Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tá Escrito

 O Death Note da Larissa Manoela! É praticamente impossível não fazer a conexão entre o Tá Escrito, e o enredo de mangá/anime/filme onde um livro determina o destino das pessoas. É claro, a versão brasuca tem menos mortes, mais humor, e uma versão cinematográfica muito ciente de si. Diferente da adaptação do anime feita pela Netflix. 

Astrônoma recém formada, Alice (Larissa Manoela) é uma daquelas pessoas para quem nada parece dar certo. Até que um dia, ela recebe um livro em branco, com instruções que afirmam que qualquer previsão astrológica escrita naquelas páginas se concretizará. É claro que não demora muito para a moça testar a teoria e bagunçar com a vida de todos à sua volta. Aprender a não pegar atalhos e consertar os malfeitos é a lição que a jovem precisa aprender na jornada. 

Se você é dos mais atentos já percebeu e ficou com a pulga atrás da orelha: o filme coloca astronomia e astrologia no mesmo patamar. O que deve incomodar alguns, especialmente quem prefere a ciência reconhecida à arte de ler o futuro pelos astros. Mas se você conseguir relevar este detalhe, vai encontrar uma tradicional história de abuso de habilidades sobrenaturais e a descoberta que a vida é mais verdadeira sem artifícios mágicos. 

Cada previsão que Alice escreve no caderno mágico afeta a todas as pessoas do signo em questão. O que podia tomar proporções mundiais, e seguir um caminho muito mais criativo, absurdo e grandioso. Mas a produção parece ter ciência de suas limitações técnicas. Assim a maior parte dos efeitos colaterais nos é mostrado dentro do núcleo da protagonista. Com sua família, amigos, ex-namorado agindo de maneiras inusitadas, e inesperadas, já que toda magia tem seu preço e devemos tomar cuidado com que desejamos!

O filme também é ciente de seu público alvo, jovens, fãs da Larissa Manoela, que cresceram com as redes sociais. Logo, parte da trama se passa em uma produtora de influenciadores digitais, a profissão dos sonhos da geração Z. Tornar a Agência Clock um sucesso nas redes é mais uma tarefa que a moça tenta resolver por atalhos, gerando situações divertidinhas. 

Entretanto, se você  não faz parte deste público alvo, ou tem uma bagagem cinematográfica maior, é provável que saiba bem para onde o filme está indo. Ainda que atualizado e ambientado pro Brasil da geração Z de 2023, o caminho é conhecido e consequentemente previsível. O aproveitamento nesse caso, vai depender se o tipo de humor funciona pra você, e de seu apego aos personagens. Ou melhor à Larissa Manoela!

A moça sustenta bem o protagonismo, trazendo o estilo de atuação que já conhecemos. O elenco de apoio acompanha. À exceção fica por conta de  André Luiz Frambach, em um exagero tão caricato que destoa até dos exageros que a produção se permite. Enquanto os destaques ficam com o eterno cebolinha, Kevin Vechiatto carismático. E com a excelente Karine Teles, claramente apenas se divertindo como a mãe da protagonista, subitamente liberta pelas previsões da filha. 

A obrigatoriedade de um interesse amoroso foi o que mais me incomodou nesse filme. Com tanta coisa acontecendo, o romance forçado é explorado de forma rasa e burocrática. Focar no crescimento pessoal, aprendizado e nas demais relações da moça já eram desafios mais que suficientes. De fato, eram desafios até demais.

Em muitos momentos a sensação é que o roteiro não quer se tornar grandioso do tipo, e se todos os librianos do mundo... Mas por outro lado não quer descartar a menor das ideias dentro do pequeno mundinho que criou. Apresentando a maioria de forma corrida, e não explorando bem seu potencial.

Mas nada disso vai fazer diferença para o público alvo de Tá Escrito! O filme é frenético, dinâmico, cheio de humor (goste do tipo ou não), referencias modernas e participações especiais. Tudo que a geração de fãs da Larissa Manoela espera em um filme de sua musa. 

E este é o maior mérito do filme de Matheus Souza saber claramente para quem está falando. Não é exatamente comigo, mas tudo bem, nem todos os filmes precisam ser feitos pra mim. Ou pra você! Ainda sim, entrega algumas horas de diversão a qualquer um que esteja disposto!

Tá Escrito
2023 - Brasil 
Comédia



This post first appeared on Ah! E Por Falar Nisso..., please read the originial post: here

Share the post

Tá Escrito

×

Subscribe to Ah! E Por Falar Nisso...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×