Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Perseguição a cristãos: Capítulo 6

 Helen Berhane continua louvando ao Senhor 




Quando  eles encontraram o papel, eles me perguntaram: "Onde está a Bíblia?" Eu respondi: "Eu não tenho Bíblia". Então, eles começaram a me torturar. "Você precisa nos dizer onde a Bíblia está!" E eu respondi, dizendo: "Eu a tenho na minha mente". "Ah, se a Bíblia está na sua mente, então vamos ter que destruí-la." Então eles bateram sem parar na minha cabeça. Eles queriam apagar a Bíblia da minha mente. Por isso, eles nos prenderam no contêiner, para que esquecêssemos tudo. Eu conheço pessoas que esqueceram suas datas de nascimento lá e outras ficaram cegas. Sem os cânticos, minha vida teria sido horrível. Por isso eu cantava o tempo todo, isso me dava força. Helen, da Eritreia, é cantora. Ela foi capturada em sua terra natal, foi interrogada muitas vezes e, finalmente, torturada, e ficou presa por anos. A razão: Helen cantava para as pessoas nas ruas e contava sobre sua esperança em Jesus Cristo. De acordo com a organização interdenominacional Portas Abertas, a Eritreia faz parte dos 10 países em que os cristãos são mais reprimidos e perseguidos. Há mais de 20 anos, o país leste africano comemorou sua independência do vizinho Etiópia. Desde então, os direitos dos eritreus têm sido cada vez mais limitados: eles não podem praticar sua fé, nem visitar a igreja que desejam. Apesar de muitos cristãos orarem pelo seu país e se preocuparem com os outros, as autoridades têm medo deles e os vigiam em todo lugar. Helen também queria encorajar seus vizinhos. Ela nunca imaginou que o seu amor por eles lhe traria perseguição. A minha ideia era alcançar as pessoas com o evangelho. Eu abri um salão de beleza para ganhar dinheiro. Três mulheres e um homem trabalharam comigo. Ao mesmo tempo, comecei a estudar teologia. Eu aprendi muito sobre evangelização. Eles nos ensinaram a pregar para duas, três ou mais pessoas. Isso tomou conta de mim, pregar o evangelho, era isso que eu queria fazer. E, então, eu comecei a pregar o evangelho, nos cafés, na catedral, em todo lugar. Isso era muito importante para mim. Compreendi que quanto mais as pessoas se afastavam de Deus, mais problemas elas tinham. Por isso, eu dizia às pessoas: "Por favor, se voltem para Deus". Antes da independência, as pessoas oravam muito na Eritreia, as roupas viviam cheias. Mesmo os muçulmanos da Eritreia saíram e chamaram seus vizinhos, isso se chama Mallala, eles oravam muito.




Mas, depois da independência, as pessoas se esqueceram de Deus. As compras se esvaziaram consideravelmente. Isso me chocou. Quando eu preguei na frente da catedral, as pessoas ouviram e começaram a chorar. Ninguém atirou pedras. Muitas pessoas ficaram paradas e ouviram. Os ônibus já tinham parada circular, não havia táxis na rua. Estava bem calmo no centro. A cantora cristã estava feliz. Ela havia realizado um sonho: apesar das lojas fechadas, ela alcançou muitos com o evangelho. Procurei ajudá-los. Eles gritaram: “Tem alguém aí que possa nos ajudar?” Eles choravam e gritavam. Era horrível. Parecia impossível viver a fé, a esperança e o amor aqui. Quando nós, os presos, chegamos ali, eu vi 23 contêineres marítimos. Esse contêiner estava tão sujo. Continuamente, nós todos começamos a nos coçar. Nós perguntamos: “Onde está o banheiro?” Disseram: “Aqui não tem banheiro”. Ver aqueles jovens daquela forma era simplesmente horrível. Eles me perguntaram: “Helen, o que devemos fazer?” Então, eu falei com as pessoas até as autoridades chegarem e me prenderem. Eles me disseram que eu deveria parar de pregar na rua. Eu respondi: "Não posso parar de evangelizar, pois Deus nos pede para pregar o evangelho em toda parte". Eu sou uma seguidora de Deus, não posso parar. Mas, naquela época, ainda não era tão rigoroso e, então, eles me deixaram ir para casa. Desde então, a situação mudou muito. Hoje, a Eritreia é muito pobre. Os jovens ficam muitos anos prestando serviço militar. Eles não podem estudar, não têm família. Muitas mulheres não estão no serviço militar. Elas não têm filhos. Isso é terrível. Os cristãos não podem mais se encontrar para adorar a Deus. Eles são presos e torturados. Como ser humano, você não tem mais direito a nenhum ali. Em 2002, muitas lojas estavam fechadas e proibidas de funcionar. Helen continuou a pregar, nas ruas, nas vilas e nos ônibus interurbanos. Ela era sempre presa e interrogada. Agora, só são permitidas 4 comunidades religiosas: os islâmicos, a Igreja Ortodoxa, assim como a Igreja Católica e a Igreja Evangélica Luterana. Livros e músicas cristãs são proibidos. Além disso, em 2003, Helen gravou um vídeo de música cristã secretamente. Ele é vendido em todo o mundo e é muito popular entre os jovens cristãos eritreus. Ela não desconfiava que a polícia secreta estava vigiando há muito tempo. Em uma batida policial, o DVD de Helen foi encontrado e ela foi presa. A espiritualidade é proibida lá. A polícia entende que comercializar músicas cristãs significa encorajar os cristãos. Eles sabem exatamente o poder que essas músicas têm. Eles me prenderam, mas não me interrogaram, nem me levaram ao juiz. Pois, para nós, não há tribunal. Não há eleição, nem democracia. Eles me levaram para uma prisão militar.


 

Lá, eu notei, imediatamente, uma grande quantidade de jovens. Todos estavam muito doentes. Procurei ajudá-los. Eles vomitaram a noite inteira, foi simplesmente horrível. Orei por essas pessoas, por isso, me mandaram para bem longe da cidade. Colocaram-me em um contêiner de metal; lá, eu não conseguiria ajudar ninguém – esse era o plano deles.


Mai Serwa é uma prisão para criminosos perigosos e, ao mesmo tempo, um ponto de apoio militar bem longe da capital, Asmara. Para cá, a jovem cantora foi trazida, sem passar por nenhum julgamento. Meses de tortura esperavam por Helen. Vieram com uma lata para que pudéssemos usar como banheiro. Nós pedimos luz, pois estava totalmente escuro. Falaram: “Não tem luz”. Então, quando anoiteceu, ficou extremamente frio. Durante o dia, estava muito quente. Você não poderia se apoiar em lugar nenhum. Todos foram construídos no meio. Uma menina começou a ter um colapso no chão. Mas eu estava tão chocada quanto eles, pois eu nunca tinha vivenciado algo assim. Orei: “Deus me ajude!” E, então, me veio uma palavra da Bíblia, de Atos dos Apóstolos 16, versículo 25. Paulo e Silas foram levados à prisão e quando eles vieram a cantar ali, as portas da prisão tremeram. Eu entendi que posso vencer, apesar das situações. O resultado será sempre o mesmo: seremos vencedores, pois pertencemos ao lado do vencedor.


Quando eu comecei a cantar, eles chegaram e nos torturaram. Eles nos forçaram a nos ajoelhar e carregar pedras o dia todo. Depois, tivemos que rolar no chão. Então, eles nos atormentavam exigindo que fizéssemos todo tipo de coisa. Quem se negou, foi torturado. Nós também usamos nossos sapatos e corremos sobre pedras e vidros. Aquela região era inóspita, muito longe da cidade. Era o inferno na terra. Era horrível, indescritível. Eles puxaram o cabelo das pessoas e batiam nelas. Como poderia permitir que cantássemos? Se nós tivéssemos parado de cantar naquele momento: “Ok, vamos parar de cantar”, não teria acontecido uma tortura. E eles nunca foram vistos quão forte é o nosso Deus. Mas eles me permitiram cantar. Simplesmente impensável, o inferno na terra. Isso durou muito, o dia inteiro e a noite inteira, tortura, prisão. Normalmente, as torturas ficavam sempre piores, mas, de repente, eles pararam de nos torturar e permitiram que cantássemos. Não alto, mas podíamos cantar. Eu perguntei a Deus o tempo todo: “Como isso é possível?” Pois eu via como eles torturavam os outros jovens ali. Fiquei 32 meses nesse contêiner. E eu sempre cantava. Sempre.


Com sua prisão, Helen se encontrava em uma batalha: ela queria se manter firme em sua fé. Para não perder, ela começou a dar estudos bíblicos e cantou com as outras mulheres na prisão-contêiner. Como castigo, ela ficou acorrentada durante o dia, debaixo do sol escaldante ou de tempestades. Helen continuou firme. Depois, foi presa por 10 meses como doente mental. Dia e noite, Helen temia por sua vida. Ela não conseguia comer, nem dormir direito. Em pouco tempo, ela estava só pele e osso. Apesar disso, ela só tinha uma coisa em mente: falar da sua fé em Cristo para outros presos e guardas. Os guardas da prisão não gostaram de nada disso. Eu comecei a escrever cartas. Quando eles passavam com um pão, eu colocava as mensagens dentro dele, mas um guarda me viu de longe. Então, eles me bateram tanto que o bastão chegou a quebrar em pedaços no meu corpo. Então, eu não cantava mais baixo, cantava muito alto. Simplesmente, cantava e cantava.


 

Então, eles vieram de novo e gritaram: “Pastor – não sei por que me trataram como homem – pastor, para com isso!” Uma noite eles me interrogaram novamente. Eu falei para eles: “Vocês precisam de Cristo”. Eles ficaram irritados: “Helen, você quer nos converter? Quer nos mudar?” Eles ficaram tão irados que me prenderam em uma solitária. De 4 a 5 meses, fiquei ali, totalmente sozinha. Eles pensaram que aquela seria a melhor tortura. Mas se você me perguntar, aquela foi a minha melhor época na prisão. Eu pude refletir e, ali, eu recebi de Deus muitas canções. Eu ouvi a voz de Deus ali, claramente. Eu quis a Deus: “O que é bom nessa tortura? Na tua palavra está escrito que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que creem em ti. O que é bom nisso?” Sofrer por Cristo pode ser um dom de Deus. Eu tive que ir para a prisão, tive que sofrer. Eu posso suportar isso. Mas isso tudo deve ter um motivo. Enquanto eu ainda pensava sobre isso, apareceu um guarda e me levou para outro lugar. E, lá, eu vi o policial com um daqueles bastões pretos. Eu disse: “Não. Se eu estou há 2 anos na prisão, é porque mando mensagens. Eu prego o evangelho, por isso já estou aqui há 2 anos. Não consigo parar de pregar”. Então ele começou a me torturar. Bateu aqui e em tudo, no meu corpo todo. Quando eu vi o bastão, pensei: “Essa é a última vez, com certeza eu vou morrer”. Eu sabia que eles torturavam pessoas com aquele bastão. Ele me disse: “Helen, eu sei que você manda mensagens na prisão, mas você tem que parar de pregar para os guardas”.


A primeira pancada me atravessou como fogo. Foi horrível, ele me bateu inúmeras vezes. Eu fiquei quieto. Depois de 5 minutos, ele me deu uma pausa. Depois me torturou de novo. Cinco minutos de pausa. E finalmente ele me disse: “Helen, você nunca mais pode dizer 'Jesus'”. Fiquei surpreso quando ele disse aquilo, pois ele não era cristão. Eu disse: “Eu não posso parar de falar 'Jesus'. Eu só tenho uma boca e me comprometi com ele até a morte. Eu não tenho medo de nada. Eu pertenço a ele até a morte”. Então, ele pegou o bastão de novo e me bateu até cansar. Ele gritou enquanto eu batia, eu não. Eu não entendi por que ele gritou. No final, ele estava totalmente exausto. Quando ele se afastou de mim, meu corpo começou a tremer sozinho. Tudo em mim tremia. Ele me bateu até eu ficar vermelho e roxo. Ele disse: “Helen, e agora?”


Meu Deus, o que vai ser da minha filha? E dos meus pais? É tão difícil para eles. O mais impressionante é que eu não senti ódio nenhum. Eu mesma não entendi. Quando eu olhei para ele, só senti vontade de perdoá-lo, porque ele não sabia o que estava fazendo. Depois eu pensei: “Eu vou morrer. Eu sei que estou na prisão por causa da minha fé. Mas eu também senti a dor da minha família e da minha filha. Eu coloquei toda a minha tristeza em uma música, na qual eu me despedia da vida.


Aproximadamente metade dos cristãos na Eritreia sofre pena de prisão como a de Helen. Depois de 2 dias de tortura, Helen ficou 8 meses em estado vegetativo, à beira da morte. Ela tinha hemorragias que não paravam – ninguém podia ajudá-la. Então, ela foi torturada novamente. Mais morta do que viva, ela foi, depois de 32 meses de prisão, mandada para casa. Mas, mesmo lá, ela estava sendo vigiada. É um milagre que aos poucos ela tenha se recuperado e finalmente tenha alcançado vir para a Europa. Como eles não queriam que eu morresse na prisão, me mandaram para o hospital da prisão. Quando cheguei lá, vi um pastor, um daqueles que tinha sido muito torturado. Eu conhecia ele da minha juventude. Ele começou a chorar quando me viu, e eu comecei a chorar quando o vi. Ele parecia tão velho, foi horrível. É nossa responsabilidade orar por esses pastores. Muitos cristãos inocentes são torturados, tantas coisas acontecem com eles. Nós também precisamos orar pelo governo. Eu não entendo o que eles fazem, mas Deus pode alcançá-los. Por favor, ou por essas pessoas. Eu só estou viva hoje, porque muitas pessoas oraram por mim. Embora, na prisão, eu não saiba sobre essas orações, eu as senti. Não foram só 2 ou 3 pessoas que oraram por mim. Durante toda a tortura, eu só pude cantar por isso. Eu até ri no contêiner. Às vezes eu me perguntava: “Você é louco? Você consegue rir nesse contêiner?” Era a paz de Deus. É difícil entender, mas experimentamos a paz de Deus apesar de tudo. Naquele contêiner marítimo. Esse testemunho representa a história de milhões de cristãos ao redor do mundo que são perseguidos por causa da fé em Jesus Cristo.



This post first appeared on Overcentral, please read the originial post: here

Share the post

Perseguição a cristãos: Capítulo 6

×

Subscribe to Overcentral

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×