Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

HAMAS: Grupo terrorista, partido político ou Ambos?



O Hamas é uma organização política e militar islâmica sunita que foi fundada em 1987 na Cisjordânia e tem como objetivo estabelecer um Estado palestino islâmico na Palestina histórica, que inclui os territórios ocupados de Israel, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.

A natureza do Hamas

A natureza do Hamas é complexa e controversa. O Grupo tem dois braços principais: um político e um militar.

O braço político do Hamas

O braço político do Hamas é responsável por atividades legais e democráticas, como a participação em eleições e a realização de trabalhos sociais. O grupo tem uma plataforma política que inclui a promoção da justiça social, o combate à corrupção e a defesa dos direitos dos palestinos.

O braço político do Hamas tem sido um sucesso nas eleições palestinas, vencendo as eleições legislativas de 2006 e assumindo o controle da Faixa de Gaza. O grupo também tem apoio em outros países do mundo árabe e islâmico, sendo considerado um símbolo da resistência contra a ocupação israelense e a opressão dos palestinos.

No entanto, o braço político do Hamas também é acusado de corrupção e nepotismo. O grupo é controlado por uma elite que se beneficia do seu poder, enquanto a população da Faixa de Gaza vive em condições de pobreza e escassez.

O braço militar do Hamas

O braço militar do Hamas é responsável por ataques contra Israel. O grupo possui um arsenal de foguetes e mísseis, que são lançados contra Israel a partir da Faixa de Gaza. O Hamas também é responsável por ataques suicidas e sequestros.

Os ataques do Hamas contra Israel são frequentemente realizados de forma indiscriminada, o que significa que não visam apenas alvos militares, mas também civis. Isso torna esses ataques ainda mais graves.

O braço militar do Hamas é visto como uma ameaça à segurança de Israel, e o grupo é alvo de sanções econômicas e financeiras por muitos países, incluindo os Estados Unidos, a União Europeia e Israel.

A importância do Hamas no contexto geopolítico do Oriente Médio

O Hamas é um ator importante no contexto geopolítico do Oriente Médio. O grupo é um dos principais apoiadores da Irmandade Muçulmana, uma organização islâmica sunita que tem grande influência em países do Oriente Médio e do Norte da África.

O Hamas também é um importante aliado do Irã, que fornece ao grupo apoio financeiro e militar. O Irã vê o Hamas como um instrumento para promover seus interesses no Oriente Médio.

A presença do Hamas na Faixa de Gaza é uma fonte de tensão entre Israel e o mundo árabe. O grupo é visto por Israel como uma ameaça à sua segurança, e por países árabes como um símbolo da resistência contra a ocupação israelense.

O futuro do Hamas

O futuro do Hamas é incerto. O grupo continua a ser considerado uma organização terrorista por muitos países, e suas ações são vistas como uma ameaça à paz no Oriente Médio.

No entanto, o Hamas tem moderado sua retórica e suas ações ao longo dos anos. O grupo tem dito que está comprometido com a paz com Israel, e tem realizado alguns gestos de conciliação, como o lançamento de um plano de paz em 2017.

Se o Hamas conseguir convencer os países ocidentais de que está comprometido com a paz, poderá ter um papel mais importante na política do Oriente Médio.

Nova guerra entre Hamas e Israel: o que mudou?

A escalada de violência entre Hamas e Israel, que começou em 10 de maio de 2022, é a mais grave em anos. Em apenas 11 dias de conflito, foram registradas mais de 250 mortes, incluindo mais de 60 crianças, e milhares de feridos.

Um dos principais fatores que contribuiu para a escalada do conflito foi a decisão do Hamas de lançar foguetes contra Israel em resposta à violência policial contra palestinos em Jerusalém. Os protestos em Jerusalém foram motivados pelo plano israelense de expulsar famílias palestinas do bairro de Sheikh Jarrah.

Outro fator que contribuiu para o conflito foi a decisão de Israel de realizar ataques aéreos contra a Faixa de Gaza. Esses ataques visavam o Hamas, mas também atingiram civis palestinos, incluindo mulheres e crianças.

A guerra entre Hamas e Israel teve um impacto significativo na região. O conflito causou a destruição de infraestruturas na Faixa de Gaza e forçou milhares de pessoas a abandonarem suas casas.

A guerra também afetou as relações entre Israel e o mundo árabe. Muitos países árabes condenaram os ataques israelenses contra Gaza, e alguns suspenderam as relações com Israel.

Ainda é cedo para dizer como a guerra entre Hamas e Israel terminará.



This post first appeared on Overcentral, please read the originial post: here

Share the post

HAMAS: Grupo terrorista, partido político ou Ambos?

×

Subscribe to Overcentral

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×