Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como preservar e proteger móveis de madeira: cuidados e manutenção adequados

Os móveis de madeira têm um charme atemporal que acrescenta elegância e aconchego a qualquer espaço. No entanto, para manter a beleza e a durabilidade da Madeira ao longo do tempo, é fundamental adoptar os cuidados e a manutenção adequados. Neste artigo, vamos explorar algumas dicas essenciais para preservar e proteger os seus móveis de madeira.

  • Faça uma limpeza regular: manter os móveis de madeira limpos é o primeiro passo para os manter em bom estado. Limpe os móveis todas as semanas com um pano macio e seco para tirar o pó e sujidade que pode arranhar a madeira. Depois, passe um pano levemente húmido ou limpe com um produto próprio (por exemplo, Pronto). No fim, use um pano seco para absorver a humidade. 
  • Evite produtos químicos agressivos: a madeira é um material natural, por isso evite produtos de limpeza abrasivos ou químicos fortes! Quando limpar, opte por produtos de limpeza suaves (o tal pano de madeira) ou produtos específicos para móveis de madeira, assim como óleos naturais (por exemplo, óleo de cedro) para hidratar a madeira. 
  • Proteja os móveis contra o Sol e humidade: as condições climáticas podem afetar a madeira ao longo do tempo, especialmente a exposição ao Sol e a humidade. Por isso, evite que os móveis apanhem Sol a mais: se tem móveis perto da janela, use cortinas ou persianas para os proteger. Para evitar a humidade, abra as gavetas e as portas para ventilar os armários. 
  • Controle da humidade: se a sua casa tem mesmo muita humidade, use um desumidificador para manter a humidade relativa adequada, já que a madeira pode expandir e contrair em resposta às mudanças de humidade, ou até ganhar fungos. Um ambiente a humidade controlada ajuda a prevenir rachaduras ou que a madeira empene.
  • Repare de rachaduras e arranhões: tarde demais para evitar rachaduras? Sempre que notar rachaduras ou arranhões, procure carpinteiros para reparar as portas imediatamente e evitar que a madeira continue a abrir. Normalmente, é possível encher as rachaduras com massa, lixar a superfície e envernizar: fica como se nada se tivesse passado!
  • Evite impactos e peso excessivo: evite bater ou deixar cair objetos pesados nos móveis de madeira, pois isso pode causar danos irreparáveis. Use feltro adesivo para os arrastar com facilidade quando precisa de limpar nos pés das cadeiras e protecções nas laterais se estiverem em sítios de passagem. Não sobrecarga as gavetas e as prateleiras para não inclinarem. 
  • Armazene bem as móveis: se estiver muito tempo fora de casa, ou se precisar de arrumar os seus móveis num anexo, escolha um local fresco e seco. Além disso, use capas de protecção (os clássicos lençóis que se vêem nos filmes!) para proteger os móveis. Além disso, convém manter os móveis afastados das janelas para deixar circular o ar e evitar a exposição ao Sol e à humidade. 

Seguindo estas dicas de cuidados e manutenção, pode garantir que os seus móveis mantêm o seu charme original, além da madeira ficar brilhante e com um acabamento perfeito. Mesmo que fique danificada, quase sempre é possível restaurar a madeira com serviços de carpintaria. Lembre-se de que a madeira é um material natural que envelhece com graciosidade desde que tenha os cuidados adequados podem realçar a sua beleza ao longo do tempo.



This post first appeared on Projetos Paralelos, please read the originial post: here

Share the post

Como preservar e proteger móveis de madeira: cuidados e manutenção adequados

×

Subscribe to Projetos Paralelos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×