Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O Mundo Depois de Nós

Quando se cria um suspense, o público inevitavelmente espera por uma solução. E em tempos de filmes eventos, de preferência, um desfecho grandioso e didaticamente explicado. É por essa tradicional expectativa, que muita gente não vai gostar de O Mundo Depois de Nós. Um filme da Netflix que capricha no suspense, mas não tem intenção de oferecer essa recompensa.

Amanda (Julia Roberts) decide que a família precisa de um descanso, e encontra uma casa de veraneio para o fim de semana, não muito longe de seu lar Nova York. Tudo parece bem até que G. H. Scott (Mahershala Ali) bate à sua porta durante a noite. Acompanhado de sua filha, o estranho afirma ser dono da residência, e estar fugindo de um estranho apagão na cidade grande. Causando uma incômoda convivência forçada entre as duas famílias.

À essa altura, a família pode ter ignorado os sinais, mas a audiência já notou, há algo de estranho acontecendo, ao menos na parte do Mundo que compete a esses personagens. Mas esses eventos apocalípticos, são apenas uma ferramenta para observarmos e analisarmos as reações dos indivíduos, ainda fortemente afetado pelos parâmetros, bons ou não, da sociedade que está entrando em colapso. 

Do racismo velado e super desconfiança, de Amanda, personagem que por pouco não se encaixa na caricatura das "Karens" de hoje em dia. Da postura em defesa e militancia constante de Ruth (Myha'la), filha do proprietário. Até a alienação dos filhos de Amanda e Clay (Ethan Hawke). Archie (Charlie Evans) um adolescente completamente despreocupado com tudo, e Rose (Farrah Mackenzie) uma pré adolescente na busca incessante pelo conforto que uma série de TV pode proporcionar.

Todas pequenas metáforas e críticas sobre a nossa vida atual, especialmente sobre nossa dependência da tecnologia. Como Clay afirma em certo momento, sem as facilidades destes recursos a maioria de nós não sabe como se virar. Reflexões não tão surpreendentes, mas bem relevantes para o contexto atual. 

A grande questão é, essas reflexões e a constante construção do mistério é suficiente para você caro espectador? Pois é nisso que o longa dirigido por Sam Esmail, baseado no livro de Rumaan Alam, está investido. Explorar essa atmosfera de insegurança causada pela ignorância, e reforçada pelo acúmulo de eventos estranhos inexplicáveis. 

São mais de duas horas apresentando incógnitas que nunca serão resolvidas. A intenção é nos fazer especular e discutir. Uma pena, que o roteiro não tenha coragem de assumir seu final completamente em aberto. Colocando nos últimos instantes, e de forma apressada, um personagem para narrar didaticamente  uma possível explicação para o evento. 

Particularmente eu preferia que a produção abraçasse o final sem respostas, que impulsiona os personagens a buscá-la, e nós a imaginá-las. Tal qual a pequena Rose se mantém em movimento para tentar assistir o último episódio de Friends. A última fagulha de um mundo que faz sentido, com regras e amigos. 

Outro detalhe que incomoda bastante é o excesso do uso de ângulos de câmera incomuns. O recurso é eficiente para criar a sensação de algo está errado, mas seu uso indiscriminado, diminui seu impacto e soa como mera escolha de estilo. À certa altura me peguei pensando, será que este diretor já está pensando à frente e mudando os ângulos para criar cortes de TikTok? - Fica aí o questionamento!

Com cenas intrigantes e bem produzidas, como as do barco e dos teslas, muitas reflexões (algumas melhores que outras) e um suspense longo e bem construído, O Mundo Depois de Nós é ousado o suficiente para escolher as reações e relações ao invés da tragédia. Para apostar no mistério sem recompensas, mas não sustenta essa ousadia por todo o tempo. 

Oferecendo uma explicação fraca, na tentativa de agradar a todos. Escolha que não funciona, já que quem quer explicações precisa de mais. E quem entendeu a proposta fica com a sensação de que o filme se acovardou. Se vai encarar como entretenimento, ou desperdício de mais de duas horas, depende do espectador. Não amei, mas ganhei uma boa fonte de discussões, e a certeza de que não me desfazer de meus DVDs é a melhor escolha!

O Mundo Depois de Nós (Leave the World Behind)
2023 - EUA - 138min
Suspense, Drama



This post first appeared on Ah! E Por Falar Nisso..., please read the originial post: here

Share the post

O Mundo Depois de Nós

×

Subscribe to Ah! E Por Falar Nisso...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×