Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Indiana Jones é um péssimo arqueólogo...

... mas pelo menos ele salva o mundo enquanto faz porcamente seu "trabalho oficial"!

Sim, se pararmos para analisar, o arqueólogo mais famoso do cinema é péssimo no estudo de culturas desconhecidas. E até mesmo no resgate (leia-se apropriação indevida) de artefatos históricos, para encher museus de seu país. Prática comum da profissão em seu tempo. E nem é preciso ser conhecedor do ramo para notar as formas nada ortodoxas do profissional. Basta notar que ele trabalha sozinho, se foca geralmente em apenas um artefato em um sítio inteiro e sua ferramenta mais usada é uma arma, o chicote!

Foi depois de vê-lo derrubar uma dezena de estantes cheias de objetos insubstituíveis para parar os vilões em sua mais recente aventura que me dei conta, as vezes ele destrói mais do que preserva! Hora de enumerar os momentos em que Herny Jones Jr. foi um péssimo arqueólogo!

1 - O Templo na América do Sul

É logo na cena que apresenta o personagem que todos os seus métodos errados são apresentados também. Ele ignora o sítio arqueológico inteiro, em busca apenas do ídolo de ouro, não satisfeito, ainda acaba por destruí-lo ao detonar todas as armadilhas, inclusive bola de pedra. Impedindo que qualquer outro arqueólogo estude os detalhes que ele resolveu ignorar. (Coisa que se repete em todo sítio arqueológico que ele visita.)

Sem autorização do país em questão, ou dos nativos da região. Tudo isso para nada, já que a estátua é roubada dele logo em seguida, e nunca mais é mencionada na história. 

2 - No Poço das Almas

Ele fez exatamente a mesma coisa no Poço das Almas, local de descanso da Arca da Aliança. Ignorou tudo em volta, perdeu a relíquia para os nazistas e ainda destruiu tudo no final. Ok, ele destruiu para salvar a própria vida e a da Marion , mas nem sequer teve um lamento por isso. Ao menos essa relíquia ele recupera e guarda em segurança, certo? Certo, só que ele foi contratado para levá-la para um museu, e nem isso ele fez!

E olha que eu nem mencionei que ele estava tentando roubar um artefato, de um sítio arqueológico autorizado. Mas essa a gente releva, afinal ele foi liberado para nazis que queriam controlar o mundo. 

3 - Comércio ilegal de antiguidades

Ilegal até para o contexto da época, já que ele era funcionário da universidade e deveria levar os achados para serem estudados lá. Mas no inicio de O Templo da Perdição, ele entrega os restos mortais do imperador Nurhachi ao gangster Lao Che em troca de um grande diamante que pertenceu a Alexandre, o Grande.

Restos que ele provavelmente tirou de outro sítio sem autorização. E que para a pesquisa provavelmente são mais valiosos que um diamante. Isso sem falar na comercialização de restos mortais. Um ladrão de tumbas!

Um acerto!

O Templo da Perdição, tem vários outros problemas éticos além da arqueologia (exploração de menores, representação caricatural de outras nações. Mas ao menos neste Indy faz o certo e devolve as pedras Sankara para seu povo.

4 - Destruindo túmulos por sua vida!

Em A Ultima Cruzada, Jones procura pistas sobre a localização do Santo Graal no túmulo do cavaleiro nas catacumbas. Encurralado pelos protetores do Graal que ateiam fogo ao lugar, ele não titubeia em salvar a própria vida, óbvio! Novamente às custas dos restos mortais, e artefatos da câmara, já que ele usa o caixão como proteção. 

5 - Usando restos mortais como tocha 

Também no terceiro filme, nas catacumbas sob Veneza, Itália, Jones decide que precisa de uma fonte de luz melhor. Então ele usa um osso e roupas de um dos cadáveres para fazer uma tocha. Novamente desrespeitando restos mortais e destruindo material de estudo.

6 - Perdendo itens!

Não sei como Joneszinho conseguiu se aposentar na mesma universidade. Ele nunca leva os itens pra lá! Quando não é roubado, confiscado pela força nacional, trocado por um diamante, ou escondido por décadas por eles mesmo, o arqueólogo simplesmente o perde. Como aconteceu com o Santo Graal que após provar seus poderes ao salvar a vida do Dr. Jones sênior, cai em uma fenda no templo que está se desfazendo. 

7 - Saqueador de túmulos?

Em O Reino da Caveira de Cristal ele entra novamente em um sítio sem registrar nada, apenas para pegar o artefato do título. Como não chamá-lo de saqueador de túmulos? Curiosamente o filme mais odiado da franquia é o que Indy menos comete erros, já que eles está apenas reagindo e sendo levado pelos soviéticos.

8 - Destruindo tudo sem dó!

Já em A Relíquia do Destino além de destruir centenas de artefatos derrubando aquelas estantes, e de esconder a tal relíquia do mundo por décadas. Ele ainda coloca fogo em uma placa de cerca de dois mil anos, para liberar (de outro, óbvio!) que continha dentro e revelar uma pista. Em condições ideais, o objeto seria catalogado e estudado, antes da cera ser retirada cuidadosamente, para não precisar ser destruída. 

9 - Esquecendo o método

Ele nunca anota nada, nunca registra seus achados, muito menos divulga, tornando seu trabalho meio inexistente no campo da pesquisa. O que não é problema pra ele já que ele nunca faz pesquisa prévia mesmo, geralmente ele convenientemente "apenas sabe" das coisas mesmo que completamente inesperadas, ou vai sem saber mesmo. No terceiro filme, é muito ajudado pela pesquisa de seu pai, que diferente dele, estudou por anos e registrou tudo. 


10 - Tudo para o meu museu!

Apesar de quase nunca conseguir levá-los, Jones afirma que os artefatos que procura, e frequentemente pega sem autorização "pertencem a um museu". É claro, ao museu de sua universidade. Não dos povos a que pertencem. Mas para essa falha a gente pode passar um pano, afinal essa prática era comum na época em que a história se passa. Vide o Museu Britânico e a ausência de "coisas britânicas" por lá. 

Indiana Jones foca em relíquias de valor monetário ou sobrenatural, contrabandeia algumas peças, ignora vários itens de sítios arqueológicos, antes de destruí-los, não registra nada, e ignora a importância cultura dos itens para seus povos de origem, mas tudo bem. Afinal, quando faz isso, ele está sempre salvando o mundo, e de preferência contra nazistas! 

Além disso é cheio de estilo, personalidade, do charme de Harrison Ford, e nos guia por aventuras divertidíssimas. Como se o mundo fosse um enorme escape room. Então, por mais que ele seja um péssimo arqueólogo, vamos continuar "passando pano" e amando acompanhar seu trabalho!

Leia a crítica de Indiana Jones e a Relíquia do Destino !



This post first appeared on Ah! E Por Falar Nisso..., please read the originial post: here

Share the post

Indiana Jones é um péssimo arqueólogo...

×

Subscribe to Ah! E Por Falar Nisso...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×