Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dezesseis Facadas

Pouca gente se dá conta, mas o terror é um dos gêneros mais versáteis que existem. Ele pode variar em estilo, intensidade e se combinar facilmente com outros gêneros. Especialmente seu extremo oposto, a comédia! Dezesseis Facadas filme original Prime Vídeo é um bom exemplo dessa versatilidade. Oficialmente um terror, a produção mais diverte que assusta, e ainda abraça conceitos de ficção científica com criatividade. 

Trinta e cinco anos após o chocante, e nunca solucionado, assassinato de três adolescentes, o assassino das dezesseis Facadas retorna e faz mais uma vítima. Quando Jamie (Kiernan Shipka), de 17 anos fica cara a cara com o maníaco mascarado, ela acidentalmente volta no tempo, para a 1987. Chegando exatamente no dia em que o primeiro crime aconteceu, ela tem a chance de evitar as mortes e mudar toda a história.

Tal qual Marty McFly, a adolescente esbarra nas versões mais jovens de seus pais. E se une com sua futura mãe Pam (Olivia Holt), para desvendar a identidade do psicopata e evitar os crimes. Sempre preocupada em não estragar completamente o futuro. Enquanto isso, o vilão segue a cartilha de um tradicional slasher, com sua incomum invulnerabilidade e contando com a falta de bom senso de suas vítimas. 

É claro, que com essas características é o humor que impera no roteiro, que ainda encontra formas de criar momentos de tensão. Tensão não necessariamente pelas mortes, mas pela urgência na tentativa de evitá-las. Lá no fundo a gente sente que Jamie não vai conseguir, mas é empolgante e enervante vê-la tentar. 

Outra fonte de piadas é a discrepância entre os costumes da época. A incredulidade da protagonista diante das piadas e situações politicamente incorretas, das limitações tecnológicas e da falta de zelo com a segurança da década de 1980 são sempre Boas Ideias. Uma pena apenas que o roteiro precise explicar e pontuar demais estas piadas, subestimando a audiência, e perdendo parte do tempo da comédia. 

O elenco está cheio de rostos relativamente conhecidos e carismáticos com que é fácil nos conectar. Além de Kiernan Shipka, a buxinha Sabrina da Netflix, também estão em cena Olivia Holt de Manto e Adaga, Charlie Gillespie de Julie e os Fantasmas e Liana Liberato de Se Eu Ficar. Além dos adultos, Lochlyn Munro, Randall Park, Julie Bowen e Jonathan Potts. 

Já a reconstrução da década de 1980 é acertadamente caricata e exagerada. Passa por cenários, figurinos, cabelo, maquiagem, e até a forma como os personagens dessa década agem e são retratados. Já os conceitos de viagem no tempo não são dos mais complexos. Apesar de explorar bastante as possibilidades que a interferência de Jamie no passado oferece. O que ela altera em 87 reflete em 2023 de forma criativa, especialmente no desfecho, mas nada muito além disso. Nem mesmo a explicação de como a máquina do tempo é complexa além do necessário para fazer a história andar. 

Divertido e criativo, Dezesseis Facadas não pretende reinventar a roda, ou mudar os parâmetros de qualquer gênero cinematográfico. O filme, apenas reúne boas ideias daqui e dali, com o simples objetivo de proporcionar umas duas horas de diversão descompromissada. Perde algumas oportunidades de ser ainda mais engraçado e criativo, mas funciona. Entrega o que promete. É perfeito para quem quer apenas curtir uma pipoca e um filminho em uma tarde qualquer!

Dezesseis Facadas (Totally Killer)
2023 - EUA - 106min
Terror, Comédia 



This post first appeared on Ah! E Por Falar Nisso..., please read the originial post: here

Share the post

Dezesseis Facadas

×

Subscribe to Ah! E Por Falar Nisso...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×