Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Mavka: Aventura na Floresta

Algumas obras são mais importantes pelo momento em que chegam ao público, do que por seus atributos de fato. É o caso de Mavka: Aventura na Floresta, uma produção infantil bastante familiar, mas que traz em sua bagagem a origem ucraniana, a luta dos animadores para terminar a produção em meio a guerra. E os paralelos de seu roteiro simples com o conflito da vida real.

As vastas florestas da Ucrânia guardam segredos mágicos e criaturas místicas. E  Mavka (Nataliya Denisenko, Lhays Macedo na versão brasileira)a alma da Floresta, acaba de ser também eleita sua guardiã. Sua principal tarefa é proteger a floresta, seus moradores, e seu "coração", a Fonte da Vida, especialmente dos humanos. 

É claro que  não demora muito para que a entidade conheça um de seus supostos inimigos. Lucas (Artem Pivovarov/Hugo Bonemer), é muito diferente das histórias sobre os humanos malvados e a dupla logo cria uma conexão. Dando uma brecha para a malvada  Kylina (Elena Kravets/Roberjane Andrade) tentar assumir o controle da floresta. 

Amor entre inimigos, tal qual Romeu e Julieta, ameaçado pelo interesse de terceiros, a história de Mavka não é das mais originais e inovadoras. Seu diferencial fica por conta da localização. Baseado na peça Lisova pisnya da ucraniana Lesya Ukrainka, a obra traz muito do folclore e tradições de seu país de origem. Difícil não ficar interessado por conhecer melhor as criaturas da florestas e suas histórias individuais. 

Mas o roteiro foca mesmo no romance impossível, e no embate contra a gananciosa vilã. E para tal faz uso de situações e soluções muito conhecidas de tramas do tipo, especialmente animações. Não é incomum se pegar pensando, isso lembra Enrolados, aquilo lembra Avatar, e por aí vai...

Já o desfecho é contundente por sua resolução pacífica.Vale lembrar, esta obra veio de uma área em guerra há quase dois anos. Logo, a reconciliação de inimigos de longa data, em prol do bem comum, ganha muito mais peso e relevância. E claro, tem sempre a mensagem ambiental, afinal a floresta é o centro de interesse da história.

A existência de canções parece obrigatória e burocrática. Por mais que sejam belas, suas inserções por vezes são abruptas e param o avançar da história. E nos percebemos, esperando que o belo videoclipe cabe para que a história de fato prossiga. 

É claro, isso tudo vem do ponto de vista de um adulto. Posso informar com certeza que a obra funciona com as crianças, especialmente as bem pequenas. Os que beiravam a pré-adolescência na minha sessão, não demoraram para ficar entediados. Mas isso talvez seja mais um problema da curta atenção da geração TikTok do que da animação em si. 

A animação em si é eficiente. Não entrega nada ultra refinado ou realista nos moldes da Pixar, mas tem belos conceitos e designs. Especialmente quando se permite exagerar como a transformação no clímax do filme. E o mais importante, atende às necessidades da narrativa. 

Mavka: Aventura na Floresta não é excepcionalmente original e revolucionário. E nem pretendia ser! É uma obra voltada para crianças, colorida, doce e cheia de boas mensagens, que por imposição do destino ganhou uma importância que não procurava. Mavka é exemplo de resistência da arte sobre a guerra, com direito à mensagem atual e relevante. 

Mavka: Aventura na Floresta (Mavka: Lisova pisnya)
2023 - Ucrânia - 99min
Aventura, Animação



This post first appeared on Ah! E Por Falar Nisso..., please read the originial post: here

Share the post

Mavka: Aventura na Floresta

×

Subscribe to Ah! E Por Falar Nisso...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×