Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Eclipse solar anular: Cuidados, data e horário do fenômeno

Neste sábado, 14 de agosto, ocorrerá o eclipse solar anular 2023, um fenômeno que ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, fazendo com que parte do disco solar seja coberta, resultando em um “anel de fogo.”

Como resultado, partes do Brasil literalmente se transformarão em noite, tornando a experiência única e muito curiosa. O evento poderá ser visto a olho nu, mas é importante tomar cuidados essenciais para evitar problemas de visão sérios.

Use filtros adequados

É possível observar o Eclipse anular usando filtros adequados que protegerão sua visão e proporcionarão uma boa experiência. Segundo a professora Auta Stella, do Planetário Barca dos Céus, com a diminuição da luz visível durante o fenômeno, os olhos tendem a ficar menos protegidos e suscetíveis a danos, como a radiação e os raios não visíveis.

Uma boa opção é usar vidros de soldador com tonalidade N14 ou superior. Mesmo usando o acessório, ainda é importante, segundo o diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, Marcelo Zurita (via O Globo), não abusar do tempo.

Mesmo filtrando parte da radiação, o acessório ainda permite que alguma luz passe. Por esse motivo, o recomendado pelo profissional é descansar por cerca de 30 a 40 segundos, voltando a observar o fenômeno.

O tamanho do vidro também é importante. Conforme explicado pelo canal Manual do Mundo no YouTube, uma tática segura seria acoplá-lo em uma caixa de papelão. Dessa maneira, o observador ganha mais segurança ao observar o eclipse anular apenas pelo furo com o vidro, evitando que seus olhos sejam atingidos de forma indireta pela luz.

Confira mais dicas para observar o fenômeno com segurança:

Horário do eclipse anular

O eclipse deve começar por volta das 15h (horário de Brasília), atingindo seu pico em regiões como Manaus entre as 15h e 15h30 e João Pessoa às 16h40. O fenômeno chegará ao fim na costa leste do Brasil por volta das 17h30 (horário de Brasília).

O post Eclipse solar anular: Cuidados, data e horário do fenômeno apareceu primeiro em Online Séries.



This post first appeared on Online Séries, please read the originial post: here

Share the post

Eclipse solar anular: Cuidados, data e horário do fenômeno

×

Subscribe to Online Séries

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×