Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Review: Filme Clube da Luta ; desvendando as camadas








Na verdade, um dos personagens mais emblemáticos do cinema é também um dos mais polêmicos, gerando as mais variadas interpretações. Algumas afirmam que ele é um exemplo de masculinidade em uma sociedade onde os homens são obrigados a mascarar seus instintos, enquanto outros têm uma visão bem mais negativa do personagem. Antes de entrarmos nesse assunto, é estimulante entender o seu significado.

Muitas Pessoas acreditam que 1999 foi o melhor ano para o cinema, e você pode concordar ou discordar, mas o fato é que essas pessoas têm um argumento sólido. Nesse ano, foram lançados clássicos como 'Magnólia', 'Matrix', 'Beleza Americana', 'O Sexto Sentido' e, claro, 'O Pequeno Stuart Little'. No Entanto, um dos filmes mais influentes desse ano, senão o mais, foi 'Clube da Luta', dirigido por David Fincher e estrelado por nomes como Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter. No vídeo de hoje, não vou focar nas qualidades técnicas e narrativas do filme, porque são muitas, e pretendo fazer um vídeo exclusivamente para analisá-las. Portanto, vamos nos concentrar no significado da trama e seu impacto na sociedade em geral.

A vida superficial do personagem principal aparenta ser perfeita: um bom trabalho, uma boa casa, roupas de grife e ótimos hábitos de saúde. No entanto, a verdade é que nenhum desses hábitos reflete sua verdadeira identidade, e tudo é feito com a promessa de que essas ações o tornarão uma pessoa completa, não apenas socialmente, mas emocionalmente. Na lógica do 'Clube da Luta', a sociedade nos aliena, fazendo-nos acreditar que nossa identidade é resumida pelos produtos que consumimos. Se simplificarmos o filme ao seu elemento mais básico, podemos dizer que 'Clube da Luta' é uma crítica a uma sociedade hiperconsumista.


No entanto, o que realmente destaca o filme não é apenas a crítica ao capitalismo, mas os comentários que faz sobre os efeitos psicológicos de uma vida baseada no consumo. Tomemos o protagonista como exemplo, e como suas aquisições resultaram em sentimentos tão artificiais quanto os produtos que consumia. A principal consequência dessa alienação foi uma insônia debilitante, que não permitia que ele dormisse. Essa industrialização de sentimentos é uma interpretação válida para explicar por que o protagonista ficou fascinado por grupos de apoio para pessoas com doenças terminais ou depressão. Esses grupos eram os únicos lugares onde o consumo não era o foco principal na vida das pessoas, tornando essas emoções as únicas autênticas.

A alienação deixou os personagens do filme tão perdidos que eles se tornaram suscetíveis a discursos fascistas, personificados por Tyler, uma figura messiânica que combate o discurso consumista. Seu objetivo inicial era resgatar a humanidade por meio da violência, um processo semelhante ao choque que uma doença terminal poderia causar. A lógica do filme é que entrar em contato com esses sentimentos torna as pessoas menos suscetíveis à alienação do consumismo, tornando-as mais autênticas. No entanto, o 'Clube da Luta' não se resume a um grupo de pessoas buscando a violência, mas se transforma em um grupo de pensadores independentes que lutam contra a ditadura intelectual imposta pela mídia e pelo capitalismo.


No entanto, na prática, os membros desse grupo se tornam seguidores cegos da ideologia de Tyler, perdendo seu senso crítico. A alienação os tornou suscetíveis a um discurso fascista que passa sua mensagem por meio da violência. Portanto, a interpretação é que os membros já estavam tão alienados que ficaram extremamente suscetíveis a esse discurso. No entanto, é importante lembrar que essa é apenas uma interpretação do filme, e adoraria saber sua própria interpretação.




This post first appeared on Overcentral, please read the originial post: here

Share the post

Review: Filme Clube da Luta ; desvendando as camadas

×

Subscribe to Overcentral

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×