Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá!

Era improvável, mas aconteceu, Adam Sandler descobriu um nicho inexplorado no cinema! Ok, talvez eu esteja exagerando, mas é fato, eu nunca vi um filme que falasse sobre a passagem de uma menina judia para a idade adulta. Enquanto meninos e seus Bar Mitzvá, figuram nas telonas há tempos, o ritual para as garotas, o Bat Mitzvá chega a ser desconhecido para quem não pertence a essa comunidade. Mas a originalidade para por aí, já que a comédia adolescente Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá! da Netflix não tem pretensão de ser mais do que uma jornada de crescimento.

Stacy (Sunny Sandler) sempre sonhou com o Bat Mitzvá perfeito, ao lado da melhor amiga Lydia (Samantha Lorraine). Agora que as festas estão prestes a acontecer, a adolescência interfere e o interesse por um garoto abala a amizade das garotas, e coloca suas festas perfeitas em risco.  Então, Sunny vai descobrir da maneira mais difícil o que se tornar adulta é muito mais que uma cerimônia e um festão. 

A adolescente vai meter os pés pelas mãos, ser egoísta, arruinar tudo, quebrar a cara, aprender com esses erros antes de consertar tudo com um grande ato altruísta. Troque o Bat Mitzvá pelo Sweet 16, a Quiceanera, ou nossa tradicional festa de quinze anos, e essa jornada funcionaria bem para garotas de diferentes culturas. O diferencial aqui é a forma como o roteiro apresenta e relaciona a cultura judaica com esse amadurecimento. 

Stacy não apenas vai precisar ler Torá pela primeira vez, e ganhar uma festa. Parte do ritual é fazer algo benéfico para a comunidade, tarefa que obviamente ela procrastina em prol da diversão, mas que eventualmente perceberá que é a mais importante. Acompanhar esse processo, aprender sobre os conceitos ritual e cultura, enquanto vemos as trapalhadas da garota, é o que dá personalidade à essa comédia adolescente. 

Diferenças culturais à parte, o roteiro segue direitinho a fórmula de comédias adolescentes de amadurecimento. Com direito à crushs que se colocam entre amigas, os valentões e populares da escola, a vergonha de interagir com os pais e os impulsos e desejos exagerados da idade. Nada absurdamente inovador, mas tudo bem executado e com um humor gostoso de acompanhar. 

Outro detalhe que chama atenção são os créditos, Sunny Sandler, Adam Sandler, Sadie Sandler e Jackie Sandler. Sim, o ator, comediante e produtor do longa colocou a família toda na folha de pagamento da Netflix. De fato, a sensação que temos é que a produção foi planejada para suas filhas, em especial Sunny, brilharem. E a jovem carrega bem a trama, com carisma e eloquência surpreendentes, considerando o nepotismo envolvido em sua escalação. 

Um benefício da mudança de foco, e o tipo de comédia, que passa bem longe das repetições típicas de Adam Sandler, já que seu papel aqui é de coadjuvante. Junto com ele, Idina Menzel encara o trabalho de mãe da família (a esposa de Sandler não repete o papel da vida real nas telas). Ainda no elenco adulto, se destacam o rosto familiar de Luis Guzmán, e a excentricidade que Sarah Sherman confere à rabina Rebecca.

O escorregão fica por conta da direção que insiste em closes muitos longos, para reforçar desnecessariamente as reações dos personagens. E na intrusa trilha sonora, que parece tentar usar todas as canções que viraram trends no TikTok recentemente. Irrita os mais velhos, mas talvez agrade a geração Z, que é claramente o público alvo aqui.

O "novo filme do Adam Sandler" é na verdade um presente para suas filhas estrearem nas telas! Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá! é um bom presente, para elas e para nós. Leve, divertido, caprichado, com personalidade, a produção até encontrou um assunto pouco explorado para abordar. Vale a sessão até para quem não é fã do comediante. 

Você Não Tá Convidada Pro Meu Bat Mitzvá! (You Are So Not Invited to My Bat Mitzvah)
2023 - EUA - 103min
Comédia



This post first appeared on Ah! E Por Falar Nisso..., please read the originial post: here

Share the post

Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá!

×

Subscribe to Ah! E Por Falar Nisso...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×