Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ovo cozido: entenda motivo de esse ser o melhor tipo de preparo

Nutricionista explica quais são os benefícios do consumo regular do alimento e quais os motivos para optar pelo ovo cozido

O ovo cozido sempre foi um alimento muito controverso. Tem hora que dizem que faz bem, outras que faz mal… Chega até a confundir, né? Mas a verdade é que, desde que consumido sem exageros, ele traz diversos benefícios para o organismo.

O ovo cozido tem vantagem em relação aos outros preparos - Shutterstock


Foto: Alto Astral

Para começar, o ovo é uma fonte de proteína mais barata e versátil. "Duas porções de ovos representam cerca de 20% das recomendações (RDA) das necessidades diárias de proteínas", diz a nutricionista Maria Alves Garcia Barbi.

Ele é também uma excelente fonte de nutrientes. Segundo a especialista, alguns deles são as proteínas de alto valor biológico (ou seja, que fornece todos os aminoácidos essenciais), vitaminas (riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12), minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro), ômega 3 e compostos ativos (luteína e zeaxantina).

Além disso, de acordo com um estudo publicado pela revista Lipids, o consumo regular de ovos por algumas semanas pode ser associado com um aumento significativo dos níveis de HDL (colesterol do bem) e redução dos níveis de LDL (colesterol ruim). E o alimento ainda auxilia no desenvolvimento neurocognitivo, tem ação antioxidante e protege os olhos.

Seja cozido ou não, o ovo também colabora no aumento da massa muscular, melhora do funcionamento do sistema imunológico e também com a diminuição da absorção do colesterol no intestino.

Ovo cozido X outros preparos

Mas, se todos esses benefícios independem do preparo, então por que o ovo cozido é considerado melhor? Para a nutricionista, a questão são os ingredientes adicionados em cada um deles.

Ao preparar uma omelete ou um bolo com ovo, por exemplo, outros ingredientes vão compor a receita e isso mudará drasticamente o seu valor nutricional. Já ao fazer um ovo frito ou mexido, usa-se algum tipo de óleo. No ovo cozido, por sua vez, não é adicionada nenhuma gordura a mais para prepará-lo.

Confira diversas formas de preparo do ovo no vídeo abaixo:

Possíveis contraindicações

Maria explica que, na maioria dos casos não há contraindicações para consumir o ovo cozido. "A contraindicação do ovo se dá apenas em casos de intolerância ou alergia individual", explica a nutricionista.

Assim, o importante é saber ter e equilíbrio e montar uma dieta que, além do ovo, conte com outros alimentos que forneçam todos os nutrientes necessários para o organismo sem exageros.


ovo cozido, como fazer ovo cozido, ovo, preparar ovo cozido, cozinhar ovo, como cozinhar ovo, como cozinhar ovo corretamente, alex granig, 


lair ribeiro, dr Lair Ribeiro, vídeo lair ribeiro, dr lair ribeiro vitamina, lair ribeiro shorts, dr lair ribeiro coenzima Q10, lair ribeiro óleo de coco, lair ribeiro podcast, dr lair ribeiro D3, lair ribeiro magnésio, ovo cozido, receita ovo cozido, receita, culinaria basica, como fazer, como faz, comofaz,   




This post first appeared on Digitalproducts.fun, please read the originial post: here

Share the post

Ovo cozido: entenda motivo de esse ser o melhor tipo de preparo

×

Subscribe to Digitalproducts.fun

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×