Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Trabalho com tubos de papelão ganha prêmio de arquitetura


       Os jurados do Prêmio Pritzker acabam de escolher o japonês Shigeru Ban como arquiteto do ano por seu trabalho com tubos de papel acartonado. Desde 1995 o arquiteto faz casas e abrigos em papel cartão para socorrer vítimas de terremotos,  tsunamis e refugiados de guerra. Quase 20 anos depois do primeiro projeto para as vítimas do terremoto que atingiu a cidade de Kobe, no Japão e o mais recente trabalho quando projetou abrigos para as vítimas do tsunami de 2011 é que o arquiteto teve seu trabalho social reconhecido.
   Mas o mais importante prêmio da arquitetura mundial não acena apenas para o reconhecimento técnico e criativo de Ban, ele dá um claro recado que a arquitetura não deve mais ser feita de prédios glamorosos que sustentam a bolha dos mega empreendimentos arquitetônicos ao redor do mundo. O Prêmio confirma um período de mudanças para uma arquitetura e design socialmente conscientes, que vão além do uso de materiais reciclados e ecologicamente corretos.
       As casas de Ban feitas de tubos de papel, entre outros materiais inovadores, podem ser temporárias ou durar muito mais que um edificação de concreto, já que são resistentes a terremotos. Nem por isso os traços de design moderno e funcional ficam prejudicados, pelo contrário, os prédios são inacreditavelmente lindos e utilitários. Segundo o próprio arquiteto, seus trabalhos são influenciados pelo mestre finlandês Alvar Aalto.


Casas feitas com tubos de papel para refugiados




Interior de casas de chá (Paper Tea House)


Catedral, Nova Zelândia

Prédio do Centre Pompidou-Metz, Paris





                                                                 IE Paper Pavilion, Japão

MOBILIÁRIO


Seguindo a mesma premissa, muitos outros arquitetos e designers desenvolvem projetos para  mobiliários feitos a partir de papel cartão reciclado. Aqui no blog já falamos sobre o trabalho "7 Chair", do designer norte americano Ken Jasinskie do projeto Foldschool,  do arquiteto suíço Nicola Enrico Stäubli que desenvolve bancos e cadeiras infantis. Mas tem muitos outros designer fazendo um trabalho excelente em cartão reciclado, papel machê, kraft, vegetal, de arroz e papel jornal. O pessoal da Carton Lab, na Espanha, e aqui no Brasil a empresa 100t traz esse conceito de móveis de papelão que, além do design, tem baixo custo, fácil montagem e durabilidade. 


Carton Lab

100t




This post first appeared on Decoreba Design, please read the originial post: here

Share the post

Trabalho com tubos de papelão ganha prêmio de arquitetura

×

Subscribe to Decoreba Design

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×