Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Vikings: A história real de Ketill Björnsson, rei dos Sudrey

O personagem Ketill Flatnose foi inserido durante a sexta temporada da série “Vikings”. Interpretado pelo astro da WWE, Edge (Adam Copeland), o personagem é baseado em uma figura histórica mencionada nas sagas Laxdaela, Eyrbyggja e Landnámabók sendo provavelmente mencionado pela primeira vez pelo cronista Ari Þorgilsson (1067 – 1148).

Ketill Björnsson, apelidado de Flatnose, nasceu em Romsdal, um vale localizado no condado de Møre og Romsdal , entre Nordmøre e Sunnmøre. Ele era filho de Björn Grímsson.

No século 9, após a vitória de Harald Fairhair durante a batalha de Hafrsfjord, muitos acabaram fugindo da Noruega. A saga Orkneyinga conta que algumas dessas pessoas (vikings) invadiram a Noruega durante o verão a partir das ilhas Orkney e Shetland localizadas ao norte da Escócia continental.

Por causa disso, Harald velejou para o local com o objetivo de desarraigar os atacantes. O rei conseguiu derrotá-los e também tomar posse das Hébridas e da Ilha de Man.

A história de Ketill Björnsson

A saga Eyrbyggja conta a mesma história tendo como personagem principal Ketill Björnsson.

Nela, Ketill é descrito como um dos vikings que fugiram para as ilhas com o objetivo de escapar da tirania de Harald. Harald lidera a primeira conquista, mas assim que retorna para à Noruega, os invasores conseguem se reagrupar.

Então ele envia Ketill Björnsson para reconquistar as ilhas. Ketill seguiu o que foi combinado, no entanto, não pagou nenhum tributo obrigando a Harald tomar posse do que lhe era devido.

Como resultado, os filhos de Ketill foram expulsos da Noruega. Fontes descrevem o personagem como sendo o “Rei dos Sudrey”, embora existam poucas evidências comprovando que ele tenha reivindicado esse título.

Ainda segundo informações da saga Landnámabók, Ketill conseguiu se tornar o governante de uma das regiões colonizadas pelos escandinavos. Ele não deixou sucessores sendo que a maior parte de sua família emigrou para a Islândia. Sua esposa se chamava Yngvild Ketilsdóttir. Ela era filha de Ketill Wether e também herdeira de Ringerike, distrito tradicional da Noruega composto pelos municípios de Hole e Ringerike.

Fruto dessa união nasceram vários filhos como Bjǫrn Ketilsson e Helgi “Bjolan” Ketilsson. Um de seus herdeiros conhecido como Thorstein , o Vermelho, conquistou grande parte do norte da Escócia entre os anos 870 e 880.

Outras histórias:

Peaky Blinders: 4 fatos da história real que são diferentes da série

Vikings: A história real de Judite de Flandres

Vikings: A história real de Sigurd Olho de Serpente

O post Vikings: A história real de Ketill Björnsson, rei dos Sudrey apareceu primeiro em Online Séries.



This post first appeared on Online Séries, please read the originial post: here

Share the post

Vikings: A história real de Ketill Björnsson, rei dos Sudrey

×

Subscribe to Online Séries

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×