Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Seis questões essenciais sobre o processo de Impressão por Sublimação

O Processo de Impressão por Sublimação ou all-over-print (AOP) é uma técnica de estampagem em tecidos de poliéster brancos ou em materiais rígidos pré-preparados para ser impressos por este processo.

Com a leitura deste artigo ficará a conhecer o essencial sobre esta técnica de Impressão, as suas potencialidades e limitações, em que materiais pode ser aplicada, e outras respostas a perguntas frequentes sobre o tema.

No final da leitura, saberá o essencial sobre o processo de Impressão por Sublimação e este funciona, para tornar as estampagens em tecidos, eternas.

1.  O que é e como funciona o processo de Impressão por Sublimação?

A Impressão por Sublimação é um processo através do qual são transferidas tintas a altas temperaturas, para o produto, utilizando ferramentas adequadas para o efeito. O processo, que sintetizamos, permite alcançar um resultado completo e duradouro.

Esta técnica de Impressão por Sublimação permite criar peças de vestuário, poliéster, únicas e embelezar materiais rígidos, como canecas ou azulejos. O limite é a sua criatividade.

Na Sublimação as cores são mais vibrantes e intensas que nas impressões comuns em jato de tinta ou laser. O resultado é fantástico! Tanto em poliéster como noutros suportes rígidos. A qualidade obtida supera a de outras técnicas existentes.

 Através do calor, a Impressão por Sublimação funde a Tinta e a superfície do tecido. As Tintas utlizadas no processo passam do estado líquido ao gasoso quando sujeitas a temperaturas elevadas (180.°C a 210.°C) na prensa térmica. Quando arrefecem as tintas passam ao estado sólido e tornam-se parte integrante do têxtil. O resultado é uma Impressão permanente.

 O resultado do processo de Impressão por Sublimação são peças duradouras. As imagens permanecem impecáveis após infinitas lavagens.

2.  Quais são as potencialidades do processo de Impressão por Sublimação?

A imaginação é o limite: Existe uma total liberdade na criação dos desenhos, inclusive motivos realistas;

Duração tão longa quanto a peça impressa: A Impressão por Sublimação é duradoura. O desenho não racha, descasca ou desvanece com as lavagens;

Adequada para pequenos lotes: A Impressão por Sublimação é adequada para pequenos lotes, desenhos com muitas variações de cor e design.

3.  Quais são as limitações da Impressão por Sublimação?

Apenas aplicável em poliéster ou mistura de poliéster (quanto maior a percentagem de poliéster mais vivas ficarão as cores): Assim era, pelo menos até há pouco tempo. Entretanto, surgiram tecnologias que permitem também aplicar em algodão. Já a seda seria danificada no processo de aquecimento.

A Impressão de Sublimação só está disponível para produtos brancos. As tintas para Sublimação são translúcidas e só se conseguem estampar peças brancas ou de cores claras.

O branco está ausente da palete de cores disponível para este processo de tingimento. O esquema de cores utilizado é o CMYK e nenhuma combinação das cores base – Ciano, Magenta, Amarelo e Preto – pode criar o branco.

O segredo da qualidade da Impressão por Sublimação está na fórmula química da Tinta. A qualidade das tintas permite toda uma palete de cores, o que distingue esta técnica de Impressão.

4.  O que precisa para trabalhar com o processo de Impressão por Sublimação?

Além de um computador e dos programas adequados, precisará de:

Impressora de Sublimação;

Tinta de Sublimação

Papel Transfer de Sublimação;

Prensa térmica de estampagem;

Plotters de recorte.

5.  O que fazer quando tem artigos desadequados para imprimir?

Todos os materiais, desde que recebam um tratamento de resina à base de poliéster, podem ser sublimados. Caso tenha artigos para imprimir em armazém que incumprem os pré-requisitos, prepare-os com sprays Subliprep e já os poderá imprimir por Sublimação, sem desperdiçar qualquer recurso!

6.  Quer sublimar em tecido de algodão?

Em tempos um exclusivo para peças em poliéster branca foi lançado, o Transfer Forever Subli-Flex 202, que permite imprimir desenhos e logótipos de cores brilhantes em roupa de algodão, clara ou escura, de couro ou ganga, sem qualquer perda de cor ou de elasticidade. Pode conjugar com o papel adequado para diminuir o toque plastificado.

Em suma, o preço das impressoras e consumíveis tem vindo a baixar ao longo dos últimos anos, o que democratizou a utilização desta técnica que é hoje utilizada em áreas de negócios como artesanato ou brindes tendo ainda aumentado a presença na área industrial.

A Impressão por Sublimação permitiu aumentar a qualidade de Impressão, a custos acessíveis para pequenas quantidades e um mundo de possibilidades para quem trabalha na área de personalização de têxteis e brindes.

Visite a loja física em Algés, prestamos esclarecimentos sobre o manuseamento do equipamento que nos comprou, visite a loja online da Fabriprint, na qual encontra todos os equipamentos, acessórios e suportes para impressão por sublimação que precisa para o seu negócio e a resposta às suas dúvidas.



This post first appeared on Fabriprint, please read the originial post: here

Share the post

Seis questões essenciais sobre o processo de Impressão por Sublimação

×

Subscribe to Fabriprint

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×