Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Noite das Bruxas

Hercule Poirot (Kenneth Branagh) prometeu se aposentar após o caso de Morte no Nilo. E diante da recepção morna e dos problemas de produção do filme de mesmo nome, cheguei a acreditar no final da franquia. Felizmente, fui surpreendida pela chegada de A Noite das Bruxas, nova adaptação das "aventuras" do detetive mais popular de Agatha Christie para a tela grande. 

Aposentado e vivendo em exílio em Veneza, Poirot é retirado de seu pacato cotidiano pela chegada de Ariadne Oliver (Tina Fey), amiga e antiga escritora que convida o detetive para "inspecionar" uma sessão espírita, em uma casa assombrada. E para surpresa de zero fãs da franquia, um assassinato ocorre na residência. Enquanto uma tempestade lá fora, obriga a todos a passar a noite ali, dando chance ao protagonista a chance de desvendar o crime antes do amanhecer. O problema é que o cético investigador começa a presenciar eventos que o fazem questionar tudo que conhece.

Apesar da premissa '"assassinato em ambiente isolado" se repetir, A Noite das Bruxas consegue encontrar seu diferencial no tom. Aproveitando a temática sobrenatural para trazer uma atmosfera mais sombria, e deixar tanto público, quanto personagens, na dúvida sobre presenças do além na casa. Não chega a ser um terror, mas flerta com o gênero, e até brinca de dar um susto ou outro. 

Escolha do tom sobrenatural também, traz um desafio novo para Hercule Poirot, que já experiente começa a questionar algumas de suas certezas, e a própria sanidade. Desenvolvimento que Branagh tira de letra, o também diretor tem uma visão clara do detetive que criou e administra suas características e particularidades frente a esse novo desafio. 

Quem também acerta na composição é Tina Fey. Ariadne Oliver é o "avatar" da autora no universo que ela mesma criou. E na pele de Fey, se transforma em uma mulher carismática, interessante e atrevida. Jamie Dornan surpreende quem só o conhece pela franquia 50 Tons, ao dar vida ao atormentado Dr. Leslie Ferrier. Enquanto Michelle Yeoh faz uma interessante ponta de luxo. 

Mas esses são os únicos grandes nomes da produção, que diferente dos filmes anteriores não traz um enorme elenco estelar. Em parte por que a lista de suspeitos aqui é mais enxuta, mas também porquê a escolha de rostos menos conhecidos, poderia contribuir para o mistério, e contribui! Uma vez que estes atores não estão marcados ou conhecidos por um tipo, ou mesmo por sua própria personalidade fora das telas. Apesar de Tina Fey provar que essa impressão prévia é contornável. É seu primeiro papel na tela grande fora de uma comédia, e a roteirista, atriz e comediante se sai bem.

Design de produção, fotografia e figurinos mantém o capricho adotado nos filmes anteriores. Entretanto, ao invés de belas paisagens egípcias, ou o luxuoso confinamento da primeira classe de um trem, somos confinado em uma escura e entulhada casa mal assombrada. Cenário, que contribui muito mais que os anteriores para a construção do suspense. Não é apenas um local de confinamento, a mansão tem uma história que influencia a trama, e o comportamento dos personagens. 

O roteiro ainda segue o estilo característico dos livros de Agatha Christie, com Poirot entrevistando os suspeitos e coletando evidências. Com o acréscimo do sobrenatural à lista de suspeitos, e com o receito de mais ataques. O "Quem matou?" divide espaço com o "Quem será o próximo?", o que também dá um tom de urgência a investigação. 

Ainda sim, é provável que quem esteja familiarizardo com o material, chegue a algumas soluções antes do protagonista. Felizmente, descobrir como Poirot vai desvendar o caso, é tão interessante quanto o mistério em si. Especialmente quando ele não tem todo o controle de suas faculdades mentais. 

Faz um século que os quebra-cabeças criados por Agatha Christie entretém e intrigam o público. Além de complexos e interessantes, estão se provando a prova do tempo, ao se permitirem atualizar a linguagem e se reinventar a cada nova revisita. A Noite das Bruxas é a prova que as adaptações da autora ainda tem muito fôlego, assim como a versão criada por Kenneth Branagh. Que venha o próximo caso!

A Noite Das Bruxas (A Haunting in Venice)
2023 - EUA/Reino Unido - 103min
Suspense


Leia as críticas de Assassinato no Expresso Oriente e Morte no Nilo




This post first appeared on Ah! E Por Falar Nisso..., please read the originial post: here

Share the post

A Noite das Bruxas

×

Subscribe to Ah! E Por Falar Nisso...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×