Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Perseguição a cristãos- Capitulo 13

 O impacto dos sequestros do Boko Haram, em Chibok 









"Eles falaram para ela: 'Se não seguirem nossos ensinamentos', ela disse: 'Eu prefiro morrer do que me separar das palavras de Jesus Cristo'. Então, alguns soldados do Boko Haram pegaram pedras e jogaram na cabeça dela. Quando ela morreu, jogaram areia e terra sobre ela e assim a enterraram.

Isso aconteceu já no primeiro dia. Nossas meninas de Chibok, que ficaram com muito medo, foram ameaçadas. Qualquer menina que tentasse fugir seria pega e apedrejada, como ela. Violência e terror ameaçam os cristãos no norte da Nigéria, principalmente por meio do Boko Haram, o grupo radical islâmico que quer transformar o norte da Nigéria em um estado islâmico. No sul da Nigéria, porém, os cristãos em geral vivem em paz e podem praticar a fé livremente. Mas no norte, os cristãos enfrentam ataques, invasões e risco de morte, como nesse caso em que 275 meninas foram sequestradas em uma escola em Chibok. Mais de 100 delas estão desaparecidas até hoje, e nem mesmo os apelos internacionais tiveram muito efeito.

Mamona, filha de Jacobu Maina, está entre as meninas sequestradas. Quero compartilhar a minha dor com vocês, com meus irmãos em Cristo, e contar como nós, cristãos, somos atacados no nordeste da Nigéria. Fui especialmente afetado, minha filha foi sequestrada com outras meninas na escola de ensino médio em Chibok.

Falo aqui em nome de todos os pais que não têm mais notícia de suas filhas desaparecidas. Eu nunca vou esquecer minha menina, ela era uma jovem maravilhosa. Ela sempre ia à igreja comigo e se envolvia em tudo. Ela tocava instrumentos com outras meninas, e elas eram muito habilidosas. Só da minha igreja foram 31 meninas sequestradas. Eram amigas da minha filha. 31 meninas sequestradas. Depois que foram sequestradas, seus lugares vazios não tinham mais ninguém que tocasse instrumentos. Quando íamos cantar, olhávamos para os lados procurando nossas cantoras, mas elas não estavam mais lá para cantar. Nós todos começamos a chorar, não podia ser diferente, dói tanto. Fazem muita falta, tantas pessoas chorando por elas.

Quando foram sequestradas, não havia fim. Muitos vieram à nossa casa chorando, mas aí eu penso: O que adianta a gente ficar chorando sem parar? Mas nós choramos amargamente e ficamos em luto por três meses. Porém, nada mudou. Precisávamos nos voltar para Deus e pedir que nos ajudasse. Eu disse a todos: 'Algum dia, Deus as salvará. Não chorem assim.' Eu tentei consolar minha família. Agora, minha mulher se preocupa menos, é claro, é sua filha, mas ela sabe que Deus quer ver que confiamos nele. É um tipo de teste de fé, por isso ela não chora mais o dia inteiro. Ela disse isso algumas vezes, e eu a apoiava.

É muito importante que as crianças tenham uma educação. Se não, elas não são ninguém. Elas têm que saber ler e escrever, isso é importante e alegra o meu coração. Meus pais tiveram 18 filhos, e nem todos puderam frequentar a escola. Mas eu me arrisquei, tomei a responsabilidade e paguei meus estudos para aprender. Eu aprendi a escrever o meu nome com 19 anos. Eu ia para a escola com as crianças do primeiro ano. Eu sou um dos maiores fazendeiros da minha região, por isso consigo pagar a escola dos meus filhos, o transporte, livros, uniformes. Quando a minha filha estava fazendo as provas do ensino médio, o Boko Haram veio e a sequestrou, ela e todos os seus colegas. Era o dia 14 de abril de 2014, às 9 da noite, quando ouvimos barulhos de tiros na cidade.

Eu peguei a minha moto e fui para Chibok ver o que estava acontecendo. Antes de chegar na escola, encontrei muitas pessoas chorando e com muito medo. Na manhã seguinte, um amigo meu me contou que todas as meninas do ensino médio de Chibok tinham sido sequestradas pelo Boko Haram. Eles são contra o ensino ocidental, proíbem de ir à escola. Esse grupo terrorista islâmico tem uma missão, eles dizem não aceitar a educação ocidental, mas não é verdade. Eles simplesmente são contra os cristãos. No sul e no oeste da Nigéria, os cristãos estão relativamente seguros, não têm tantos problemas, mas no nordeste, a situação é mais difícil. Nós temos desafios a enfrentar. No momento, não é mais possível mandar nossos filhos para a escola, é muito perigoso.

A perseguição aos cristãos começou com o Boko Haram queimando igrejas, roubando cristãos nas ruas, sequestrando-os, levando-os para seus acampamentos e matando-os. Devido aos ataques nos últimos anos, temos tido pouco para comer. Não podemos cultivar nossos campos. Os agricultores sempre são atacados e assassinados. Em outras cidades, é ainda pior. Muitas pessoas já foram sequestradas e tiveram suas casas queimadas. Eles levaram tudo, nossas vacas, cabras, ovelhas, roubaram tudo de nós.

Mas o nosso governo não nos ajudou, ele só intervém para confrontar os terroristas quando os combatentes do Boko Haram querem ocupar a sede da polícia na nossa região. A maioria das pessoas é cristã, 95% são cristãos e muçulmanos que vivem na mesma família, têm os mesmos pais. Nós sempre vivemos em paz, a fé não era razão para brigas. Eu venho de uma família muçulmana, mas quando tinha nove anos, meu pai não me obrigou a aprender os ensinamentos árabes Claro, aqui está o texto corrigido:

"Encontrei luz na minha vida ao me tornar cristão. Desde então, tenho uma alegria profunda que sempre está presente. Quando o Boko Haram chegou à nossa região, tentou levar os jovens para o seu lado usando dinheiro. Eles querem tornar o Nordeste da Nigéria islâmico para conseguir um estado islâmico. Eles querem dividir o país, e o maior alvo deles são os jovens. Mas alguns muçulmanos da nossa região se colocaram contra eles e disseram não a esses ensinamentos. Nós não queremos isso aqui. Talvez por isso eles sequestraram nossas filhas, porque depois do sequestro das meninas, eles vieram ao nosso bairro e ocuparam por 48 horas. Os terroristas destruíram nossos canos de água, e desde então, também não temos eletricidade. Por três meses, ficamos com medo de ficar na aldeia, nós nos escondemos nos arbustos e dormimos ali. Alguns foram picados por cobras e morreram nos arbustos.

Oramos a Deus, precisamos voltar para casa, e realmente hoje podemos dizer que o Boko Haram não está nos atacando mais. Mas ainda temos medo de ataques de homens-bomba. O Boko Haram deixou um rastro de terror no norte da Nigéria. Mil igrejas foram destruídas e precisaram ser fechadas. Mais de 11 mil cristãos foram mortos. Há muito tempo, o governo não tomou nenhuma atitude contra a violência do Boko Haram. Por essa razão, o povo tem procurado por conta própria os sequestradores de sua filha, mas contra os sequestradores extremamente armados, ele não pode fazer nada. Então, o pai de família tenta outra abordagem.

Eu pessoalmente sempre me questionei por que isso aconteceu. Por que Deus desviou seu rosto de nós? Por que ele permitiu isso? Por que esses jovens cristãos foram sequestrados? Ou nós fizemos algo errado para que Ele desejasse nos castigar? Eu já me perguntei algumas vezes. Os outros pais também se sentiram assim, e por isso deixaram de ir à igreja. Eles não conseguem mais comer de tão angustiados. Eles se recusam a ir à igreja. Eles se recusam a orar. Dezoito dos pais das meninas sequestradas morreram, isso de tristeza. Eu não quero acabar assim. Por isso, comecei a consolar meus colegas, orando com eles para encontrar uma solução vinda de Deus. Eu tenho certeza de que o que é impossível para as pessoas é possível para Deus.

Deus encontrará as meninas perdidas, eu tenho certeza. Eu me reuni com uma mulher chamada Diana, que também é líder na igreja. Ela tem uma fé forte e caminha com Deus. Sua filha também foi sequestrada, e eu a chamei para ir comigo visitar todos os pais da região. Nós fomos de moto por todos os lugares, até que tivéssemos visitado todas as famílias. Alguns deles se recusavam a ir para a igreja, eles diziam que Deus não se importava conosco. Mas quando nós os encontramos e conversamos com eles, conseguimos encorajá-los a agir. Isso nos ajudou muito. Eles pararam de chorar, como aconteceu na minha casa. E quando nós os visitamos para conversar, combinamos de nos encontrarmos todo dia 14 para orar.

Um ano depois do sequestro, no primeiro dia 14 de abril, tivemos um grande encontro de oração na escola onde as meninas foram sequestradas. Para esse dia especial, nós convidamos todo o mundo, mas ninguém foi. Nós perguntamos a Deus por que essas pessoas não querem orar conosco. Por que nós, como pais, fizemos algo errado? Deus, o Senhor, quer que as coisas continuem assim? Deus, faça com que nossa voz seja ouvida em todos os lugares. E então, descobrimos que pessoas em todo o mundo estavam orando pelas meninas de Chibok. Algumas ONGs, assim como as Portas Abertas, nos ajudaram. Elas nos deram alimentos, que podíamos compartilhar, deram medicamentos e cuidaram de nós, além de nos ajudar financeiramente.

Mas eu me perguntava por que as pessoas do nosso povo se negam a orar conosco. Por que? E a culpa? Sabemos que somente a oração em comum pode ajudar as meninas. Em abril de 2016, dois anos depois do sequestro, eu e a Diana encontramos pessoalmente o presidente da Nigéria, e também todos os representantes do governo, para um encontro de oração. Encheu-me de certeza que há poder na oração. Experimentamos isso mais ou menos nesse tempo, o Boko Haram parou de fazer ataques nas ruas. Finalmente, todos puderam vir e orar conosco.

No caso do nosso presidente, ele mandou um representante, e também sete membros importantes da câmara nos visitaram. Foi realmente um grande dia de oração. Até mesmo muçulmanos com altos cargos no governo aceitaram o convite e vieram pessoalmente ao nosso encontro. E juntos nós oramos. Por favor, deixe que, pelo menos uma menina, nós queremos tanto ouvir como elas estão. Oramos incessantemente para que isso acontecesse, e pouco tempo depois, a minha filha foi liberta. Eu conversei com ela, e ela me contou muito sobre as outras meninas.

Ela só foi liberta porque nós oramos. Ela também me contou o que aconteceu no dia em que elas foram sequestradas. Quando algumas meninas queriam fugir da escola, o diretor pediu para elas não fugirem. Disse que seria melhor elas ficarem juntas e proibiu o uso de celulares para ligar para os seus pais. Ele disse: "Qualquer menina que tentar fugir esta noite não poderá mais fazer as provas na escola." E por isso, todas elas ficaram juntas. Então, o Boko Haram chegou e levou todas. Dói muito pensar sobre isso. Ela me contou que algumas meninas escolheram as maiores. Uma menina chamada Mônica foi morta


This post first appeared on Overcentral, please read the originial post: here

Share the post

Perseguição a cristãos- Capitulo 13

×

Subscribe to Overcentral

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×