformas judiciais propostas Pelo Governo Israelense trouxe tensões entre judeus seculares e ortodoxos a um novo nível.

Danielle Shitrit / Flash90 Um judeu deposita tefilin antes de rezar, em uma barraca de Chabad no centro de Jerusalém, Israel.

Para muitos israelenses, é uma cena familiar. A rua fica onde os membros do movimento judeu ultraortodoxo Chabad pedem aos homens que coloquem filactérios, ou Tefilin - um par de caixas de couro preto contendo pergaminhos hebraicos. 
“Como emissários do rabino, saímos às ruas para ensinar Torá às crianças, para espalhar a mitsvá para as crianças. Tefilin é algo especial, você o coloca próximo ao coração”, diz o rabino Yosef Gerlitzki do Chabad Tel Aviv.
Este ritual judaico está agora no centro de uma controvérsia entre judeus seculares e ultraortodoxos em Tel Aviv. Recentemente, um grupo de ativistas começou a documentar e confrontar os membros do Chabad enquanto eles persuadiam as crianças a colocar tefilin. 
Um dos vídeos que se tornou viral é o de Shlomo Gerber, um emissário de Chabad que foi confrontado por uma mulher secular na Praça Habima, um dos locais culturais icônicos de Tel Aviv.
“Ela veio aqui e tentou desencorajar as crianças de colocar tefilin. Tentei incentivá-los. As pessoas estão correndo para fazer isso, especialmente a geração mais jovem. Você não precisa forçá-los, eles querem cumprir a mitsvá”, diz Gerber. 
Naor Narkis é o fundador do "Israel Iluminado", um movimento social secular que visa combater a coerção religiosa judaica. Sua principal reclamação contra Chabad é que eles montam suas barracas perto de escolas e tentam convencer os menores a colocar tefilin. Narkis está preocupado com as consequências.
“Quando eu estava no ensino médio, eles abordaram meu irmão. No começo era apenas tefilin, mas depois o convidaram para uma aula. Depois de alguns meses, tentaram separá-lo de nossa família e conseguiram”, conta Narkis. 
“Ficarei muito feliz em conversar com os emissários Chabad, e se eles prometerem não se aproximar de crianças em idade escolar, ficarei feliz em colocar Tefilin em meu braço com muito amor.” 
O que parece ser um conflito local e menor pode apontar para uma disputa muito maior. A onda de protestos contra as reformas judiciais Propostas Pelo Governo israelense elevou as tensões entre judeus seculares e ortodoxos a um novo nível.

 Um jovem judeu ultraortodoxo estudando em uma yeshiva (seminário judaico) em Jerusalém, visto usando tefilin e xales de oração durante as orações matinais.
“Se queremos ser uma democracia liberal, a nação iniciante, então como é que 20% das crianças não estudam inglês e matemática? Quem será o engenheiro do Domo de Ferro em 2035? Chegamos a um ponto em que não podemos  mais  financiar o modo de vida ultraortodoxo ”, diz Narkis.
Os membros do Chabad, por outro lado, dizem que estão tentando deixar a política de lado. 
De volta ao estande de tefilin, observamos um transeunte enrolar a tira de couro preto em seu braço. Quando ele termina a oração, ele se vira e diz: “Yalla, canhotos, que explodam!”
Gerber o interrompe, dizendo-lhe: "Não é uma questão de esquerda e direita, somos todos judeus."
Mais tarde, Gerber nos conta: “Eu percebo a beleza disso, a grandiosidade disso e, portanto, é justo que eu dedique um pouco do meu tempo para tentar trazê-lo para meus irmãos e minhas irmãs que ainda não perceberam. Se eles não quiserem fazer isso, desejo-lhes um bom dia!”
A lei municipal de Tel Aviv limita os grupos religiosos de colocar suas barracas perto de escolas. Mas, à medida que a controvérsia continua, esta pode ser outra zona de batalha em um país já profundamente dividido. 

Tomer Neuberg / Flash90 Judeus ortodoxos do movimento Chabad na Praça Rabin, em Tel Aviv, Israel.


This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

Tefilin fica: um novo ponto de tensão entre israelenses seculares e ortodoxos

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×