Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ron Bugado

 Quem também tem a sensação que as crianças de hoje não brincam mais? Ao no mínimo, não brincam longe das telas.  Ron Bugado leva esta conexão dos nativos digitais com os dispositivos eletrônicos a outro nível, ao criar um amigo eletrônico completo. E constrói uma crítica contundente a sociedade atual enquanto conta uma historia sobre amizade.

Barney (voz de Jack Dylan Grazer) tem dificuldade de fazer novos amigos. Isso porquê desde o lançamento dos B-Bots, toda a vida social de uma criança é pautada pelos seus amiguinhos robóticos, e ele é o único que não tem um amigo robótico. Quando sua família, de origem mais humilde, finalmente consegue presentear o garoto com a inteligência artificial super avançada, a unidade vem "bugada". É o defeito que vai transformar Ron (Zach Galifianakis) em um exemplar único, e lançar a dupla em uma aventura para construir a amizade verdadeira, enquanto escondem a existência da unidade defeituosa da empresa que o criou.

Garoto solitário faz amizade com criatura improvável, e eventualmente precisa protegê-la de terceiros com intenções gananciosas. Sim, você já viu este filme! O que diferencia Ron Bugado de outras inúmeras aventuras com a mesma proposta, é sua conexão com a sociedade para qual ela foi produzida. Nada de aliens, bons gigantes, ou monstros mágicos, o amigo incomum de Barney é nada menos que uma versão mais evoluída e fofa de um celular com defeito. Sem acesso ao vasto mundo da internet, Ron deixa apenas o aqui e agora como opção para Barney. Limitação que, ouso dizer, deixaria muitas crianças entediadas rapidamente hoje em dia.

Enquanto o protagonista e o personagem título, mostram como construir uma amizade brincando à maneira antiga. Os colegas de escola de Barney mostram um retrato da infância atual, inundada de marcas, aplicativos, redes sociais, exposição e estímulos em excesso, e até a busca pela fama. E todas as complicações que o consumo irrestrito desta tecnologia pode trazer.

Já entre os adultos, os assuntos pincelados vão desde a dificuldade financeira, o afastamento pelo luto, até a crítica à grandes empresas de tecnologia, que escondem sob supostas boas intenções, a busca pelo lucro. Inclua aqui a vigilância constante não autorizada de hábitos dos consumidores através dos aparelhos eletrônicos. E até um principio de apocalipse das máquinas!

Tudo isso, por trás de uma aventura fofa, e bem humorada para toda a família. Enquanto a molecada se encanta com os divertidos erros de funcionamento do robô, e todas as desventuras que geram, os mais velhos, podem admirar a complexidade dos temas embutidos na trama. 

A animação escolhe uma textura menos realista, e formas mais caricatas, para harmonizar a super tecnologia, com um cotidiano que lembra o mundo atual, sem perder a doçura. Mantendo a qualidade conhecida das produções animadas da 20th Century Fox. Embora a produção, cujo lançamento sofreu atrasos devido a pandemia, já tenha sido lançada sob o novo selo 20th Century Studios, agora que o estúdio pertence à Disney. Logo, não é surpresa a produção estar disponível no Disney+, e já trazer referências à Star Wars e Marvel. 

Além de  Jack Dylan Grazer e Zach Galifianakis, o elenco de vozes originais ainda conta com Olivia Colman, Ed Helms e Justice Smith.

Simples, divertida, fofa e com muito conteúdo. Ron Bugado traz críticas atuais e pertinentes sobre a sociedade atual, com um olhar atento ao uso de tecnologia por crianças. É divertido para os pequenos, e acima de tudo um alerta para os pais ficarem atentos ao cotidiano de seus filhos. 

Ron Bugado (Ron's Gone Wrong)
2021 - EUA/Reino Unido - 106min
Animação, Aventura, Ficção científica



This post first appeared on Ah! E Por Falar Nisso..., please read the originial post: here

Subscribe to Ah! E Por Falar Nisso...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×