Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Oradour-sur-Glane – França: Marcas Indeléveis do Massacre Nazista


 


A história completa de Oradour-sur-Glane é uma narrativa profundamente trágica que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, representando um dos episódios mais sombrios da história da França. Aqui está uma explicação mais extensa:


Oradour-sur-Glane era uma pitoresca vila francesa localizada no departamento de Haute-Vienne, na região da Nova Aquitânia. Em 10 de junho de 1944, apenas algumas semanas após o Dia D e a invasão dos Aliados na Normandia, a vila foi palco de um dos massacres mais cruéis cometidos pelas forças nazistas.


Nesse fatídico dia, uma unidade da SS nazista, a 2ª Divisão SS "Das Reich", sob o comando de Adolf Diekmann, chegou a Oradour-sur-Glane. Eles alegaram que estavam em busca de membros da resistência francesa e supostas armas escondidas na vila, embora nenhuma evidência real tenha sido encontrada para justificar essa ação.


Os soldados alemães dividiram brutalmente os habitantes de Oradour-sur-Glane em grupos separados. Os homens foram levados para celeiros e garagens, enquanto as mulheres e crianças foram confinadas na igreja da vila. Ali, sob ameaça de armas, essas pessoas inocentes foram submetidas a uma tragédia inimaginável.


Primeiramente, os homens foram sumariamente executados a tiros. Em seguida, os nazistas incendiaram a igreja onde as mulheres e crianças estavam confinadas, queimando vivos aqueles que tentavam escapar das chamas. Qualquer tentativa de fuga resultava em tiros.




Ao fim dessa atrocidade, 642 habitantes de Oradour-sur-Glane perderam suas vidas de maneira brutal e cruel. A vila foi completamente saqueada e incendiada pelos nazistas, deixando para trás um cenário de destruição e desolação.


Após o término da guerra, a vila original de Oradour-sur-Glane foi deixada intocada como um monumento às vítimas e como testemunho dos horrores da Segunda Guerra Mundial. Nas proximidades, uma nova vila foi construída para os sobreviventes e para preservar a memória da tragédia.


O massacre de Oradour-sur-Glane permanece como um símbolo sombrio do comportamento brutal e desumano das forças nazistas durante a guerra. É um local de lembrança e reflexão, onde as gerações futuras podem aprender sobre as consequências da intolerância e da violência em massa, reforçando a importância da busca pela paz e da prevenção de tais horrores no futuro.



This post first appeared on Overcentral, please read the originial post: here

Share the post

Oradour-sur-Glane – França: Marcas Indeléveis do Massacre Nazista

×

Subscribe to Overcentral

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×