Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

 Título para o livro

Como escolher? Dicas e truques

Não julgue um Livro pela capa, você já deve ter ouvido essa frase, porém a capa é a primeira noção que leitor terá de seu livro, portanto iniciar o desenvolvimento de um livro é uma tarefa que requer um planejamento bem elaborado, tanto de conteúdo, técnicas de escrita, uma ótima noção da língua portuguesa e muita concentração.

A escolha do título para o livro é uma etapa essencial para o pleno desenvolvimento o seu livro é exatamente sobre esse tema de como escolher o título ideal que esse artigo da Editora Bantu mostra.

Um título tem um impacto significativo em como sua história é interpretada, muitas vezes determina se alguém irá ler ou ignorar o que você escrever, geralmente é o título que atrai as pessoas e claro há todo um  conjunto para o sucesso da sua publicação, a produção cultural, divulgação eficiente faz com que seu livro seja um sucesso, e nesse quesito a Bantu lhe assessora além de insights como desse artigo que é uma grande ajuda para quem está começando, vamos as dicas de como desenvolver um título para o livro.

 

Processo criativo

 

Há casos que o título para o livro pode aparecer antes de escrever o conteúdo da obra , o mais comum não é que ocorra isso, título deve ser relevante para a história por isso é necessário que primeiro você tenha escrito todo o conteúdo da sua história, para depois pensar qual o título que melhor exporia a identidade de sua história, no texto pode achar-se uma frase sugestiva para o enredo, as vezes sonora, emocional, você pode aproveitar essas parte como título, uma rima, jogo de palavras pode ter um bom resultado, mas você precisa saber se é condizente como o seu público que pretende alcançar.

  • Basear o título em um local importante da sua história

Se a história é urbana passa em uma cidade, ou rural no campo, em uma vila, ou qualquer outro lugar é de fundamental importância em seu enredo use o nome dele como título.

Por exemplo: o ponto principal da sua história acontece numa cidade que se chama São Jose adote o nome dela como título do livro ou, se preferir, inspire-se em fatos que acontecem durante o desenvolvimento da narrativa.

  • Escolha do título para o livro através de acontecimento decisivo da história.

Se possuir um evento em que vá influenciar todos os personagens que desenrola os acontecimentos subsequentes, pode ser um inspiração para seu título.

Exemplo, “A Prisão do governador” ou “O Casamento de Maria”

  • Escolha do título em seu personagem principal:

A ideia de nomear seu livro com o nome do personagem principal pode atribuir a simplicidade atraente ao seu título, todavia o nome de seu personagem precisa ser impactante e notável.

Muitos autores já utilizaram o nome de seus personagens no título de seus livros como:

Como Miguel de Cervantes como Dom Quixote, JK Rowling na série Harry Potter, Rick Riordan em “Percy Jackson” são alguns exemplos, visto que esses personagens são marcantes, impossível se esquecer desses personagens que são lembrados por crianças e adultos de todas as partes do mundo.

Influência em outras fontes:

  • Pesquise

 Faça anotações que são essenciais da sua história principalmente objetos e locais.

Exemplo: Se o enredo de sua história é centrado em uma cidade especifica você deve pesquisar sua história, os acontecimentos da cidade, etc.… tudo para criar um título para o livro .

  • Olhe os livros que você já tem.

A inspiração pode vim de livros que você já possui anotando os títulos que mais lhe chamam atenção.

Anote os títulos interessantes, na  pesquisa, com  os que você já conhecia anteriormente

Agora faça uma análise da lista de e tente determinar o que os títulos de sucesso possuem em comum. Exemplo, eles chamam para os sentidos das pessoas, a imaginação delas, suas curiosidades, etc?

  • Use uma menção.

 

Uma menção é uma referência ou uma frase que foi saída de uma situação externa, como outra obra literária, uma música ou até algo  comum, como um slogan ou nome de uma marca.

Evitando erros comuns

Crie um título que se relacione com o tipo de seu livro, se você escolher um título que parece ser de outro gênero e não do conteúdo de sua obra, os leitores irão ficar confusos.

Por exemplo, se o título do livro da entender que é uma obra de romance (A história de amor de Charles e Margaret) mas o enredo é sobre a violência no Rio de Janeiro, você vai alienar as pessoas que comprarem o livro procurando por uma lida história de amor, enquanto os que gostam de temas mais violentos não despertaram interesse em adquirir esta obra.

  • Limite a extensão

Na maioria dos casos, títulos breves e impactantes fazem muito sucesso são de mais fácil assimilação, que os longos e difíceis de serem lembrados

Exemplo o título “Como desenvolver conteúdo para as áreas de publicidade e marketing” é menos atraente aos leitores que “Conteúdo web no marketing”

  • Um título interessante

Títulos que possuem linguagem poética, imagens vívidas ou um tom de mistério pendem a ser mais atraentes a leitores em potencial.

 

Linguagem poética no título, as rosas do jardim de Ester, vai trazer aos leitores um conjunto de frases, que remete a uma história ou estilo mais poético.

Títulos que lembram imagens vívidas agradam leitores pois remete a coisas reais e significativas. Um título Meia noite em Paris, cria uma imagem de uma pessoa passeando pelas ruas de paris a meia noite.

Ar de mistério ao título, também irá atrair leitores O Assassinato de Roger Ackroyd (Agatha Christie) são títulos capazes de gerar perguntas que atraia o leitor.

 

Dicas Bônus.

  1. Pegue uma folha de papel e trace três colunas: substantivos, verbos e adjetivos. Pense sobre o seu livro e faça uma lista de palavras relacionadas a ela seguindo a categorização anterior.
  2. Pense em palavras relacionadas a ela seguindo a classificação anterior e nas palavras que podem descrever ou sugerir o cenário, preste atenção nos seus personagens principais e escreva palavras relacionadas e eles.
  3. Sem limitação, escreva tudo lhe vier a mente e deixe a seleção para depois, abuse das palavras que podem sugerir uma cena, palavras que lembram emoção, sensação, que traga questionamentos, chegue a 60 palavras e estará no caminho certo.
  4. Observe se alguma das palavras funcionária sozinha como título, faça várias combinações entre elas, adjetivo substantivo continue combinando as palavras até que tenha uma lista significativa de palavras.
  5. Veja os mais votados ou (mais votado) e compare com sua relação de títulos já publicados e que mais o atraia, não encontrou algo similar? Então inclua este título na relação que mais lhe interessa.

Está satisfeito com a escolha do título de seu livro? Bem então agora você tem o melhor título, que temos certeza que será um sucesso.

Se você gostou das nossas dicas, tenho certeza que irá se interessar pelos nossos serviços de publicação, produção cultural e serviços de marketing, cuide das suas ideias e nós cuidamos do restant




This post first appeared on Conceito Design, please read the originial post: here

Share the post

 Título para o livro

×

Subscribe to Conceito Design

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×